2012-08-03
UMBANDA ECLÉTICA MAIOR
NOTA: Mesmo que você já tenha a sua " corrente " definida, abra a mente e estude a corrente que seu irmão umbandista segue, para saber o que exatamente está sendo inserido na Egrégora Maior da Umbanda, cujo zelo, é responsabilidade de todos os umbandistas indistintamente .
( MERU SAMI )
ORIGEM, NASCIMENTO E DEFINIÇÃO
- A verdadeira Umbanda fundada nos planos espirituais por Mestre Lanuh e, no plano físico por Mestre Yokaanam como obra complementar da codificação do Mestre Allan Kardec. Umbanda Eclética!... Umbanda Superior... Umbanda Maior... Umbanda Simbólica!... Direita Total!... Sinal +...
Após 50 anos da Codificação do espiritismo, logo após o final da I Guerra Mundial, preocupados com o rumo que o movimento estava tomando, com muitas discussões teóricas e poucas realizações, foi realizada uma grande assembléia no plano Espiritual comandada pelo Grande Pastor e com a presença de todos os Capitães da Fé, cada um comandando sua imensa legião.
Verificou-se que a humanidade estaria muito cedo ameaçada de grave perigo em todos seus setores e alicerces. Não havia na Terra surtos capazes de resistir ao desmoronamento humano que se esboçava com tremendas proporções. Os condutores sociais, políticos e religiosos já não traziam na mão direita, a BAQUETA DO COMANDO ESPIRITUAL E MORAL DAS MASSAS.
O Divino Pastor, uma vez exposta a situação grave em que se achavam os seus transviados rebanhos na Terra, resolveu, com aplauso unânime, convocar, então, todos os trabalhadores, indistintamente, que pela terra passaram viajando na trajetória ascencional do estômago para o cérebro e se esqueceram ou recusaram passar pelos estágios maravilhosos do coração.
Teriam agora uma nova oportunidade providencial e piedosa, para reconstruírem o mundo moral que eles próprios ajudaram, muitas vezes, a destruir.
Por outro lado, os espíritos na Terra reencarnados, seriam convocados pela dor; e só a mediunidade como Sacerdócio Sagrado, lhes serviria de porta única de acesso às conquistas espirituais, onde quer que se encontrem, em qualquer país ou religião adotada!
Homens de todas profissões vividas pelo conhecimento humano, já percorridas entre todos povos e níveis da terra; todos enfim, estavam agora chamados a vestir o macacão fluídico e comum de operário da gigantesca oficina da mediunidade e da caridade a se inaugurar sob os céus da Pátria do Cruzeiro!...
Não deveria, de modo nenhum, permanecer tal estado de coisas, diante de tão tristes perspectivas na Terra. Havia estacionado a mediunidade, depois da maravilhosa prévia preparatória de Mestre Allan Kardec, como obra codificadora teórica e programa perfeito a cumprir... e agora a ser completado com a convocação de todos diante da má vontade dos homens.
Os exércitos espirituais - concluíram - mergulharão em massa nos planos da Terra e invadirão todos os ambientes religiosos, indistintamente, a fim de impelí-los para a frente!
Escolherão para roupagem de apresentação e trabalho na imensa oficina, as formas humildes daqueles que, lá, foram os últimos e tidos como "os mais atrasados, mais baixos e inferiores"... sacrificados e torturados por esses mesmos que, no passado, lá também viveram pelo estômago e pelo cérebro... e esqueceram de realizar o Divino pelo coração!
Tomarão - como macacão simbólico de trabalho e exemplificação permanente da Caridade e do Amor ao próximo, sem palavras - a aparência "grotesca" dos mesmos "caboclos" ou dos "pretos escravos" humildes das senzalas durante séculos, regando com sangue a terra de Santa Cruz!... "Pretos Velhos"... "caboclos"... servos simbólicos, camuflados de todas as jornadas percorridas, apenas como imagem do sagrado mais expressivo da Humildade reclamada pelo Evangelho do Divino Pastor...
Usarão nomes e roupagens de acordo com o avanço do meio, depois de arrasado o orgulho dos homens religiosos, sem amor e sem caridade; serão roupagens simbólicas adequadas, para demolir o colarinho duro das suas vaidades e preconceitos; e falarão a linguagem adequada e mais humilde que lhes seja peculiar, no momento dramático de cada um, para que se lembre, assim, de que a linguagem bonita, empolada, a verbiagem, de nada servem, si nada convencem e realizam de positivo e edificante para a Eternidade!
Usarão o fumo apenas como esmeril do preconceito e também em substituição ao incenso rico na semeadura da Caridade entre as massas pobres, para que não esqueçam nunca o expurgo das vibrações negativas dos ambientes em torno do homem e as honras nos altares, dispensam turíbulos de ouro e processos suntuosos em busca de purificação!
Também será ele usado para ajustar a adaptação das Entidades graduadas e camufladas aos ambientes heterogêneos e expurgar os médiuns, defendendo-os do contágio vibratório negativo dos enfermos, quando necessário!
Em casos especiais de manejo das forças da Natureza na ação mágica e piedosa para atenuar os males e os desastres físicos e psíquicos oriundos dos desvios morais, das fases punitivas de retorno, - usarão, também, o álcool somente para combater e imunizar os médiuns das moléstias contagiosas, em uso externo em lugar dos instrumentos e atavios do preceituário pomposo científico no labor constante da Caridade cristã!
A bebida e o fumo, destarte, usados com absoluto e justo critério e prudência, servirão apenas como "instrumentos científicos" da ciência divina para também dispensar e substituir os hospitais terrenos, onde os pobres não dispõem de recursos para tão custosa e aparatosa assistência técnica, pelo menos...
Desta forma, fica aqui esclarecido para sempre e perfeitamente colocados em seus devidos lugares, na joeira indispensável que fazemos, UMBANDA ECLÉTICA simbólica e puramente verdadeira, de um lado, e Africanismo do outro, em setor oposto e completamente diferente e inconfundível... mas também como POLÍCIA ESPIRITUAL da Lei SINAL MENOS e "Garis" heróicos de todos os povos mergulhados na lama dos instintos! Escafandristas polarizadores ÍNFEROS!...
E nesta posição clara e decisiva de socorro à Obra, através da UMBANDA ECLÉTICA, SUPERIOR... Maior ou Cristã, toma posição de Comando Espiritual total, o grande marechal divino - a Lei Compulsória em perfeito equilíbrio MAIS e MENOS... UMBANDA ECLÉTICA, polarizada e Quimbanda Africanismo de Esquerda Pura, como punição e seleção de valores morais e espirituais, sem mercenarismo de qualquer espécie!
Chamar-se-á, então esse gigantesco exército de legiões espirituais, desejosas de rápida reabilitação sobre o tempo perdido lá nas Oficinas da Terra, LEGIÃO DE DEUS... ou simplesmente UMBANDA ECLÉTICA MAIOR... como a Obra Complementar de Mestre Allan Kardec, prometida e perfeitamente prevista em "OBRAS PÓSTUMAS', como realização prática de toda a Doutrina pregada com a Boa Nova e codificação com a mediunidade, no fim do século passado, por Allan Kardec, com todo o seu majestoso edifício Espiritual e MORAL, estabelecido em bases científico-filosóficas definitivas.
A sua definição esclarece, perfeitamente, a sua origem e afasta qualquer hipótese sub-reptícia e levianamente apriorista de conivência ou semelhança qualquer com o pseudo-Africanismo dos aventureiros mercenários que a nenhum templo ou escola obedece, com que a ignorância pretende estabelecer paralelo e confundir como sendo a "mesma coisa", conforme temos visto até aqui, o que de modo nenhum, é verdade!
UMBANDA - Vem: de UM + BANDA
UM que significa Deus - Adonay ou Allah, em linguagem oriental - simplificada, para não entrarmos em detalhes esotéricos; e BANDA, que significa Legião, Exército... ou lado de Deus! Ora, assim sendo, não pode ser confundida com o Africanismo dos oportunistas improvisados, cujas obras traçam, por si mesmas, uma linha divisória de fronteira doutrinária e, sobretudo, disciplinar e litúrgica, com UMBANDA ECLÉTICA e a ESQUERDA PURASINAL.
É forçoso, portanto, que os próprios Umbandistas legítimos se encarreguem, pela sua conduta vertical, de impor respeito e destacar o seu nome e o de sua Legião em UMBANDA MAIOR - que nada tem de comum com o pseudo-Africanismo e as suas atividades de máquina negativa e mercenária - , pelo que deve mudar o seu nome em toda parte para "Tenda Africana... Tal" por exemplo, ou então "Abaçá de Candomblé.. Tal", pois é disso mesmo que as massas em compulsória gostam e o defendem como refúgio e esperança última para seus negócios humanos!
Poder-se-á, desde logo, reconhecer que a forma escolhida ou eleita foi apenas roupagem aparente, avental... macacão de trabalho, o meio e não o fim; APARÊNCIA ESTA AJUSTADA ÀS CONDIÇÕES PAUPÉRRIMAS DO HOMEM RETARDATÁRIO NO CAMINHO DA VIRTUDE E DA HUMILDADE, para que, tendo sempre presente na lembrança a advertência ao pessoal orgulho do colarinho duro, possa ele conservar-se sempre em guarda contra o que o perdeu nas encarnações pretéritas e manter-se permanentemente ligado aos fundamentos divinos da expansão universal dos fecundos mandamentos esquecidos, teimosamente, pelo desejo perene de apostasia às responsabilidades morais e espirituais assumidas e olvidadas depois na selva imensurável das paixões do mundo brutalizado, que agora retorna ao caprichado religiosismo pagão, nudista e hipócrita dos tempos de outrora...
Esperamos, pois, que, desde agora por davante, os espíritos impelidos à UMBANDA MAIOR e que dela se mantém afastados apenas por escrúpulo, em face da confusão propositada dos que a desconhecem, - possam melhor prestígio emprestar-lhe, pois a causa merece melhor apoio e solidariedade ativa, dinâmica, daqueles que mais eficientemente pelo seu êxito devem lutar, dando-lhe o devido lugar entre os espíritas sinceros, ficando, de uma vez para sempre, definido o Setor de Umbanda, tão mal compreendido até agora pela alta roda dos pseudo-espíritas... que preferem apenas espiritismo de tribunas enfeitadas... de boate ou de arquibancada!
VISÃO SIMBÓLICA
Visão simbólica e legítima da verdadeira UMBANDA, sem discursos, na realização da Caridade proclamada teóricamente por todas as Religiões e vivida no Sacerdócio humilde da mediunidade estóica!
CORRENTE BRANCA UNIVERSAL
Todas as pessoas, indistintamente, pretendendo ASSISTÊNCIA OU AJUDA ESPIRITUAL, cura a distância para seus males físicos, por se encontrarem em lugares longínquos da Fraternidade Eclética, desejando conforto, proteção e alívio para suas dores e aflições íntimas, devem proceder da seguinte forma, independente de terceiros:
- Ao se recolher ao leito para dormir, preparar seu coração para orar, expurgando-o de todas as vibrações e sentimentos inferiores. É importante saber que é indispensável O BOM ESTADO DO CORAÇÃO, afastando ódios, vinganças, ambições ilícitas, antipatias, ciúmes, rancores, etc. Nesta disposição, fazer sua PRECE como melhor lhe parecer e de acordo com sua fé ou religião, contanto que seja sentida e sincera. E, sobretudo, pedir ingresso na "CORRENTE BRANCA UNIVERSAL" da FRATERNIDADE ECLÉTICA, dirigida espiritualmente pelo Venerável:. Mestre:. Yokaanam: durante a noite, para que possa merecer e receber os benefícios espirituais durante o sono;
- Se for o caso de tratar-se de enfermo, ou interessado por outra pessoa enferma, deve colocar à cabeceira da cama do necessitado, um copo com água pura e pedir que ali sejam depositados os fluídos benéficos e curadores necessários, segundo a vontade divina e os MÉRITOS do suplicante... Pois Jesus não curou tudo e a todos!...
- No dia seguinte, essa água deverá ser tomada em parcelas, em três ou quatro vezes. Se, porém, for para DESCARGA de vibrações negativas no ambiente ou pedido de "operação espiritual" de moléstia grave sem solução pela ciência oficial dos homens, deverá ser com água do Mar ou colocar 1 colher de sopa com sal na água; e depois jogada fora, em água corrente pela manhã.
Esta corrente trabalha, incessantemente, enquanto dormem os suplicantes e necessitados em geral, a serviço incondicional do bem da humanidade.
Não tem compromissos de ordem material com ninguém e dispensa qualquer interferência de terceiros que, porventura, possam encontrar oportunidade de quaisquer especulações ou simonia!
Age e trabalha em conjunto com as vibrações do Astral Superior e congrega mentalmente em cadeia todos os Grande Iniciados Perfeitos da Índia, Palestina, Egito, etc. Não exige intermediários para os suplicantes. Basta que estes obedeçam às instruções dadas acima e que, por fim, estejam mentalmente em condições simpáticas, para que possam ter ingresso na CORRENTE BRANCA UNIVERSAL que vibra numa velocidade astronômica e repudia qualquer vibração negativa ou de propósitos inferiores e mundanos, por motivo lógico de despolarização magnética!...
IMAGENS
As imagens, os templos, os altares de todas as religiões e do Espiritismo de Umbanda Eclética e Superior que aqui defendemos - e que africanismo não é -, são os meios e exercícios intermediários para a retina humana conservar a imagem viva das coisas divinas e manter ou estabelecer a sua aproximação ou ligação vibratória com os espíritos superiores, para o que a mente humana é sempre falha, defeituosa, e, por si só, incapaz de realizar uma concentração pura e isenta de interferências profanas. Excetuam-se, é claro, somente os casos em que o homem está amargurado, atribulado e aflito, ocasião em que a concentração sozinha pode proporcionar condições perfeitas para as alianças da alma, através da mente expurgada pela Dor! Aí, sim, sempre tudo estará Justo e Perfeito.
****
Reunindo e joeirando o pensamento crítico dos homens, a respeito de tudo o que pode ser admitido como ideal para servir de meio termo ou "centro de gravidade central", de tolerância como o Templo de Umbanda Superior ou Maior; meio termo de todas opiniões sectárias divergentes; através de vários anos de estudo e observação; depois de, por fim, consultar aos Instrutores Espirituais da Estrelas ao alcance do nosso planeta e ao nosso alcance de humildes servos, - descrevemos aqui, como deve ser o desejado Templo de Umbanda Pura, que deve primar por se destacar da possível confusão com as tendas pseudo-africanistas e, sobretudo, mercenárias, travestidas de Umbanda Menor ou Quimbanda oficial das Iniciações africanistas... em missão de Lei na Terra e de Justiça entre os homens...
Ele deve ser de tamanho regular e disposto segundo a síntese composição do Templo humilde para todas Religiões e Escolas, sem nenhum vexame para nenhuma delas... realmente esclarecida.
Ele deve ser de tamanho regular e disposto segundo as possibilidades ou medidas mínimas de cada um deles, podendo ser de chão assoalhado, ou não, inclusive se, se tratar de Templo improvisado ao ar livre, onde não haja mais que os próprios trabalhadores, em face de pobreza honrada, para começar!
Na Fraternidade:. Eclética:. Espiritualista:. Universal:. Entre as demais religiões ali em unificação e atividade em torno da Obra de Jesus, - o recinto ou SÓLIO dos Trabalhos Espirituais do Templo de Umbanda é normalmente, um quadrilátero de mais ou menos doze metros de frente por dez de fundo. Refiro-me ao recinto dos trabalhos e não ao espaço ocupado pela Assistência que mede também mais ou menos 15 a 25 metros de fundo ou comprimento, - o salão ou NAVE do Templo. E mais o que puder ser para funcionarem os diversos Setores de Assistência Social, em torno e ao fundo do Templo.
O chão assoalhado do recinto dos trabalhos, é pintado de tinta esmalte cinza-azulado, onde os assistentes devem penetrar descalços, como símbolo da Humildade e Respeito, a exemplo da antiga advertência à porta do Tabernáculo de Jerusalém: "Deixa lá fora as tuas alparcas, porque estás pisando terra sagrada!"
Muitos religiosos e ateus incipientes, escribas sectários, reagem estupidamente contra isto e entram orgulhosos e triunfantes de sapatos nos pés! Infelizes coitados... Como chorarão por isso,do lado de lá.
Ao fundo, em frente ao público, deve ficar embutido dentro de um arco, o Altar Universal e Simbólico.
O salão onde desenrolam as atividades mediúnicas, deverá ser dividido durante os trabalhos, de tal forma que não haja confusão possível.
De um lado, deverá ficar o Diretor Espiritual da Casa, lado dos homens, onde haverá uma cadeira para o mesmo e para seus auxiliares imediatos - 3 de cada lado - que não deverão exceder de Sete em princípio, ao todo.
Poderá ser adotada a Mesa nas casas independentes para que, em torno, tome assento a Direção Espiritual e dois Médiuns veteranos escolhidos, cada vez. Mas deve ser evitada a Mesa de semelhança africanista inferior, porque é ela vista em primeiro plano nos terreiros de espiritismo inferior; mesmo porque não acreditamos ser indispensável, quando não há outra finalidade maior, do que aquela que habitualmente neles se tem visto: bater a cabeça, para cumprimentar o Diretor Espiritual, o que não se justifica. Isto pode ser feito sem precisar da Mesa Espiritual do passado, si for o caso. O Altar simbólico deverá ficar livre e descoberto, destarte.
Os Patronos Espirituais, somente em quadros de tamanhos regulares, - mais ou menos 70 centímetros se possível, devem ser colocados somente nas paredes da assistência do templo, em volta, conforme a ordem de hierarquia espiritual.
À direita, na parede, - de frente e da Entrada do Salão da Assistência -, deve ficar o Divino Mestre, visto de trás do público e de frente para o Altar, é claro.
À esquerda deve ficar Maria Santíssima.
No Oriente do Templo, por cima da Cadeira do Diretor Espiritual, poderá apenas ficar o Patrono Espiritual máximo escolhido pela Casa, de for um dos 7 Patronos ou Santos consagrados pelo apostolado universal.
Se, porém, o Patrono da Instituição for apenas um Guia-Chefe, como Tupan, Araribóia, Urubatão, Tupi, Pai Tomé, Pai Jerônimo, etc., que são Chefes de falanges, deverá ser colocado abaixo dos quadros acima assinalados, na Assistência. O lado em que deverá ficar, - o próprio Patrono o escolherá.
Respondemos, desde logo, a uma possível pergunta mental de todos. E se um deles for um dos santos, como Sto. Antonio de Pádua, e em verdade estiver oculto à vaidade humana dos médiuns sob o nome de "Pai Tomé"? Sim, não duvido! Contudo, se ele mesmo achou conveniente escolher esconder-se nesse macacão de "Pai Tomé", por humildade, - não vejo razão para não conservar o anonimato que ele mesmo escolheu! Portanto, o seu quadro deve ir para um dos lugares indicados na Assistência, porque, sendo realmente humilde como é, jamais se sentirá diminuído com isso. Pelo contrário, gostará até que ninguém saiba quem foi nos séculos passados e quem ele é agora, sob as roupas fluídicas do "preto velho"! E assim procedem TODOS na verdadeira UMBANDA ECLÉTICA SUPERIOR e Cristã ou UMBANDA MAIOR! Convém, pois, notar, que não estamos codificando preceitos apenas para os Templos e Obreiros Ecléticos!
Se a Casa adotar ao mesmo tempo, no mesmo Templo, Sessões Kardecistas, como dever de aproximação fraterna das Religiões pleiteadas pela Doutrina Eclética e pelo seu fundador, deverá ter na Assistência entre os |Patronos, os quadros de Kardec, Bezerra de Menezes, Bittencourt Sampaio, Leon Denis, ou qualquer dos outros que houver escolhido, mas no salão da Assistência.
O Salão da Assistência, deverá ser dividido ao meio. Do lado Esquerdo, para Senhoras ou Sexo Feminino; e do lado Direito, para o Sexo Masculino, com as respectivas Entradas pelo seu lado próprio de acesso ao Templo, conforme o desenho acima demonstra.
Tudo deverá, no Templo, obedecer à maior singeleza possível, de modo a evitar excesso de qualquer espécie, especialmente o luxo inadmissível.
Nomenclatura e Esclarecimentos
INTERPRETAÇÃO SIMBÓLICA E COMPARATIVA
I - Obatalá, simbolicamente, o primeiro e o maior dos seres entre os maiores. Rei-Oxalá de todos os Orixalás (ou Patronos) - O Eterno (andrógino sagrado!);
II - Oxalá-Rei de todos os Poderes, simbolicamente, o Supremo Ser criado entre todas as criaturas. Filho unigênito de Zambi-Deus. Também um Obatalá, uma das formas do Eterno sem formas. Coincide, senão exatamente igual, porém com perfeita similitude;
III - Orixá, simbolicamente, adotado como Divindade secundária. Um semi-deus submisso ao Orixalá (São os Guias-Chefes de falanges);
IV - Ogum, simbolicamente adotado como Deus guerreiro e protetor dos Exércitos;
V - Xangô, igualmente, adotado como Deus protetor dos escravos; que faz descer do céu, pedras e castigos, em defesa dos oprimidos e dos humildes e mora no ventre das cavernas, das montanhas e pedreiras;
VI - Oxóce - (ou Oxossi), igualmente, adotado como Divindade Rei das matas, dos campos e da Caça.
VII - Yemanjá, igualmente, adotada como Rainha das Águas, protetora de todos os espíritos que viveram ou trabalharam nas águas do mar e dos rios;
VIII - Yanci, igualmente, a sucessora atual em missão. A Deusa das mulheres e Obreira solidária dos encargos e servidora do Filho de Deus. Substituta titular de N. S. da Conceição, - Yemanjá.
São estes os nomes usados por Umbanda Eclética, Maior e Cristã legítima, cuja aplicação é perfeitamente adequada à posição que ocupa cada um dos Patronos Espirituais, em relação à missão de cada um na Obra de Deus e do Evangelho.
Convêm chamar a atenção dos leitores, para o uso permanente simbólico dos títulos e terminologias usadas no glossário dos costumes e da mitologia africana e aplicadas aos Patronos Espirituais e todos os demais que trabalham em Umbanda, fiéis à Obra de Jesus, apenas como permanente advertência de HUMILDADE! Mas todas as religiões, como os médius-Sacerdotes Católicos, em toda parte, poderão usá-los como melhor o desejarem, com o uso destas Escrituras de Codificação como BASE.
Fique também entendido, o significado de alguns nomes de língua africana usados acima simbolicamente, como homenagens aos humildes, definidos e usados como símbolos apenas.
Desejamos oferecer aqui um reparo oportuno sobre o nascimento de Umbanda Pura Superior, a respeito do que reina confusão no entender da maioria inciente.
Geralmente, pelo fato de se usar o nome designativo de UMBANDA, todos pensam que Lea, em si, vem das religiões antigas, muito antes, há milênios, de Allan Kardec. Disto se valem os aventureiros que também nunca foram Umbandistas, nem Africanistas de Lei e sim improvisados africanistas mercenários em seu favor e os espiritistas inimigos de Umbanda; aliás, com muitas razões, porque estão acostumados a ver somente pseudo-africanismo em toda parte, mesmo entre os que mais autorizados se dizem "umbandistas" e se utilizam do rótulo do nome, para invocar em seu favor o nome e o respeito às religiões pagãs antigas e provar também aos nossos Irmãos Kardequistas e outros, que a mediunidade é peculiar a qualquer ser humano de qualquer religião!
Não há dúvida nenhuma, que estão certos ambos quando pensam e sustentam o que conhecem e vêem, valendo-se dos elementos apresentados, é claro. Mas as Entidades em Umbanda Superior verdadeira, conhecedoras que são de quase todas as religiões antigas e modernas, usam nomes e também recorrem ao acervo que trazem para vencer os obstáculos e prestar serviço eficiente na Caridade. O fato, porém, do uso indevidamente adotado do nome de Umbanda, conquanto seja conhecido numa determinada religião africanista antiga ou multisecular e tradicionalmente séria e de Lei ou de SINAL MENOS, não significa que nasceu desde seu tempo da nossa UMBANDA ATUAL E ECLÉTICA, da mesma forma que o nome de "Oxalá" dado a Jesus, não significa ser o mesmo Oxalá da Mitologia negra, africana, milenária. Pois, já está perfeitamente explicado que os nomes e símbolos nela adotados, quer de procedência africana, quer egípcia, hindu, árabe, indiana, selvagem ou chinesa, só têm duas finalidades: aproveitar e reunir ECLÉTICAMENTE, todos os conhecimentos vividos no passado para mobiliza-los agora em favor dos sofredores e da Caridade, e para servir de esmeril ao orgulho enfatuado dos homens, como mera coincidência, da mesma forma que os povos homenageavam no passado Jehovah, segundo os preceitos da época. Contudo, agora, os Africanistas da Esquerda já podem identificar-se como UMBANDA MENOR - Sinal Menos, a serviço incorruptível da Lei!
Podemos dizer que a Umbanda Maior, nascida no Brasil utilizou-se apenas dos nomes de todos os povos e religiões e os Macumbeiros inferiores e pseudo-africanistas, das práticas e costumes das religiões e povos bárbaros antigos, dos continentes primitivos.
Daí a confusão nascida e o erro de se pensar que a Umbanda pura e verdadeira nasceu das religiões antigas ou veio da África com os negros que se instalaram no Brasil com a colonização. Negativo!
A Liturgia, em UMBANDA PURA e ECLÉTICA, - mesmo que em seus aspectos simbólicos, apenas na aparência lhe dê semelhança com a liturgia dos povos negros, - nada mais pode ser ou significar, senão uma homenagem aos povos pequeninos e aos seus chefes também que lutaram e sofreram massacres dos poderosos, na conquista altruística de um mundo melhor e livre de escravagistas!
E os pseudo-africanistas, MACUMBEIROS CLANDESTINOS e oportunistas de Congressos, onde se apresentam como "umbandistas", poderão ser de pronto reconhecidos em seus centros de atividade, onde as práticas bárbaras, berrantes e grotescas e o trato íntimo com a imensa família de espíritos monstruosos, identifica de modo perfeito o que realmente são e praticam no mercado negro, onde tudo se vende em nome da mediunidade e da Caridade! E logo se vê que: AFRICANISTAS DE CANDOMBLÉ DE LEI OU DE QUIMBANDA PURA, TAMBÉM NÃO SÃO! NUNCA FORAM!
Os que de longe observam e vêem esse material imenso que se apresenta como travesti de "umbanda", no que os Africansitas legítimos de Candomblé puro, de Omolocô, ou ainda de Quimbanda, também podem identificar como herdeira legítima de religiões e tradições nobres antiqüíssimas, - concluem por admitir essa herança antiga e nada mais aceitam com fundadas razões, porque não só as práticas intra-muros e semelhantes também, não diferem dessas mesmas religiões bárbaras antigas, como inúmeras foram as que praticaram barbarismos e preceitos berrantes que, por mais respeitáveis em seu tempo, hoje, de modo nenhum, seriam aceitas pelo bom senso e pela evolução mental do homem. Portanto, nem mesmo esta alegação de que muitos se têm servido para rebater e atacar os argumentos dos sectários de outras religiões, inclusive os espiritualistas em geral, podem servir de elementos capazes de diminuir a justa ojeriza e repulsa que lhes causa essa travestida "umbanda" que nada tem de comum, em espírito e verdade, com a UMBANDA verdadeira, pura, ECLÉTICA, que fundamos e conhecemos no Brasil entre raríssimas instituições de Esquerda, pura e séria dispersas e que se identificam perfeitamente pela maneira fidalga como trabalham na Lei, como Obreiras de Jesus.
Estas são combatidas pelas tendas pseudo-africanistas que, em maioria, adotam a "umbanda" deturpada e pseudo-africanista de Lei!, exatamente porque oferecem todas as mundanas vantagens que Umbanda pura condena e proíbe entre elas: a desenfreada mercância aberta das coisas sagradas com que se desmascaram a si mesmas, com justo castigo aos impiedosos ataques, em toda parte, aos erros e à simonia dos sacramentos e da caridade da Igreja romana! Legítimo retorno... pagando em dobro.
Eis aí demonstrado o problema em que se vê situada e colocada a Umbanda verdadeira, pura, simbólica, superior e ECLÉTICA!
PATRONOS ESPIRITUAIS
Os Patronos Espirituais de Umbanda Eclética Maior e Sinal MAIS (os "Orixalás"), dividem-se em Sete Grupos ou Sete Legiões, cada uma com a sua cor simbólica característica, conforme mostra o Gráfico da Umbanda (nº 6 em diante) e cada Legião composta por ± 1 bilhão de Espíritos.
Não houve, evidentemente, nenhum outro propósito mais digno, mais alvissareiro, mais feliz, do que escolher para Patronos Espirituais de Umbanda Eclética Cristã - os "Orixalás", - e para seus Guias-Chefes de Falanges - "Orixás", - os maiores mártires, apóstolos e heróis do Cristianismo dos primeiros séculos! Isto nada tem a ver com a Igreja Romana, como vêem os críticos sectários; esses gigantes espirituais foram, antes de qualquer apreciação humana, servos fidelíssimos de Jesus, da Boa Nova dos primeiros dias, e ninguém melhor do que eles podem merecer essa honra de presidirem ou paraninfar a Bandeira de uma Legião magnífica que marcha resolutamente para os quatros cantos do mundo, disposta a salvar o Evangelho de Jesus, esquecidos pelos religiosos da Terra!
Da mesma forma, deixo de ir mais longe em argumento, para explicar aos estudiosos os motivos mais do que justos em que se apoiaram os Mentores do Mundo para declararem Patronos Espirituais de Umbanda os melhores Obreiros do Cristianismo dos primeiros dias, indiferentemente desta ou daquela religião, os quais, paraninfados por Jesus e sob a Suprema Direção Espiritual deste, dirigem e supervisionam todas as hostes espirituais remanescentes de todas Escolas e Religiões passadas, que agora constituem as Legiões dos Obreiros de Umbanda Eclética Maior, a serviço incondicional do Evangelho!
Nada mais honroso, para qualquer cristão digno e desapaixonado, do que saber que esses Patronos foram aqueles que melhor trabalharam e construíram pela Obra de Jesus, desde o advento do Cristianismo... e já reencarnados em outros milênios.
MESTRE YOKAANAM
Mestre:. Yokaanam:. - Chefe Espiritual da Fraternidade:. Eclética:. Espiritualista:. Universal:. - Nascido em 23/02/1911 em: 8.º 48' Lat. S - 36º 00' Long. W (Maceió-Alagoas)
Yokaanam Oceano de Sá. - mais conhecido no mundo inteiro e, particularmente, nas Américas pelo seu nome espiritual, como Ven:. Gr:. Mestre:. Yokaanam... anagrama proposital de Yokanaam - (nome original de João Batista, - o Mergulhador do deserto) -, é o Chefe Espiritual e Fundador da Fraternidade Eclética Espiritualista Universal e da eclética cidade pioneira no Planalto Central do Brasil, denominada oficialmente Fraternidade Universal - (Cidade Eclética).
Foi primo irmão de Jesus, quando atuou como "O Mergulhador", alhures...
A Sede-Matriz-Principal da Comunidade foi fundada no Rio de Janeiro, na Av. Presidente Vargas, 1733, defronte ao antigo Ministério da Guerra, onde permaneceu até o dia 1º de Novembro de 1956 - D.C., quando se transferiu, por ordens espirituais superiores, para o Planalto Central, no primeiro e histórico trem especial direto do Rio a Goiás e instalando-se em 76 barracas na antiga Fazenda Campo Limpo com trezentas famílias, onde fundaram a cidade Fraternidade Universal, hoje uma realidade em marcha... sem palavras e sem nenhuma forma de exploração do próximo. O primeiro grupo mudancista, porém, chegou no Planalto em 2 de janeiro de 1956.
Foi a Bandeira mudancista e espiritual de Mestre Yokaanam para o Planalto de Goiás, que estimulou Juscelino Kubstchek e o arrastou a marchar para Goiás, logo depois com a Capital Federal!
Yokaanam:., é o Fundador da Doutrina Eclética nas Américas, a quem pertence a primogenitura como Precursora da Unificação Condigna e Fraterna de todas Religiões e Escolas do Planeta. E por esse motivo é ele também chamado O Apóstolo das Religiões.
Acadêmico de duas Academias de Letras, Filósofo, Escritor, Médico dos sofredores, Engenheiro Politécnico de todas as artes científicas, Professor Catedrático de várias Cadeiras de Universidade Católica, Professor de Ciências Herméticas e Instrutor em vários Santuários do mundo. Oficial superior das Forças Armadas, Ilustre Cavaleiro do Santo Sepulcro, e outros inúmeros títulos e diplomas de alta nobreza espiritual e social, abandonados...
Na cidade Fraternidade Universal, entre outras Religiões perfiladas, encontra-se restaurado e reimplantado nas Américas pela primeira vez o "I Santuário Essênio do Brasil e das Américas", como ressurgimento da Palavra Perdida do Santuário mater das Iniciações nas cavernas do Mar Morto.
Yokaanam, é hoje o Santuário e Oráculo Enciclopédico de todas as Oficinas Herméticas do Brasil e Glória do Evangelho triunfante nas Américas! Atualmente em sua terceira e última missão messianica...
Voltou ao plano espiritual em 21/04/1985.
CONHEÇA A FRATERNEIDADE:.ECLÉTICA:. ESPIRITUALISTA:.UNIVERSAL:.
SEDE-MATRIZ-PRINCIPAL – Fundada no Rio de Janeiro em 27.03.1946 – Cidade Eclética Fraternidade Universal – Planalto Central do Brasil – Santo Antônio do Descoberto-GO - Telefone: (061) 3626 1391 – Caixa Postal 17 – CEP 72.900-000 – Fax (61) 502 8369
FONTE:
http://www.umbandaecletica.kit.net/yokaanam.htm
Spiritual Healing Centers -The City of Ecletica
Besides its beautiful beaches, friendly people, and wonderful weather, Brazil is also known for its many spiritual healing centers.
During a recent trip to Brazil, I had the pleasure of visiting one of them-Cidade Ecletica or The City of Eclectic. The experience was awesome.
Cidade Ecletica or City of Eclectic is a religious commune that was founded by Mestre Yokaanam, a spirtualist, in 1946. According to Wikipedia, the sect is described, “as an eclectic-religious movement, philanthropic and universalist, and pioneer in the unification of all the sects of the planet."
The first community was established in Rio de Janiero in 1946. Ten years later, it was transferred to Brasília, in the state of Goiás, and has remained there ever since.
Presently, there are approximately 600 people living in the community. These individuals are called internal workers; while those living outside the community are called external workers.
There are 12 spiritual centers or branches throughout the Brazilian region. Outside of Brazil, there are two more- one in Argentina and another in Paraguay. There is an estimate of 3,000 members connected to the movement.
The goal of these spiritual centers is to assist all those who are in need of spiritual guidance free of charge.
Before attending the spiritual center, I was informed that no short skirts, slacks, shorts or tank tops were allowed. Shoulders had to be covered at all times.
As I approached the main gate, I was welcomed by a man dressed in a long white robe. He checked to see if I was dressed appropriately before allowing me to enter. As I entered the grounds and approached the church, I noticed that the church doors were closed and several people were waiting outside. It appeared that we had gotten there too early. Instead of standing around like everyone else, I decided to explore the surrounding area.
Next to the main gate was a building that had the word hospital on top. I was informed that a few years back, the hospital was in full operation. Due to political differences, the hospital was turned into a first aid center with volunteer doctors. They are in the process of restoring their old status.
On the right side of the church was a gated area. From where I was standing, I could see several houses, a meditation hall, an odd shaped building and a parking lot. Later on, I was told that the area was the living quarters of the community members.
By now, the church doors had opened and we were allowed to go in. On each side of the entrance door stood two church members- a woman on the left and a man on the right, dressed in white. Their assignment was to assist the people.
I was instructed to go to the side where the woman was standing. The woman smiled and took me to the appropriate sitting area.
As I sat down, I noticed that the women were sitting on the left side of the room; while, the men were on the right. It seemed that the arrangement was done accordingly to the yin/yang concept-an ancient Chinese philosophy.
The inside of the church was similar in décor to other churches- rows of benches on both sides of the room, a large open space in front, and an altar situated front and center against the wall.
The altar was unpretentious. It consisted of a long table with a large cross attached to the top of a globe placed in the middle of the table. Go to Spiritual Altar for more information on spiritual altar.
In addition, pictures of Jesus Christ and noted spiritual mediums decorated the walls around the room.
Even though the room was very plain, the atmosphere was extremely rich in peacefulness, spiritual energy and love.
After ten or fifteen minutes of waiting patiently for the service to start, an alarm went off. It was to announce that the service was about to commence. The mediums, dressed in white, began to enter the room and congregate in the large open space. As they entered the room, they turned to the altar, bowed their heads and moved on to their designated space.
When all the members were present, they began to form two or three circles. A man with a moderate size pot of burning incense appeared. He began moving around the four corners of the open space as if doing a cleansing. Then, he stopped in front of each member and allowed them to cleanse themselves with the smoke. When the ritual was finished, each member moved to his/her designated area- women on the left and men on the right.
By now, the mediums were ready to commence their work. They divided into teams. Each team consisted of two mediums- two women or two men. One of the mediums was the one who incorporated the spirit, while the other was the assistant.
The children were the first to get spiritual healing. Afterward, the adults were called. Women were treated by women mediums, while men were attended by men mediums.
As I approached the front of the line, I was escorted to a woman medium. While standing in front of the medium, she grabbed my hands, closed her eyes and proceeded to incorporate a spirit. In a matter of seconds, a spirit had entered the medium's body. The medium, under the influence of spirit, began telling me things that only I knew. All of the information was completely accurate.
When the medium began to give me spiritual passes- transfer of energy from one person to another through the hands, I felt a bolt of energy entering my body. I started shaking all over. I wanted to stop, but could not. As she continued giving me passes, my conscious mind began to drift away. I was no longer aware of my surroundings or my person. It was as if some entity had taken over. Although the experience lasted a short time, according to others, it felt longer. When I came to, two women were holding me.
By the end of the treatment, I was given blessed water, and a flower. When the session was over, I thanked the mediums for the experience, and walked away feeling immense inner peace. The spiritual experience was like no other.
Spiritual Healing Solutions -Click on the following links
1) Naturopathic Psychic Solutions
Monica's-the creator of this site- mission is to provide you with the best possible Naturopathic, Psychic and Spiritual Solutions to all your questions. For example about your health, your loved ones, destiny, personal development and personal growth. Monica also provides service offering Naturopathy, Homeopathy, Biomesotherapy, Spiritual Healing,..etc, she is based in Sydney, Australia.
2)Practical Spiritual Healing Guide
This site contains spiritual information presented in a practical, straight forward, easy to understand manner to help you enrich every area of your life. Visit the site and get your free ebook How to Get What You Want.
Spiritual Healing Centers
Spiritual Healing Centers - Go To Homepage
Spiritual Healing Centers - Go To Spiritual Gathering