2015-06-10

VEJA COMO SOMOS CONDICIONADOS.






O CÉREBRO EDITA A IMAGEM ANTES DE NOS PERMITIR VER.


"Muitos anos atrás, estava passeando com uma amiga quando uma placa de sinalização na rua chamou minha atenção.

Era simplesmente um sinal de "proibido estacionar" e não parecia diferente de qualquer outro sinal dessa natureza espalhado pelas ruas da cidade. Mas, por alguma razão, fiquei paralisado.

Nem mesmo tinha consciência de estar olhando fixamente para a placa, até que minha amiga de repente exclamou: "essa placa está pintada errado!"

Suas palavras tiraram-me do devaneio e, quando olhei conscientemente, o "i" na palavra parking (estacionamento) rapidamente se transformou num "e".

O que aconteceu foi que, como eu estava tão acostumado a ver o sinal escrito corretamente, meu inconsciente alterou o que estava escrito e me fez ver o que esperava estar lá.

Minha amiga, como se verificou, também tinha visto o sinal escrito corretamente da primeira vez, razão pela qual externou vocalmente sua reação quando percebeu que estava escrito errado.

Continuamos a caminhar, mas o incidente me aborreceu. Pela primeira vez compreendi que o olho-cérebro não é uma câmara fiel, mas remenda o mundo antes de dá-lo a nós."

O Universo Holográfico - Michael Talbot.

.