2012-01-21

OS FATORES DE DEUS E OS ASPECTOS DOS ORIXÁS







O estudo dos aspectos ou qualidade dos orixás é muito importante.

Por meio da manifestação de determinados sentimentos em nosso íntimo podemos estabelecer se estamos absorvendo a parte positiva ou negativa de um fator. Geralmente absorvemos as partes positivas deles, que têm o poder de fortalecer o nosso virtuosismo e manter-nos dentro do grau vibratório mental "humano".

Mas, caso desenvolvamos em nosso íntimo sentimentos classificados como negativos ou viciados, então alteramos nosso magnetismo mental, e a própria mudança vibratória já começa a absorver, por intermédio dos chacras, as partes negativas dos fatores relacionados a eles.

Como exemplo, tomaremos o amor. O amor é sinônimo de união e harmonização.

Já o sentimento oposto a ele é o ciúme, que é sinônimo de desconfiança e insegurança.

Com isso em mente, ao ver uma pessoa ciumenta, ali também estará uma pessoa desconfiada e insegura em relação ao objeto que desperta nela o ciúme. Se a inquirirem sobre a razão do seu ciúme "doentio", com certeza ela negará que sente ciúme e dirá que o que sente é atração ou amor.

Esse exemplo pode ser transposto para os outros sentidos da vida e sempre encontraremos os sentimentos virtuosos ou seus opostos negativos.

Os Aspectos Positivos dos orixás 


· Oxalá é magnetizador da Fé.
· Oiá-tempo é cristalizadora da Religiosidade.
· Oxum é concebedora do Amor.
· Oxumaré é renovador da Concepção.
· Oxóssi é expansor do Conhecimento.
· Obá é concentradora do Raciocínio
· Xangô é equilibrador da Justiça.
· Egunitá é energizadora da Razão.
· Ogum é ordenador da Lei.
· lansã é direcionadora do Caráter.
· Obaluaê é transmutador da Evolução.
· Nana é decantadora dos Sentidos.
· Iemanjá é geradora da Criatividade.
· Omolu é estabilizador da Geração. 


Os Aspectos Negativos dos orixás ativados e trabalhados pelos seus Exús


· Oxalá, no seu aspecto oposto ou negativo, gera a ilusão.
· Oiá, no seu aspecto oposto ou negativo, gera o fanatismo.
· Oxum, no seu aspecto oposto ou negativo, gera o ciúme.
· Oxumaré, no seu aspecto oposto ou negativo, gera a permissividade.
· Oxóssi, no seu aspecto oposto ou negativo, gera a dispersão.
· Obá, no seu aspecto oposto ou negativo, gera a petrificação.
· Xangô, no seu aspecto oposto ou negativo, gera o desequilíbrio.
· Egunitá, no seu aspecto oposto ou negativo, gera a fraqueza.
· Ogum, no seu aspecto oposto ou negativo, gera a confusão.
· lansã, no seu aspecto oposto ou negativo, gera o imobilismo.
· Obaluaê, no seu aspecto oposto ou negativo, gera a apatia.
· Nana, no seu aspecto oposto ou negativo, gera a senilidade.
· Iemanjá, no seu aspecto oposto ou negativo, gera a esterilidade.
· Omolu, no seu aspecto oposto ou negativo, gera a paralisia.

É muito importante o estudo dos aspectos opostos ou negativos dos orixás gerados por Exus pares-opostos, pois, a partir da identificação das partes negativas de um fator que uma pessoa está absorvendo, é possível ajudá-la a substituir seus sentimentos negativos por outros, já positivos, e alterar tanto a sua psique quanto seu magnetismo mental. Isto a torna mais calma, sensata, madura e cordata ou compreensiva.

Sabemos que é a partir da absorção das partes negativas dos fatores que uma pessoa se torna mentalmente acessível a atuações espirituais tormentosas, pois a sua própria afinidade "magnética" começa a atrair os seus "semelhantes".

· Pessoas ciumentas atraem espíritos possessivos.
· Pessoas descrentes atraem espíritos iludidos.
· Pessoas permissivas atraem espíritos devassos.
· Pessoas degeneradas atraem espíritos viciosos.

E assim sucessivamente, pois os afins se atraem mesmo, tanto nos aspectos positivos como nos negativos.

Portanto, vigiem seus sentimentos íntimos e os anulem caso forem negativos, senão não terão como alterar as suas companhias.

A frase dita pelo mestre Jesus é reveladora, pois só "devemos andar" com quem nos é afim.

"Dize com quem andas que te direi quem és."

E nós dizemos isso: "Dize que sentimentos íntimos vibras e te diremos quem atrairás". 


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Fonte:
Doutina e Teologia de Umbanda Sagrada,
Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista”,
As Sete Linhas de Umbanda

De Rubens Saraceni
Editora Madras



NOTA: Todos os destaques são de Médium.