2012-01-19

AS SETE LINHAS DE UMBANDA







As divindades sustentam a tudo e a todos e só aceitam os rituais aqueles que lhe são afins, assim como com os modos e meios que as divindades nele atuam.

Ao Setenário Sagrado nada escapa e em tudo e através de tudo ele se manifesta. Ele é Deus se manifestando e se irradiando em todos os níveis onde vivem as criaturas e os seres.

Nós temos uma classificação para o Setenário Sagrado, que aqui mostramos:

Fé Essência cristalina
Amor Essência mineral
Conhecimento Essência vegetal
Justiça Essência ígnea
Lei Essência aérea
Razão (saber) Essência telúrica
Geração Essência aquática

São os sete sentidos da vida, pelos quais as essências divinas fluem e tanto nos chegam por meio das quatro vibrações (mentais, sonoras, energéticas e magnéticas), como por nós são irradiadas se estivermos absorvendo-as, vivendo-as e exteriorizando-as.

Nós, consciências emanadas pelo Divino Criador, quando em harmonia e equilíbrio, somos manifestadores do Setenário Sagrado, que é a manifestação do Divino Criador que nos chega o tempo todo e durante todo o tempo.

Nós temos também este Setenário Sagrado como as essências manipuladas pelos orixás sagrados (os jardineiros) e não como se os orixás fossem as próprias essências.

Senão, como explicar tantos orixás para apenas sete essências divinas?

Somente num nível superior do conhecimento, onde o saber nos mostra ser mais abrangente e nos faculta conhecer a verdadeira origem de tantos orixás, afins entre si, mas cada um com qualidades, atributos e atribuições que os individualizam e os tornam manipuladores por excelência das essências divinas que formam o Setenário Sagrado.

Não importa se uns dizem que Ogum é fogo e outros dizem que ele é água, terra, ar, etc,

Ogum manipula todas as essências, pois é guardião da Coroa Regente Planetária.

Não importa se dizem que Oxossi é ar ou vegetal ou terra, pois ele manipula as sete essências divinas e é guardião da Coroa Regente.

Não importa se uns dizem que Oiá-Iansã é fogo, outros dizem que é ar, outros que é terra, ou água, pois é manipuladora das sete essências e guardiã da Coroa Regente.

Todos os sagrados orixás cultuados, tanto no Candomblé quanto no Ritual de Umbanda Sagrada, os que no plano material já são conhecidos, são divindades (jardineiros) que cuidam do celestial planeta (jardim) onde vivemos todos nós, os seus filhos.

Entendemos que a alguns isso parecerá uma heresia e a outros, um conhecimento profundo.

Mas, se ousamos fixar tais conhecimentos no papel e levá-los ao conhecimento de quem por eles se interessar, é porque nos foi permitido pelo nosso regente ancestral, cristalino por excelência divina, que todos conhecem pelo nome de Oxalá!

- Salve o Senhor Guardião da Luz Divina, Oxalá!


Pelo Senhor Li-Mahi-Am-Seri-yê
Livro: As Sete Linhas de Umbanda
Psicografia: Rubens Saraceni