2014-01-20

A mais elevada forma de energia.







Uma ideia sobre energia é inteiramente diferente do fato da energia em si. Nós temos fórmulas e conceitos de como produzir uma qualidade de energia que é da mais elevada qualidade. Mas a fórmula é inteiramente diferente da qualidade renovadora, regeneradora da própria energia.

A mais elevada forma de energia, o apogeu, é o estado de mente em que não existe ideia, nem pensamento, nenhum sentido de uma direção ou motivo que é pura energia.

E esse tipo de energia não pode ser buscado. Você não pode dizer, “Bem, me diga como conseguir isto, o modus operandi, o caminho”. Não existe caminho para isto.

Para descobrir por nós mesmos a natureza desta energia, devemos começar a compreender a energia diária que é consumida, a energia quando falamos, quando ouvimos um pássaro, uma voz, quando vemos o rio, o vasto céu e os aldeões, sujos, doentes, maltratados, mal alimentados, e a árvore que afasta toda a luz do dia durante a tarde.

A própria observação de todas as coisas é energia. E esta energia nós tiramos da comida, dos raios do sol. Esta energia física, diária que a pessoa tem, obviamente pode ser aumentada, fortalecida, pelo tipo correto de alimento, e assim por diante.

Isso é necessário, obviamente. Mas essa mesma energia que se torna a energia da psique, ou seja, pensamento, no momento em que essa energia tem alguma contradição em si mesma, essa energia é um desperdício de energia.


J. Krishnamurti, The Book of Life
http://www.jkrishnamurti.org/pt/krishnamurti-teachings/view-daily-quote/20130703.php