2014-01-25

Busca do auto conhecimento através dos sonhos








Os sonhos são uma forte ferramenta para entrarmos em contato com nosso inconsciente. Segundo Jung, os sonhos são produtos da “alma inconsciente”, espontâneos, naturais, e deveríamos criar uma intimidade com os mesmos, possibilitando que aspectos do inconsciente mais profundos se revelem, por meio deste instrumento poderoso e cotidiano.

“TÉCNICA PARA LEMBRAR DOS SONHOS”

O objetivo desta técnica é atender a todas as pessoas que não se lembram dos sonhos e que querem se lembrar, considerando que toda noite temos de 4 as 5 sonhos, e lembrá-los é o primeiro passo a ser dado em busca do auto conhecimento através dos sonhos.

O segundo passo, é o entendimento dos sonhos, saber quais são os sonhos de origem física, de origem vital, de origem emocional de nossa realidade e de realidades astrais, de origem mental, de origem superior como os proféticos, e sonhos específicos, como os simbólicos, repetitivos e outros.

O terceiro passo é conhecer as leis da alma, astrais e mentais, e os habitantes dos vastíssimos mundos astral e mental, os mundos dos sonhos, e principalmente conhecer nossa alma, nosso psicomental, em função dos nossos estados de alma e de ser que provocam experiências correspondentes no astral e no mental, considerando nas experiências que semelhante atrai semelhante.

O quarto passo é partir para os sonhos lúcidos, para a magia dos sonhos pois sonhar é realizar o futuro, e para o desenvolvimento de nossas capacidades anímicas, que explicamos nos assuntos relacionados ao sonho.

Seguem abaixo as recomendações que fazemos para sonhar e recordar dos sonhos:

1 Condições ao dormir:

1.1 - Ambiente:

- O quarto deve ser limpo, bastante arejado e sem plantas vivas, pois liberam gás carbônico à noite reduzindo a proporção de oxigênio no ar. Quanto mais pessoas dormirem em um quarto, mais ele deve ser arejado, devido à redução de oxigênio pelo gás carbônico emanado da respiração.

- Considerando que dormimos 1/3 de nossa vida, a cama deve ser confortável e o travesseiro deve ser de uso particular, pois absorve muito magnetismo pessoal devido ao longo contato com a cabeça, e não deve tencionar as regiões do pescoço e da nuca. 

A cama preferencialmente deve estar posicionada no sentido norte-sul com a cabeça voltada ao norte, para estar em harmonia com energias magnéticas e telúricas (da Terra), que correm no mesmo sentido. Mas isso não é sempre possível e também não é determinante.

Os colchões que usam molas horizontais não têm problemas, mas os que usam molas com espirais na vertical podem ser nocivos à saúde, pois as espiras verticais atraem irradiações perigosas do seio da Terra, principalmente de veios pluviais subterrâneos, que atingem inclusive os prédios altos.

Muitas pessoas adquirem doenças graves devido a dormirem muitos anos sem saber, sobre veios de águas subterrâneas radioativas, detectáveis por medidores científicos especiais ou por sensitivos que usam a vara na forma de "Y", chamados rabdomanos.

De preferência os materiais do colchão, dos travesseiros e de suas cobertas, devem ser naturais e não sintéticos, por serem mais saudáveis, e neste caso depende também da sensibilidade de cada um.
1.2 - Pessoal:

- Usar sempre roupas leves e folgadas. Toda alimentação antes de dormir, deve ser leve e em pouca quantidade, sendo aconselhável o uso de chás caseiros. 

O corpo deve estar limpo, para permitir a respiração cutânea, e vale considerar que banhos frios antes de dormir provocam maior facilidade para sonhar, devido à liberação do calor interior para equilibrar a temperatura externa, e a decorrente sensação de conforto.

- Considerar sempre que dormir, além de ser necessário, é agradável. Toda vez ao dormir, encare como sendo algo importante, nunca durma por dormir, mas durma sempre considerando que é uma nova oportunidade para você equilibrar a sua alma, seu psicomental, através de sonhos que equilibrarão seus sentimentos e pensamentos.

Considere também uma nova oportunidade para entrar em contato com outros estados de consciência, e planos de existência.

Uma nova oportunidade também de receber inspirações, para seus problemas e projetos, como o fizeram famosos cientistas, artistas, compositores e escritores.

Considere que no estado de sono profundo, você vai adquirir um maior impulso da vontade, pelo contato com suas forças Crísticas, com sua Essência, e que ao acordar você terá mais disposição e forças para viver, para enfrentar suas dificuldades, e para ser feliz.

2 - Exercícios para Aprender a Sonhar:


- Todos nós sonhamos, mas nem sempre lembramos dos sonhos.

Ao dormirmos, largamos nossos corpos físico e vital na cama, e com nossa alma ou nosso psicomental, formado de nossas emoções e pensamentos, passamos por experiências de alma, as vezes dentro de nossa realidade, as vezes fora de nossa realidade, e também passamos por experiências em outros planos de consciência, conhecidos no ocultismo como plano astral e plano mental, cada um com seus 7 sub-planos.

Os exercícios a seguir, são simples como todas as grandes verdades, mas se forem seguidos com insistência e confiança plena em seus resultados, permitirão primeiro a lembrança dos sonhos, depois o inicio do caminhar no mundo dos sonhos, como um processo de auto-conhecimento global.

A Iniciação visa a continuidade de consciência, e lembrar dos sonhos é o primeiro passo.

Existem outros processos ocultos para outros passos, que só devem ser usados por discípulos altruístas de verdadeiras escolas de iniciação, por exigirem conhecimentos de verdades e de leis ocultas.

2.1 - Antes de dormir, pense em tudo o que aconteceu durante o dia, e procure se lembrar de todos os detalhes de uma determinada situação. Este exercício fortifica a memória e é de grande utilidade pessoal para as atividades no dia a dia. A memória fortalece o corpo etérico, intermediário entre o corpo físico e o corpo astral, e facilita a lembrança dos sonhos do astral.

2.2 - Antes de dormir pense no que você quer sonhar, e queira, queira muito sonhar com o que você pensou. Crie imagens da pessoa ou da situação, veja fotos, leia algo a respeito, use algo para reforçar o ultimo pensamento ao dormir. Este pensamento marcante facilitará o sonho desejado. Durma pensando: vou sonhar e vou me lembrar.

2.3 - Ao dormir procurar perceber o momento de transição da vigília para o sono, e tentar manter a consciência ligada ao adormecer. Parece um absurdo mas funciona, equivale a entrar no estado de sono conscientemente, como um dormir de olhos abertos. 

Este exercício facilita manter a consciência ligada no estado de sono, facilitando o recordar das experiências astrais.

2.4 - Ao acordar, apenas abra os olhos lentamente, sabendo que está voltando do astral. Nunca levante bruscamente, tenha calma, não fale e não pense em nada, apenas lembre-se dos sonhos calmamente, e pouco a pouco começam a se formar imagens do sonho, até que as imagens se interliguem e a lembrança seja total. 

Para ajudar, fale mentalmente, eu tenho certeza que sonhei e vou me lembrar. Tenha ao seu lado uma caderneta, para anotar os sonhos lembrados para depois serem identificados e estudados.

2.5 - Coloque o despertador para acordar, por exemplo uma hora antes do usual, e tente se lembrar do sonho como no item anterior.

Calmamente regule o relógio para a hora que deve acordar, pensando: eu estava sonhando e vou continuar a sonhar, e quando acordar vou me lembrar de tudo. Este exercício agiliza a lembrança dos sonhos que acontecem ao final do período de sono.

2.6 - Durante o dia em horários diferentes, pense de cinco a seis vezes: O que está acontecendo já me aconteceu em sonho. 

A sensação que sentimos de já termos passado por uma situação, de já termos estado em um lugar que nunca fomos, de já termos conversado com alguém que nunca vimos, é decorrente de experiências astrais, pois tudo o que acontece no plano físico, antes de acontecer já ocorre no plano astral.

Pense às vezes: estou dormindo ou estou acordado? Este exercício aumenta a freqüência dessas lembranças, bem como a lembrança dos sonhos.

2.7 - Procurar ficar dentro de si quando estiver acordado, dominando pensamentos e sentimentos. Normalmente nossa mente divaga e nos provoca situações de distração. 

Durante o dia ficamos apenas na superfície das observações. Às vezes não lembramos se uma pessoa usava óculos ou como estava vestida, e não lembramos de detalhes do local, apesar de termos ficado mais de uma hora conversando com essa pessoa.

Ficar dentro de si é aguçar a observação para gravar os fatos na memória. O exercício de dominar pensamentos e sentimentos, leva a dominar as experiências e lembranças nos sonhos.

2.8 - Durante o dia, algumas vezes, crie imagens de pessoas conhecidas. objetos e locais. 

Procure ver na lembrança o máximo de detalhes possíveis, formas, cores, expressões, etc.

As imagens são facilmente formadas na região da fronte, entre as sobrancelhas, devido ao centro etérico conhecido como chakra frontal ou ajna, ai existente no corpo vital. 

Este exercício facilita a lembrança e o entendimento das imagens dos sonhos.

2.9 - Buscar ser criança novamente, não ter preocupações, sentir interesse pela vida, ser alegre e feliz. Procure se lembrar da infância e sentir-se naquela época. 

Quando o sentimento for vivenciado, os sonhos serão lembrados, e os sonhos que se repetem constantemente, na maior parte dos casos serão entendidos, pois geralmente foram gravados na infância.

2.10- Sonhe acordado. Quem não sonha não realiza sonhos. Sonhar é realizar o futuro, assim sonhe acordado com seu amor, com um carro melhor, com uma casa melhor, com seu reconhecimento pessoal, com o seu sucesso, com sua saúde, sonhe com tudo o que é importante e justo para você. 

Você verá que esses sonhos acontecerão primeiro no mundo dos sonhos ou mundo astral, e se forem de seu merecimento, acontecerão logo depois no mundo material.

O sonhador realiza os seus sonhos, pois tudo o que acontece no mundo físico, antes de acontecer já aconteceu no mundo astral. Este exercício leva a sonhar e a despertar a precognição pelos sonhos.


Autor : Adhemar Ramos
Fonte: www.adhemarramos.com.br