2012-02-10

ORIXÁS







Os orixás são divindades africanas que correspondem a Pontos de Força da Natureza e os seus Arquétipos estão relacionados às manifestações dessas Forças. 


Assim, Iansã é a dona dos ventos, Oxum é a mãe da água doce, Xangô domina raios e trovões, e outras analogias.


As características gerais de cada Orixá os aproxima dos seres humanos, pois eles se manifestam através de nossos sentidos, principalmente das emoções.

Cada Orixá tem todo um sistema simbólico particular, composto dos sentidos, cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes ( domínios ), espaços físicos e até horários.


Como resultado do sincretismo que se deu durante o período da escravidão, cada Orixá foi também associado a um santo católico, devido à imposição do catolicismo aos negros.

Para manterem seus ' deuses ' vivos, viram-se obrigados a disfarçá-los na roupagem dos santos católicos, aos quais cultuavam apenas aparentemente.

Estes Senhores da Natureza dividem-Se em 4 Elementos - Água, Terra, Fogo e Ar.

Alguns estudiosos ainda vão mais longe e afirmam que são 400 o número de Orixás básicos divididos em 100 do Fogo, 100 da Terra, 100 do Ar e 100 da Água, enquanto que, na Astrologia, são 3 do Fogo, 3 da Terra, 3 do Ar e 3 da Água.

Porém os Arquétipos mais conhecidos entre nós formam um grupo de 16 divindades.

Na Umbanda e no Candomblé se cultuam muitos outros orixás, desconhecidos por leigos, por serem menos populares do que Xangô, Iansã, Oxossi e outros, mas de grande importancia para os adeptos dos cultos afro-brasileiros.

Alguns são cultuados devido à ligação com trabalhos específicos que regem, para a saúde, morte, prosperidade e diversos assuntos que afligem o dia-a-dia das pessoas.

Estas divindades africanas são considerados intermediários entre os humanos e Deus, e por regerem os sentidos dos seres humanos, conseguem compreender nossos desequilíbrios.

É muito comum ouvir entre os adeptos que suas personalidades são conseqüências dos Orixás que regem suas cabeças, pois a cada sentido, uma caracterítica, e a cada característica um Arquétipo-Orixá.

Apresentamos à seguir as descrições dos 16 Orixás mais cultuados no Brasil. Lembramos que existem diversas correntes no Candomblé e na Umbanda, por essa razão as informações poderão ser diferentes de acordo com a tradição ou região, sendo esse texto apenas um panorama generalizado.





O PANTEÃO DOS ORIXÁS AFRO-BRASILEIROS


EXU


Senhor dos caminhos, Orixá mensageiro e vencedor de demandas.

Por estar mais próximo da realidade humana é considerado o Orixá das causas materiais.

Veste-se de vermelho e preto e seu elemento principal é o fogo, mas está mesclado com o ar e a terra.

Seu dia é a Segunda-feira e sua saudação é "Laroyê !".

Seus filhos são pessoas alegres, dançantes, críticas e originais, não ligam para opiniões alheias.

Adeptos da lei do menor esforço, preferem concentrar suas energias no lazer.

De hábitos noturnos, tendem a ser egoistas, tornam-se tristes e procuram 'escapar', quando não se encaixam em determinados ambientes.


OGUM

É o Orixá guerreiro. Deus do ferro e da guerra. Seu domínio são as retas dos caminhos, as lutas e o trabalho.

Veste-se de azul escuro, verde ou vermelho.

Traz sempre sua espada pronta para a luta.

Seu dia é terça-feira e sua saudação é "Ogunhê !"

Seus filhos, são pessoas com um apurado senso de honra e dificilmente perdoam uma ofensa.

São fisicamente muito resistentes, curiosos por natureza, possuem muita capacidade de concentração e perseguem seus objetivos com derterminação.


OXOSSI

Orixá caçador, protetor das matas, dos animais da floresta e dos caçadores.

Veste-se de verde, azul turquesa e vermelho.

Traz sempre o seu Ofá (arco e flecha).

Seu dia é a Quinta-feira e sua saudação é "Okê-Arô Oxossi !"

Seus filhos, são pessoas muito exigentes no cumprimento das obrigações, de atitudes firmes e até um pouco duras.

Não têm "papas na língua" e costumam falar tudo o que pensam.

Dão muito valor aos acordos e não faltam com sua palavra.

Com tendência à timidez, não gostam de demonstrar suas emoções.


OSSAIM

Orixá das ervas medicinais e das plantas em geral, presentes em todos os rituais de iniciação no Candomblé.

É representado por um pássaro pousado num ramo e seu domínio é a mata virgem. Veste-se de verde e rosa.

Seu dia é Quinta-feira e sua saudação é "Ewé ô - Ewe assá !".

Seus filhos, são pessoas com forte tendência à religiosidade, tolerantes e de bom coração.

De personalidade instável, costumam controlar seus sentimentos e emoções.

Valorizam a liberdade e não se apegam aos bems materiais.


OBALUAIÊ


O Deus das pestes e das doenças de pele.

Por ser o Deus da peste conhece a cura de todos os males.

Veste-se de branco e preto, roxo e usa um capuz de palha-da-costa que encobre todo o corpo.

Dança com o Xarará. Seu dia é segunda-feira e sua saudação é "Atotô !"

Seus filhos, são pessoas que se preocupam demais com os outros, esquecendo de seus próprios interesses.

Podem até ter uma boa situação financeira, porém não se apegam aos bens materiais.

São inquietos um tanto rabugentos e não apreciam a monotonia.


OXUMARÉ

Orixá da sorte, fartura e fertilidade. Protetor das mulheres grávidas. Seu domínio são os poços e fontes da mata.

Veste-se de verde e amarelo ou com as sete cores do arco-íris e é representado por uma serpente.

Seu dia é Quinta-feira e sua saudação é "Àrobô bô yi !".

Seus filhos são pessoas orgulhosas e exibicionistas.

Periódicamente mudam tudo em sua vida: casa, emprego, amigos, sempre buscando novidades.

Costumam desenvolver o dom da vidência e possuem intuição aguçada, que normalmente lhes revelam os melhores caminhos.


EWÁ

Orixá das chuvas, rainha dos mistérios e da magia, jovem virgem que recebeu de Orunmilá o poder de ler os Búzios (o Oráculo de Ifá).

Comanda os astros e está ligada às mudanças e transformações das águas. Veste-se de vermelho e branco.

Seu dia é Sábado e sua saudação é "Ri-rò !" ( lê-se rirró ).

Seus filhos são pessoas extremamente metódicas e racionais. Costumam traçar metas para tudo.

Conservadoras, acabam sofrendo com o execesso de rotina que conseguem estabelecer em suas vidas.


XANGÔ

O Orixá da justiça, do trovão e da pedreira. Veste-se de vermelho e branco.

Usa uma coroa, e traz o Oxé (machado duplo) e o Xerê (instrumento musical)

Seu dia é Quarta-feira e sua saudação é "Kawó-Kabyesilé !".

Seus filhos são pessoas fisicamente fortes, atrevidos e prepotentes.

Com um senso de justiça muito próprio, não suportam desaforos.

As vezes agem como se fossem os donos da verdade.

Porém, quando a situação complica, sempre buscam um meio termo, para não sair perdendo.


OXUM

É a rainha dos rios e das cachoeiras (todas as águas doces), do ouro e do amor.

Veste-se de amarelo, dourado, azul claro e rosa.

Traz em suas mãos o Abebê (espelho-leque) e uma espada se for guerreira.

É a segunda esposa de Xangô. Seu dia é Sábado e sua saudação é "Ora Ieiê Ô !".

Seus filhos são pessoas graciosas e elegantes, adoram jóias, perfumes e roupas caras.

Voluptuosas, sensuais, esbanjam charme e beleza.

Possuidoras de muita frorça de vontade e um grande desejo de ascensão social.


IANSÃ

É a deusa guerreira, senhora dos ventos, das tempestades e dona dos raios.

É a dona dos eguns ( mortos ), por isso seus filhos são os mais indicados para a entrega de ebós.

É a esposa principal de Xangô.

Veste-se de vermelho, marrom escuro, e branco. Seu dia é Quarta-feira e sua saudação é "Eparrei, Oiá !".

Seus filhos, são pessoas alegres, destemidas, audaciosas, intrigantes, autoritárias e sensuais.

Adoram usar joias e bijuterias. Extrovertidas, francas e amantes da natureza.

Ambiciosas e de temperamento forte.

São guerreiras e comunicativas.


LOGUN-EDÉ

Filho de Oxum com Oxóssi. Seus domínios são os leitos de rios e mares.

Veste-se com uma pele de leopardo, leva em uma mão o espelho de Oxum e na outra as armas de Oxóssi.

Suas cores são amarelo e azul. É representado por um pavão ou um papagaio.

Seu dia é Quinta-feira e sua saudação é "Olu A Ô Ioriki !".

Seus filhos são pessoas bonitas, atraentes e sedutoras. Carinhosos, amorosos e sensuais.

Orgulhosos e vaidosos.

Inconstantes, indecisos, frios e calculistas, reservados e um tanto calados. Ciumentos, solitários e discretos.


OBÁ

Terceira esposa de Xangô, Orixá do equilíbrio e da justiça.

Seu domínio são as águas revoltas. Veste-se de laranja e amarelo, portando espada e protegendo a orelha com um escudo.

Seu dia é Quarta-feira e sua saudação é "Obá xirê !".

Os filhos de Obá são pessoas pouco atraentes, desajeitadas e de temperamento forte.

Agressivas e objetivas. Aparentam ser mais velhas do que realmente são.

Costumam ser bem sucedidas nos negócios e gostam de acumular bens.


IEMANJÁ

Orixá da harmonia em família, é considerada a Rainha dos mares e a mãe dos Orixás.

Veste-se de azul e branco ou verde claro, portando seu Abebê (espelho-leque)decorado com uma sereia ou uma concha.

Seu dia é Sábado e sua saudação é "Odô iyá !"

Seus filhos, são autoritários, persistentes, preocupados, responsáveis e decididos.

Amigos, protetores, faladores e não suportam a solidão.

As mulheres, se comportam como super mães.

Quando a segurança dos filhos e da família está em jogo, são agressivos e até traiçoeiros.


NANÃ

É o Orixá feminino mais velho do Panteão.

É a mãe de Iansã, Oxumarê e Obaluaiê.

Em sua mão traz seu cetro o Ibiri.

Veste-se de lilás, branco e azul.

É a protetora dos doentes desenganados.

Seu dia é Terça-feira e sua saudação é "Salubá !"

Seus filhos são conservadores e apegados às convenções.

Calmos, mas às vezes tornan-se agressivos e guerreiros.

As mães são apegadas aos filhos e muito protetoras.

Ciumentas e possessivas, exigem atenção e respeito.

Não costumam ser muito alegres e não gostam de brincadeiras.


IBEJI

Orixás Gêmeos protetores das crianças e da família.

Vestem-se de azul, rosa e verde.

São representados por dois bonecos gêmeos ou duas cabacinhas.

Seu dia é domingo e sua saudação é "Omi Beijada!"

Embora possa ocorrer, são raros os filhos de Ibeji.

Essa energia infantil, geralmente se manifesta com o orixá do iniciado.

Mesmo sendo adulto, quando em "estado de erê", o iniciado torna-se brincalhão, irreverente, cheio de energia e aparenta ser mais joven.

Adoram festas, música e dança.


OXALÁ


É considerado o Pai de todos os orixás. É o mais velho e o primeiro a ser criado.

É responsável pela criação do mundo e dos seres humanos.

É o Orixá dos inhames novos e da agricultura, que traz as chuvas e que fecunda os campos.

Sua festa ligada ao início do ano agrícola costuma ser em agosto e setembro, e inclui a renovação da água do templo e a lavagem dos objetos de culto.

Está associado à justiça e ao equilíbrio.

É cultuado nas seguintes formas: Oxalufã = Oxalá Velho e Oxaguiã = Oxalá Moço.


OXALUF Ã

É o Orixá da paz, veste-se de branco portando sempre seu apaxorô (cajado).

É representado por uma pomba branca.

Seu dia é Sexta-feira e sua saudação é "Eepaá babá !".

OXAGUIÃ é um Orixá valente e guerreiro, considerado filho de Oxalufã. Também veste-se de branco, dança com muita energia carregando uma "mão de pilão".

Seu dia é Sexta-feira e sua saudação é "Exê êêê !

Os filhos de Oxalufã (oxalá velho), em geral são pessoas calmas e dignas de confiança.

Dotados de grande sabedoria, estão sempre buscando os significados de tudo o que ocorre ao seu redor.

Não cansam de estudar e buscar o conhecimento.

Também são teimosos orgulhosos e inteligentes e com tendência à serem preguiçosos.

Os filhos de Oxaguiã (oxalá moço), são pessoas joviais e viris. Ativos, guerreiros, alegres e generosos.

Não se deixam influenciar por opiniões alheias. São organizados e metódicos em seus ofícios e projetos.

Trabalhadores incanssáveis e por essa razão, suscetíveis à crises de estresse.

Axé !!!

Carlos Roberto

Fonte: www.magiadourada.com.br



Nota: O original deste texto foi alterado para melhor servir ao que se propunha. ( MÉDIUM )