2013-12-28

Zohar Vaera – Os Quatro Elementos – Fogo, Ar, Água, Terra








O Rabino Chiszkiá nos conta que quando o homem foi criado, foi feito com a poeira do Templo de baixo, e que os quatro ventos do mundo – Chêssed, Guevurá, Tifêret e Malchut – se juntaram ali.

Esses quatro ventos se uniram nos quatro elementos do mundo: fogo, ar, água e terra. Além disso, as quatro direções do mundo juntaram-se nos quatro elementos. Dessa forma, o corpo do homem é composto e une o mundo de baixo e o mundo de cima.

Em seguida ele afirma que o ouro, a prata, o cobre e o ferro são emitidos do fogo, ar, água e terra (respectivamente). Também disse que o fogo vem da direção norte, o ar vem do leste, a água do sul e a terra do oeste.

O maior esteio do mundo ainda é o ar, ou espírito, sem o qual nada existiria. A alma, o Nefesh, não poderia existir sem o ar, Ruach (o espírito).

Rabi Shimon afirma que o corpo foi criado com a terra de Malchut, porém a alma dada a ele veio da poeira de Biná. Sendo assim, o homem ficou completo com um corpo e uma alma.

33 – Pois quando Adão foi criado, ele foi composto com a terra do Templo terrestre (que é Malchut, chamado terra, e adoçado por Biná). E as quatro direções do mundo (Chessed, Guevurá, Tifêret e Malchut) foram reunidas no lugar chamado Templo.

Essas quatro direções se reuniram em quatro aspectos, que são os elementos fogo, ar, água e terra (a parte interna de Chêsed, Guevurá, Tifêret e Malchut), e as quatro direções juntaram os quatro elementos.

O Santo Abençoado Seja formou delas um corpo de arranjo superior (Malchut, refinado em Biná). Assim o corpo [do homem] é composto de dois mundos, este mundo inferior (Malchut) e o mundo superior (Biná).

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Rabi Shimon continua, esclarecendo que as 4 direções são o segredo da Fé, os patriarcas de todos os mundos, as 7 sefirot inferiores, e que o fogo, ar, água e terra estão contidos nas quatro direções.

O ouro, a prata, o bronze e o ferro se originaram desses 4 elementos, que estão ligados e conectados um ao outro, sem divisões, nos mundos superiores.

No início dessa passagem, o Eterno revela a Moisés que apareceu para Abraão, Isaac e Iaakov, pelo nome de El Sha’dai, mas não lhes revelou o Nome (o Tetragrama Sagrado).


Comentário de Rav Berg