2014-01-26

Imagens Inteligentes
Pe. Zezinho nos ajuda a refletir sobre as imagens dos Santos. Não é raro os católicos serem interrogados e criticados por usarem em sua devoção as imagens.

Eu não quebraria nenhuma imagem religiosa a não ser que visse alguém adorá-la. Aí eu o desafiaria. Se fosse propriedade dele eu respeitaria, deixando claro o meu ponto de vista, com respeito e serenidade.
Se fosse minha e percebesse que alguém teimasse em adorá-la, eu lhe daria um sumiço. Mas, se a imagem fosse inteligente, o escultor fosse inteligente e o fiel fosse inteligente, aquela imagem seria apenas o que toda a escultura e pintura é: Imagem de...
Sou inteligente e tenho no meu escritório umas três ou quatro pinturas ou imagens de Jesus, de Maria, de Francisco de Assis... Elas não são eles, mas me ajudam a pensar neles.
Quem dissesse que adoro imagens, estaria me caluniando. Eu tenho canivete e faca e não os uso para ferir os outros. Sou inteligente. Seria assassino quem os usasse erradamente.
Eu tenho pinturas e estátuas de gente santa e não as adoro. Se as adorasse seria idólatra. Sou católico, amo a Bíblia e uso imagens. A Bíblia me permite usá-las. Só me proíbe adorá-las.
Quem sai por aí pregando contra qualquer uso de imagens e joga os outros contra nós, católicos, é que precisa rever a sua honestidade. Na mesma Bíblia que ambos lemos está proibido e permitido fazer e ter imagens. Depende que imagem e o que fazemos com ela.
Aceito ser questionado porque encaro a fé com honestidade, mas exijo que meu adversário também seja honesto.
Deus não proibiu todas as imagens. Proibiu sim fazer imagens para adorar. Ele mesmo mandou fazer algumas como a serpente de bronze e os querubins de ouro da arca da aliança.
Tão errado, quanto ser idólatra, é ser sectário, mentiroso e desonesto. Se Deus permitiu fazer imagens desde que a gente não as adore, porque certos pregadores só falam das passagens que proíbem? E se mentem nisso, que garantia me dão de que não mentirão nas outras coisas?
Eu uso imagens e sei o que estou fazendo. Quem condena qualquer uso de imagem é que não sabe. No mínimo, não leu direito sua bíblia.
Pe. Zezinho, scj

PARA REFLETIR
1.º O que é “Ser Santo”?
2.º O que significa, para você, uma imagem?
3.º É correto usar imagens na vivência da religião? Por quê?