2012-08-17

Lealdade







(OSCAR QUIROGA)

A lealdade não é devida
aos desonestos nem aos
que ferem os princípios
fundamentais que fazem
nossa espécie merecer o
nome de humana.

Não fosse assim,
apenas no crime e na
formação de quadrilhas
e máfias encontraríamos
verdadeiros representantes
da lealdade.

Essa virtude
só é devida aos
humanos honestos,
àqueles que apesar das
circunstâncias tentadoras
sustentam as virtudes e
são maiores do que
as tentações.

Quando a
lealdade é oferecida
a alguém assim, essa
virtude circula
disseminando proteção e
benefícios ao mundo.

Se por acaso alguém deixar
de ser honesto e digno,
a lealdade não é mais
devida a essa pessoa, e
se cometeu um crime,
ela deve ser denunciada,
independente de quanto
isso significar o fim do
que parecia ser um
bom relacionamento.
Pessoas vão e vêm,
os princípios ficam.

O que aos olhos de outras pessoas é bagunça, para os seus é um caos organizado, pois se alguém, por acaso, mexesse tudo com a boa vontade de ordenar, provavelmente você se perderia e não saberia localizar o que precisa.


Faça seus planos, mas também se prepare para reinventá-los a qualquer momento. Essa será a melhor postura perante o que vem por aí, já que no horizonte se desenha de tudo, menos estabilidade ou previsibilidade.


Querer muito é apenas o natural movimento da mente emocional, sempre vinculada às possibilidades que o mundo objetivo oferece. Afinal, para a mente o mundo parece um imenso supermercado cheio de oportunidades.


As mudanças de postura podem parecer naturais, mas essas pessoas empenharam suas palavras e agora mudam de rumo, como se fosse a coisa mais normal do mundo. É necessário fazer uma chamada de atenção a elas.


No meio de situações caóticas pareceria justo e necessário se lançar a algo novo para equilibrar a situação e se sentir melhor. Isso pode ter dado certo em outros momentos, mas no atual não teria a mesma perspectiva.


Cada percalço é motivo de estudo detalhado de sua parte, pois por trás de cada um desses acena a perspectiva de melhora, de maior aprimoramento. Por isso, não perca nem um segundo em queixas, siga em frente.


Nada há que seja verdadeiramente impossível; existem coisas, no entanto, que podem ser tão difíceis e levar tanto tempo para realizá-las, que seria melhor chamá-las de impossíveis para não se embrenhar nessa encrenca.


A ajuda esperada pode ter sido prometida e empenhada com boa vontade, mas coisas acontecem às pessoas, fazendo com que elas não estejam disponíveis na hora que você precisar delas. Isso não as torna más pessoas.


É proverbial, não se pode agradar a todo mundo. Porém, parece que a alma insiste nesse sentido, o que infalivelmente irá resultar em decepção, ou haveria outra perspectiva? Não! Sempre alguém se sentirá lesado e frustrado.


Segurança e liberdade parecem estar em eterno conflito, pois quando você conquista segurança perde um pouco de liberdade, e quando luta pela sua liberdade você sacrifica um tanto de segurança. Assim são as coisas.


As coisas mudam vertiginosamente, tanto que parece errada a perspectiva que desenham, porém, essa ideia é mais fruto do temor que fiel retrato da realidade. Amarre seu medo e siga em frente, pois há muito para viver.

Você vai encontrar uma forma de acomodar todas as incongruências com que precisa conviver diariamente, porém, isso não será resultado de decisões intempestivas, mas de aplicar sabedoria a todos os casos.


--------------

Publicado por Andrea Cortiano em Oráculo dos Anjos e das Fadas in