2013-12-09
"O pensamento positivo é a versão psicológica da cirurgia plástica no corpo. Não funciona.
O pensamento positivo é na realidade um tipo de pensamento totalmente obcecado pela negatividade, focado na negatividade, em guerra com a negatividade, o que pensando bem é muito negativo.
O pensamento positivo simplesmente mascara as imperfeições, as peculiaridades, as singularidades, encobrindo o aspecto "negro" da experiência, sem, contudo, lidar com isso, enfrentar isso, abraçar isso, curar isso, amar isso. Podemos nos sentir melhores temporariamente, mas não há uma verdadeira fonte externa de felicidade.
A mente dualista divide o positivo do negativo, a luz da escuridão, e em seguida tenta curar as feridas auto-criadas através de mais divisão, de mais guerra. Mas não importa à quantas cirurgias plásticas física ou mental você se submeter, ainda assim você sentirá incompleto e longe de casa. A guerra não pode acabar com a guerra. A escuridão não pode acabar com a escuridão. A luz tem este poder.
E se você não é esta mente? E se ambos os aspectos positivos e negativos estiverem autorizados a entrar e sair nesta vastidão que você é, assim como as nuvens no céu, como as ondas do oceano? E se nenhuma cirurgia plástica, 'corpo perfeito' ou 'mente perfeita’ levar você a sua verdadeira natureza, que já está brilhando no meio de toda esta aparente imperfeição?
O pensamento positivo cria pensamento negativo. Essa é a única coisa a que você pode ser positivo a respeito."
Jeff Foster
(tradução: Chris M. - Dharmani)