2012-02-22

Uerj inaugura primeira exposição de 2012







Na quinta-feira, dia 2 de fevereiro, o Departamento Cultural da Uerj inaugura, a primeira exposição do ano de 2012, “Agbara Orixás”.


Na mostra, o artista Sidiney Rocha, explora cores, formas, detalhes e atributos ao representar a indumentária de 15 orixás, os mais conhecidos e reverenciados nas religiões afro-brasileiras.

Exu, Iemanjá, Xangô, Oyá, Oxum, Obá, Ogum, Oxóssi, Obaluaê, Nanã, Oxumarê, Ossaim, Logum Edé, Ewa e Oxalá são os Orixás que terão suas indumentárias expostas na galeria e representam não só a religião afro-brasileira, mas remontam a um período da história do Brasil que culminou com a junção de elementos africanos e brasileiros, o período da escravidão.


Neste momento, negros de diversas etnias eram trazidos ao Brasil para servirem como escravos, e com eles vieram suas crenças, costumes e religiões, que adaptados ao novo contexto, sobreviveram e hoje exercem presença no cenário religioso e cultural do país.

A escolha da representação dos orixás por meio de seus figurinos proporcionou ao artista aplicar seus conhecimentos de estilismo, desenho de estamparia e educação artística adquiridos em sua formação acadêmica e no seu trabalho como carnavalesco em diversas escolas.

Sidiney Rocha estudou em instituições como Senai/Cetiqt, Uerj e UFRJ e atuou como carnavalesco nas escolas Estrelinha da Mocidade Independente de Padre Miguel (2007 e 2006) e Unidos de Padre Miguel (2002), e como assistente de carnavalesco, na Viradouro (2002).





Além disso, para o artista, a aproximação com os orixás por meio da arte simboliza o reencontro com um universo presente em sua infância, já que cresceu em meio a familiares que praticavam o candomblé e no bairro onde foi nascido e criado, Realengo, localizado na Zona Oeste do Rio, havia muitos terreiros de candomblé e casas de umbanda.


A inauguração da exposição acontece às 19 horas, na Galeria Cândido Portinari. O público pode conferir as obras até o dia 16 de março.

A visitação está aberta de segunda a sexta, das 9 às 20 horas.

A entrada é gratuita.


Serviço:

Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro


FONTE:
http://tempovago.folhadirigida.com.br/