2013-12-17

"EU SOU" é a meta e a realidade final.








O Eterno só não é reconhecido como tal devido à ignorância; logo, a ignorância é o obstáculo. Livre-se dela e tudo estará bem.

A ignorância nada mais é do que o pensamento – “eu” – descubra sua fonte e ele desaparecerá.

Como todos os outros pensamentos só podem surgir depois do aparecimento do pensamento-eu, e como a mente nada mais é do que um conglomerado de pensamentos, é apenas [voltando a atenção ao pensamento-eu] através da inquirição “Quem sou eu?” que a mente será extinta.

Além disso, o pensamento-eu – implícito na investigação “Quem sou eu?” – destruirá todos os outros pensamentos e, como a vareta usada para avivar a pira funerária, no final ele mesmo será consumido.

***

Vichara (investigação) é o processo e a meta também.
"EU SOU" é a meta e a realidade final.
Segurar-se a ele com esforço é vichara.
Quando espontâneo e natural é Realização.

***

P: Estando em meditação, vejo diante de mim lindas cores. É um verdadeiro deleite olhá-las. Nelas podemos ver Deus?

Ramana Maharshi: São meras concepções mentais. Objetos ou sentimentos ou pensamentos, quer dizer, todas as experiências, em meditação, não passam de concepções mentais.

***

D: Como é que a mente se torna quieta?

Ramana: Através da investigação "Quem sou eu?".
O pensamento "quem sou eu?" destruirá todos os outros pensamentos, e tal como o pau usado para agitar a fogueira ardente, ele próprio, no final, será destruído.
Nessa altura, surgirá a auto-realização.

Procure a mente. Ao ser procurada, ela desaparecerá.

- Bhagavan Sri Ramana Maharshi