2012-07-27

SE







Se, ao final desta existência,

Alguma ansiedade me restar

E conseguir me perturbar;

Se eu me debater aflito

No conflito, na discórdia…

Se ainda ocultar verdades

Para ocultar-me,

Para ofuscar-me com fantasias por mim criadas…

Se restar abatimento e revolta

Pelo que não consegui

Possuir, fazer, dizer e mesmo ser…

Se eu retiver um pouco mais

Do pouco que é necessário

E persistir indiferente ao grande pranto do mundo…

Se algum ressentimento,

Algum ferimento

Impedir-me do imenso alívio

Que é o irrestritamente perdoar,

E, mais ainda,

Se ainda não souber sinceramente orar

Por quem me agrediu e injustiçou…

Se continuar a mediocremente

Denunciar o cisco no olho do outro

Sem conseguir vencer a treva e a trave

Em meu próprio…

Se seguir protestando

Reclamando, contestando,

Exigindo que o mundo mude

Sem qualquer esforço para mudar eu…

Se, indigente da incondicional alegria interior,

Em queixas, ais e lamúrias,

Persistir e buscar consolo, conforto, simpatia

Para a minha ainda imperiosa angústia…

Se, ainda incapaz

para a beatitude das almas santas,

precisar dos prazeres medíocres que o mundo vende…

Se insistir ainda que o mundo silencie

Para que possa embeber-me de silêncio,

Sem saber realizá-lo em mim…

Se minha fortaleza e segurança

São ainda construídas com os materiais

Grosseiros e frágeis

Que o mundo empresta,

E eu neles ainda acredito…

Se, imprudente e cegamente,

Continuar desejando

Adquirir,

Multiplicar,

E reter

Valores, coisas, pessoas, posições, ideologias,

Na ânsia de ser feliz…

Se, ainda presa do grande embuste,

Insistir e persistir iludido

Com a importância que me dou…

Se, ao fim de meus dias,

Continuar

Sem escutar, sem entender, sem atender,

Sem realizar o Cristo, que,

Dentro de mim,

Eu Sou,

Terei me perdido na multidão abortada

Dos perdulários dos divinos talentos,

Os talentos que a Vida

A todos confia,

E serei um fraco a mais,

Um traidor da própria vida,

Da Vida que investe em mim,

Que de mim espera

E que se vê frustrada

Diante de meu fim.

Se tudo isto acontecer

Terei parasitado a Vida

E inutilmente ocupado

O tempo

E o espaço

De Deus.

Terei meramente sido vencido

Pelo fim,

Sem ter atingido a Meta.

Professor Hermógenes

-x-x-x-x-x-x-x-

José Hermógenes de Andrade Filho é considerado o pioneiro em medicina holística no Brasil, com mais de 42 anos de prática e ensino de yoga. Pai de 2 filhas, 6 netos e 4 bisnetos. Filósofo, poeta, escritor e terapeuta, o professor Hermógenes costuma dizer que se sente mais jovem hoje, aos 85 anos, do que se sentia aos 35. Doutor em yogaterapia, título concedido pelo World Development Parliament, da Índia, é o criador do treinamento anti-stress.

http://www.vidaplenaebemestar.com.br