2015-07-21

Insight e capacidade de ajudar os outros






[...] Ausência de ego é um conceito não familiar na maior parte do mundo ocidental. Não estamos acostumados a alimentar a ideia de que — ali por trás de nossos pensamentos cotidianos e atividades — a premissa subjacente de haver um “eu” é uma adição desnecessária.

Contudo, não é que absolutamente nada esteja acontecendo, de que não há absolutamente nada nem ninguém ali.

Ausência de ego significa que a nossa presunção de um “eu” (ou, na outra ponta, algo externo chamado de “outro”) como algo imutável e permanente, separado de tudo mais no mundo, é uma forma de confusão.

O ensinamento sobre ausência de ego aponta que o que nós imaginamos ser o “eu” não está lá. Mas, embora o “eu” não possa ser encontrado, nós funcionamos de qualquer modo. Não precisamos depender da ideia de um “eu” para funcionar na vida.

No final, a causa de nosso sofrimento são as ações e pensamentos apegados à ideia de um “eu” como sendo algo real, que temos que defender.

Se essa ideia for expandida para incluir tanto o “eu” quanto o restante da nossa experiência, o insight e a capacidade de ajudar os outros vão arder como uma grande fogueira.


Walker Blaine:
“The Great River of Blessings”


.