2011-02-09

EGO X SUPER-EGO








- Ofereço este post às duas pessoas, que nesta semana, fizeram-me por um momento, duvidar de onde eu estava, mas, sobretudo, ofereço para uma terceira que desfez minha dúvida.

Eu Caçador de Mim...


“Por tanto amor
Por tanta emoção
A vida me fez assim
Doce ou atroz
Manso ou feroz
Eu caçador de mim”.


O amor, as emoções que nos afetam e nos transformam. Alterna docilidade e perversidade, mansidão e ferocidade.


O movimento é instável.
O "Eu" animal, e o "Eu moral".


O primeiro original, o segundo imposto pela necessidade de preservação...Só resta o conflito dos "Eu's".

O "Eu" que caça e o "Min" que é caçado!

A memória auditiva é marcada pela intensidade dos sentimentos. Esses nos prendem. As paixões não têm fim, não obedecem leis da física, ignoram espaço e tempo...


“Vou me encontrar
Longe do meu lugar
Eu, caçador de mim”.

O passado não é passado, quando está presente no agora...
As canções eternizam as paixões, nos levam a “outro lugar” outra dimensão, onde habitam os desejos. Conflitos sem fim. O Eu consciente deseja o “proibido” ao mesmo tempo em que outro "Eu" dentro de min o reprime! Não há tréguas. É o Eu caçando a min...


“Nada a temer senão o correr da luta
Nada a fazer senão esquecer o medo
Abrir o peito a força, numa procura
Fugir às armadilhas da mata escura”


Porque temer essa ambivalência? O único medo é correr do conflito.

O “Eu” que caça e o “Mim” que é caçado, coexistem num antagonismo perpétuo. A única coisa a fazer é esquecer o medo. Conviver com ele, tornar-lo íntimo. Assim haverá coragem de se expor “abrir o peito”, ir à procura, onde a única fuga deve ser das armadilhas do desconhecido, “mata escura”!

O jardim deixado para trás, agora é o desconhecido, “a mata” é fora do éden, nela existe fuga!


“Longe se vai
Sonhando demais
Mas onde se chega assim”


Sonhar é necessário, mas qual o limite dos sonhos?
Aonde se chega quem vive no mundo do faz de contas?

È nele que ventilamos nossas frustrações, transpomos o intransponível...Nele voamos... Mas aonde chegamos vivendo neles? Sempre voltamos à realidade.


“Vou descobrir
O que me faz sentir
Eu, caçador de mim”

Minha vinda é interrogação (?) quero descobrir o que me faz sentir esse conflito. Não sei por que, a razão desconhece o que acontece entre o Ego x Superego, Carne x Espírito, Prazer x realidade, Animal x Racional. Caçador x Caça, Eu x min.


(Texto de Jose Lima de Jesus - Mestre em Ciência da religião
e professor na área de Teologia)


https://www.youtube.com/watch?v=Se9XYKHQi3Y&list=AL94UKMTqg-9CVgwt4j66zzx7prRes8KVM

VSL


.