2013-10-25

O Enigma das Trindades: A partir da Deusa Tripla para a Física Quântica








Desde os tempos antigos, sábios, filósofos, cientistas e civilizações até mesmo todo o nosso mundo visto através de uma lente tridimensional: Espírito-Mente-Corpo-Espírito, o Céu-Terra-Submundo, Nascimento-Vida-Morte, Pai-Filho-Santo, Virgem-Mãe -Crone, dormindo-Acordar-caminhando, sólido-líquido-gás, etc ...

Trinity parece ser o tema mais recorrente que apareceu em nossos conceitos do Divino, nossa espiritualidade, nossas filosofias e ciências. Segundo os estudiosos psicológicos proeminentes como Carl Jung (1875 - 1961), trindade em suas diferentes formas é "a base da psique humana", mas também tem o seu fundamento no mundo natural que nos rodeia, que apresenta inúmeras manifestações de tríades onde nós olhamos .

Assim como trindades aparecem em diferentes culturas? E por que é um dos fundamentos mais importantes da psique humana? Isso é o que vamos explorar neste artigo.

***

Trindade em Espiritualidade e Religião

Além da Trindade bem conhecido no cristianismo do Pai, do Filho e do Espírito Santo, muitas das religiões do mundo ver o Divino como triplo em aspecto.

Muitas religiões antigas acreditavam que o nosso mundo é composto de três reinos distintos; céus são a morada dos Deuses, a Terra é o lar da humanidade e do submundo é o lugar onde as almas dos falecidos morar eternamente. Assim organizar Divindades em trigêmeos foi um fenômeno religioso comum desde os primórdios da espiritualidade. Voltando à pesquisa de Jung sobre a proeminência de tríades na psique humana, ele diz que "tríades de deuses aparecem muito cedo no nível primitivo. As tríades arcaicas nas religiões da antiguidade e do Oriente são numerosos demais para ser mencionado aqui. Arranjo em tríades é um arquétipo na história da religião "[1].

Uma das primeiras manifestações de trindades espiritual é a 10.000 anos de idadedeusas triplas das antigas culturas Indo-europeus, onde o termo "Deusa Tríplice" é usado na arte mitológica para se referir às tríades da deusa e uma única divindade feminina descrito como triplo no aspecto, "Donzela, Mãe e Anciã".

A tríade de deusas também era conhecido o antigo árabes antes do Islam com a adoração de "As três filhas de Alá", Al-Lat (Deusa Mãe), Al-Uzá (Força e guerra) e Manat (deusa do destino) [2 ].

Tríades também apareceu em fenício, nórdica, grega, egípcia e romana politeísmo em que uma tríade importante de Divindades realizadas as funções vitais ao longo dos ciclos naturais e da vida humana. No Egito, a tríade era formada por Osíris, Isis e Hórus seus filho, em Roma era Júpiter, Juno e sua filha Minerva, e para os fenícios era principalmente o Pai El, a Deusa Athirat mãe e "O Príncipe" Baal-Hadad e em períodos posteriores era Baal, Astarte, eo Deus padroeiro da cidade.

Outra tríade foi formado pela distribuição de domínio entre os mestres de diferentes mundos, como a tríade entre Zeus o mestre do Céu, Poseidon o mestre do mar e Hades governante do submundo na religião grega. Para os cananeus era Baal-Hadad Senhor do Céu e da Terra, Mot, o Deus da morte e Yam o deus do mar.

A Trinity conhecido também existe na religião hindu no conceito de "Trimurti", que significa "três formas". Em Trimurti ", as funções cósmicas da criação , manutenção edestruição são personificados pelas formas de Brahma, o criador, Vishnu o mantenedor ou preservador, e Shiva o destruidor ou transformador [3]. Esta tríade, conhecida pelos hindus como "Brahma-Vishnu-Mahesh", e chamado por alguns pesquisadores de "a grande trindade", é descrito geralmente como três caras em uma cabeça de cada um olhando em direção diferente.

Taosim (a religião tradicional na China e algumas partes da Ásia oriental) também tem sua própria trindade, "Os Três Puros" são os três maiores poderes de manifestações da energia cósmica primordial, Chi (ou Qi). O primeiro, "a pureza Jade", é o "Senhor Universal do Princípio Primordial". O segundo, "A Suprema Pure One" é o "Senhor Universal do Tesouro Numinous", ea terceira e "Grand Pure One" é o "Senhor Universal do caminho (de O Tao) e sua virtude."

Por sua vez, a religião budista é baseada em uma espiritualidade triplo conhecido como "The Gem triplo" ou "As Três Jóias". Este último consiste em Buda (o que pode significar o Buda histórico ou o maior potencial espiritual que existe dentro de todos os seres), o Dharma (os ensinamentos de Buda) ea Sangha (a comunidade de praticantes budistas).

Um conceito similar é encontrada em jainismo(uma antiga religião da Índia), onde o "Três Jóias" metáfora é usada para descrever a prática espiritual do jainismo: visão correta, o conhecimento correto e conduta correta.

A tríade de significados também aparece na sílaba mística AUM (ou OM), que é um dos símbolos mais importantes para as três religiões Dharmic do hinduísmo, budismo e jainismo. A sílaba AUM tem muitas explicações, uma delas é que ele indica o ciclo de nascimento, vida e morte. A explicação mais importante hoje é que as suas três partes, inferior, médio e superior, representam os estados de vigília, sonho e sono sem sonhos (ou Bliss em outras explicações). A quarta e mais importante parte da AUM reconhece o silêncio que transcende e inclui todos os ex-estados.

Por outro lado, muitas escolas esotéricas, orientais e ocidentais, têm trindades, como parte integrante do seu sistema de pensamento. Para muitas escolas esotéricas orientais, dos sete componentes do homem, o "homem real" é feita de três componentes maiores: "Atma" - o espírito absoluto ", Bhuddhi" a alma espiritual e veículo do Atma, eo Manas ou a alma humana que carrega a maior consciência do indivíduo. Estes componentes têm sua correspondência nas diferentes facetas da filosofia esotérica, se estamos falando de planos de existência, planos de consciência ou práticas espirituais.

***

Trindades em Filosofia e ciência

Trindades estão presentes na filosofia nas classificações tricotômica de muitos filósofos e pensadores.

Em Teologia, tricotomia é a crença de que os seres humanos consistem em três partes, um corpo, uma alma e do Espírito. Esta tricotomia originalmente cunhado por Platão (428 aC - 348 aC) evoluíram hoje em dia o conceito de corpo, mente e alma.

Tricotomias importantes na filosofia incluem três virtudes de Aristóteles que transcendem o próprio ser (Unidade, Verdade e Bondade), três leis de Santo Agostinho (Divina, natural e positivo ou lei humana), os três momentos dialéticos do alemão idealista filósofo Georg Wilhelm Hegel (Tese , antítese, síntese), e três princípios ativos filósofo americano Charles Sanders Pierce de no cosmos (ou chance de espontaneidade absoluta, a necessidade Mecânica e Amor Criativo).

Tríades também aparecem na arte e ciência da estética em que os requisitos da bela são muitas vezes classificadas em três como no de Louis Zukofsky "Shape, Rhythm and Style", e de Aristóteles "integralidade, harmonia e radiância".

Aqueles que estão fascinados com trindades estender suas pesquisas mais para a ciência em que nos encontramos manifestações de tríades também. Na verdade, a própria base da própria existência de acordo com a Física Quântica é formado pelo conjunto de três tipos de partículas elementares que não são conhecidos por ter uma infra-estrutura, os "Quarks" e os "Léptons", que são os dois constituintes fundamentais da matéria, e os "bósons" que atuam como transportadores das forças fundamentais da natureza, como a interação eletromagnética ea gravidade [4]. Estes três tipos de partículas são consideradas como "os blocos básicos de construção" do universo a partir do qual tudo o mais é feito. Historicamente, o átomo, o qual é formado por um outro tríade de protões, neutrões e electrões, foi considerado o elemento fundamental da matéria.

Outros tríades na natureza pode ser encontrada na informação genética de todos os seres vivos, uma vez que é codificado no DNA através de um sistema de codões tripleto.Nós também percebemos o nosso universo tem três dimensões espaciais, e percebemos a luz branca como a mistura das três cores primárias aditivas (vermelho, verde e azul).

***

Resolver o enigma da Trindade
Muitos pensadores e estudiosos têm sido fascinado pela recorrência das Trindades, através da história da humanidade e numerosas tentativas foram feitas para resolver este enigma.

Psicólogos junguianos inclinar-se considerá-lo um arquétipo psicológico encontrado no inconsciente coletivo da psique humana. Fundamentos psicológicos potenciais de acordo com esses estudiosos poderia ser a trindade do pai (masculino), a Mãe (Feminino) e com o filho ou filha. Também poderia ser a trindade da criação (o nascimento), continuação persistência (vida) e destruição (morte). Outros a vêem na trindade do eu inferior, eu superior eo eu transcendental, e / ou a trindade do sensual, o mental eo espiritual. A última explicação é semelhante à divisão tríade dos centros cerebrais em George I. Gurdjieff "Quarto Caminho" filosofia na qual ele considera que existem três centros principais que determinam funções específicas no cérebro: intelectual, emocional e movimento (físico).

Explicações do antropólogo como o de Georges Dumézil (1898 - 1986) em seuL'Ideologie tripartite des Indo-Européens ( ideologia tripartite), falar sobre uma hipótese trifuncional. Considera primeiros trindades religio-espirituais um reflexo da existência de três classes nas sociedades indo-européias; os sacerdotes, os guerreiros e os plebeus (os agricultores). Cada grupo social tinha seu próprio deus ou família de deuses para representá-lo onde a função do grupo e que da partida deuses.

O enigma das trindades chamou a atenção dos historiadores também. O destaque Inglês historiador Arnold Toynbee (1889 - 1975) viu que "a aparente variedade (de religiões do mundo) resolve variações itselfinto na adoração do homem ou de busca de mais de três objetivos, a natureza, o próprio homem, e uma realidade absoluta que não é nem a natureza ou homem, mas é neles e, ao mesmo tempo, além deles "[5].

Em uma explicação mais espiritual centrada, Richard Wilhelm, tradutor do Livro das Mutações chinês, "The I Ching " , vê-se que " Os homens sábios e santos que estão em contato com as esferas superiores, têm acesso a essas idéias através da intuição direta e, portanto, são capazes de intervir de forma decisiva nos acontecimentos do mundo.Assim, o homem está ligado com o céu, o mundo supra-sensível das idéias, e com a terra, o mundo material das coisas visíveis, formando com estes uma trindade dos poderes primordiais "[6].

Se está enraizada em uma função social, ou um reflexo de tríades naturais, um arquétipo psicológico ou uma verdade espiritual, o enigma de trindades nunca pode ser resolvido, mas eles permanecem, através da história, uma das expressões mais importantes da espiritualidade humana, e um misterioso arcaico codificação das experiências do homem com o divino e com a sua própria realidade.

***

Notas :

[1] Carl. G. Jung, uma abordagem psicológica para o Dogma da Trindade.

[2] Gerald R Hawting, a idéia de idolatria eo Surgimento do Islã: A partir Polêmica à História, Cambridge University Press, 1999, pp 130-2.

[3] Heinrich Zimmer, Mitos e símbolos na arte indiana e Civilização . Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1972, p 34.

[4] John Gribbin, Q é para Quantum - Uma Enciclopédia de Física de Partículas. Simon & Schuster, 2000.

[5] ArnoldJ Toynbee, a abordagem de um historiador de religião, Oxford University Press, Londres, 1966, p. 16

[6] I Ching, o livro chinês das mudanças , a tradução de Richard Wilhelm, terceira edição., Arkana, London, 1989, Introdução.



Por Tony Saghbiny
Fonte: Ninar
http://saghbiny.wordpress.com/2012/03/24/the-enigma-of-trinities/