2013-12-19
Cientistas e estudiosos examinam o poder da meditação
Respire profundamente no abdomen, expire lentamente e contemple estas descobertas científicas: pessoas que praticam meditação rotineiramente pode ser mais capazes de lidar com os altos e baixos da condição humana.
Essa é a conclusão de pesquisadores da UC Davis, que estão liderando uma das mais profundas e cuidadosamente acompanhadas pesquisas do mundo sobre o assunto. Quem está acompanhando? O Dalai Lama, entre outros.
Existe uma abundância de testemunhos anedóticos sobre os benefícios da meditação desde a antiguidade, mas o Projeto Shamatha visa investigar seus benefícios concretos. O projeto de 10 anos está dando seus primeiros resultados, e os pesquisadores estão prestes a publicar mais resultados no futuro próximo.
Clifford Saron, neurocientista pesquisador na UC Davis Center for Mind and Brain e do MIND Institute, é o líder da equipe do Projeto Shamatha, que também inclui o Santa Barbara Institute for Consciousness Studies, o Shambhala Mountain Center, colegas da UC Davis e outros cientistas de todo o mundo.
Saron disse: “O Projeto Shamatha explora a hipótese de que o desenvolvimento da atenção é útil na alteração da processos de pensamento que evocam emoções negativas tais como desprezo, raiva e aversão, que podem dificultar a expressão de amor e compaixão.”
O termo shamatha significa “o calmo permanecer” em sânscrito. Para o Projeto Shamatha, 60 participantes meditaram em dois grupos de 30, por cerca de sete horas por dia, sete dias por semana, durante três meses em um estudo em 2007, no Shambhala Mountain Center, no Colorado. Mais de 30 pesquisadores, cientistas e o estudioso budista Alan Wallace envolveram-se no enorme esforço para a coleta de dados, agora sob análise.
Leia texto completo em:
http://equilibrando.me/2013/03/26/vale-a-pena-contemplar/