2013-11-24

HÁBITOS QUE PODEM PREJUDICAR SEU CÉREBRO








Temos muitas manias e hábitos que executamos quase que diariamente. No entanto, temos tendência a não reconhecer que esses hábitos podem causar alguns danos cerebrais.

1. Pular o café da manhã e ir direto para o almoço. Pessoas que não tomam café da manhã normalmente tem um menor nível de açúcar no sangue. Isso acaba gerando uma insuficiência de nutrientes ao cérebro, causando a degeneração do mesmo.

2. Comer demais. Comer em demasia provoca o endurecimento das artérias cerebrais, que resulta em uma diminuição no poder mental. Ao realizar uma tarefa, tal como montar um quebra-cabeça, redigir um texto, sua concentração ficará reduzida.

3. Fumar O fumo não só prejudica os pulmões, como também o cérebro. A nicotina do cigarro contém algumas substâncias que causam o encolhimento do cérebro, podendo até causar doenças, tais como o Alzheimer.

4. Alto consumo de açúcar Grande quantidade de açúcar diminui a absorção de proteínas e nutrientes, causando má nutrição, interferindo no desenvolvimento cerebral.

5. Exposição a poluição do ar A inalação de ar poluído diminui a oferta de oxigênio, provocando uma diminuição na potência cerebral.

6. Dormir pouco O sono é extremamente essencial. Ele permite que o nosso cérebro descansar, sendo que a privação de longa duração de sono acelera a morte de células cerebrais.

7. Cobrir a cabeça durante o sono Aumenta a concentração de dióxido de carbono e diminui a concentração de oxigênio, que acaba causando efeitos prejudiciais no cérebro.

8. Trabalhar durante uma doença Isso é bastante comum, trabalhar ou estudar quando estamos doentes, mas, além da dificuldade do cérebro para responder nesse estado, acabamos prejudicando-o.

9. Falta de pensamentos estimulantes O pensamento é que a melhor maneira de treinar o nosso cérebro. Ter conversas sensatas, escrever textos, ler bons livros, assistir a bons filmes são algumas das formas que podemos estimular bons pensamentos.

10. Falar pouco ou deixar de praticar conversas inteligentes A fala estimula a potência do cérebro. Conversas profundas ou intelectuais promovem a eficiência cerebral.


Fonte:http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/