2012-06-15

Amigos: a família que escolhemos







O ser humano tem um sério problema de relacionamento. Viver em sociedade é um ato cada vez mais complexo conforme o passar dos anos. Desenvolvemos manias e idiossincrasias. Tornamos-nos absolutamente convencionais e cheio de regras.

Aí colocamos a culpa na família. Sim, os outros são os errados e nós os certos. Sempre é o outro que tem um hábito ruim ou leva um estilo de vida equivocado. Pai, mãe, irmão, irmã, tio, tia, primo, prima, todos têm sua peculiaridade e muitas vezes perguntamos o porquê essas pessoas foram escolhidas por Deus para serem nossa família.

Obviamente existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia e não temos como saber por que esses laços foram criados quando nascemos. Porém, somos concebidos com algo maravilhoso que se chama livre-arbítrio. Com ele somos capazes de fazer escolhas incríveis em nossa vida, e uma delas são os amigos, a família que escolhemos!

Com essa família não possuímos uma ligação de sangue, mas temos laços pelo coração, pela alma. São pessoas no qual temos afinidades de pensamentos, atitudes, conceitos de vida, caráter, enfim, uma série de situações que as tornam especiais ao ponto de desenvolver em nós o sentimento do amor espontâneo.

Não somos obrigados a amar um amigo somente pelo título de amigo. Espera-se que amemos nossos pais, avós, tios e irmãos. Isso de certa forma é cobrado, é imposto como socialmente e moralmente correto. Um amigo não. Amamos porque simplesmente elegemos essa pessoa para ser amada.

E podemos contar nos dedos de uma única mão aqueles no qual podem ser chamados de amigos. Se alguém tiver sorte pode utilizar as duas mãos, mas isso é muito raro. O importante, a saber, é que amigos são poucos, o resto são colegas, camaradas, brothers.

Amigo de verdade é aquele que nos momentos mais difíceis estão ao seu lado para te apoiar e nos momentos mais felizes estão ali para comemorar com você a sua vitória. Amigo de verdade xinga, fala horrores, puxa a sua orelha e dá bronca quando você faz algo de errado. Porém, um amigo de verdade também incentiva quando você dá um passo certo.

Amigo de verdade escuta todas as suas reclamações e ainda zoa contigo mandando você procurar um psicólogo para resolver suas neuras, mas quando a situação chega a um patamar extremo, ele é o primeiro a comprar uma briga por você.

Amigo de verdade não engana, não ilude, não diz meias verdades, não omite fatos ou palavras. Ele diz a verdade, mesmo que ela doa no fundo da alma, pois afinal ele vai estar ali para emprestar os dois ombros para você chorar. Amigo de verdade não trai sob nenhuma hipótese ou circunstância.

Por isso, quando um amigo de verdade pisa na bola e nos causa decepção parece que perdemos o chão, a sintonia com o universo. Perdemos nossa referência como indivíduo e sofremos desesperadamente.

Não sofra nem se culpe. Analise a situação e reveja seus conceitos. Avalie se os valores e ações do outro ainda estão compatíveis com o seu.

Lembre-se que amigos são a família que nós escolhemos. Se por ventura alguém dessa família abriu uma chaga no seu coração, talvez seja porque ele nunca foi um amigo de verdade, mas apenas um aprendizado em seu caminho.

Fonte:
http://babiarruda.wordpress.com/2010/08/12/amigos-a-familia-que-escolhemos/

Nota: Os destaques são de MERU SAMI.