2013-10-22
SÓ A MENTE SERENA É CAPAZ DE NOS FAZER EVOLUIR RUMO A NÓS MESMOS
No mundo somos condicionados a pensar compulsivamente. Isso nos fez perder a conexão com o belo e com a Verdade: nós olhamos para uma paisagem e não a vemos; ouvimos uma música, mas não a escutamos. Isso acontece porque a mente está muito ocupada em classificar e rotular.
O máximo que surge é uma interpretação mecânica do que os sentidos estão recebendo: “Que bonito!”. Mas, na verdade, você não está vendo ou escutando porque, para isso realmente acontecer, o vazio se faz necessário, pois somente uma "mente serena" é capaz de perceber o Ser.
Quanto mais intensa é a percepção do Ser, mais brilho e beleza você vê.
O que te impede de ter a consciência da unidade é a mente agitada que, além de impedir a percepção da beleza, também não permite que você produza beleza.
A mente agitada somente pode reproduzir agitação, seja na forma da arte ou de qualquer outra produção visível no mundo. Toda a feiura é resultado da agitação da mente.
Estando com a mente serena, o Ser se manifestará e você perceberá que está conectado a tudo. Você perceberá o corpo como um pequeno aspecto da realidade e verá que você é a própria vida, cuja essência é o amor.
Qual é a natureza de uma flor? Perfumar e embelezar. Mas, o que move essa flor a perfumar e embelezar? É o amor, pois ele move tudo o que existe. Então, quando se tem um vislumbre do eterno, é natural que você seja consumido pelo amor.
Mas, quando você se relaciona com o outro, existe a tendência de novamente perder a presença porque sua mente tende a se agitar. Por isso é importante você sempre se lembrar de um fundamental desafio para a espécie humana que é manter a presença enquanto se relaciona.
Sri Prem Baba