2014-01-10

O MUNDO DAS IDÉIAS








O que existe, aquilo que percebemos através dos sentidos, é o que existe tão somente?
Podemos confiar em nossos sentidos?

A própria ciência através da física quântica não encontrou os "blocos"de concretos que constituiriam a matéria e que daria forma a tudo isso que existe.

Pensava-se que os átomos eram esses "blocos de concreto" que entram na construção de tudo o que existe.
Não vou perguntar aqui o porquê existe as coisas. Parto do princípio que as coisas existem e somos inseridos nesse tudo o que existe. Mas que é um mistério o fato das coisas existirem, ah! isso é!

Não há como não lembrar Platão e seu mundo das ideias. O mundo verdadeiro. O mundo real. O mundo que consegue gerar cópias imperfeitas. O mundo que coordena a forma. O mundo que serve de forma para a forma. (Depois da nova revisão ortográfica não posso mais distinguir entre fôrma e forma). O mundo ideal.

Nossos sentidos não conseguem percebê-lo através da percepção. A percepção sensitiva constata apenas o mundo das "cópias", ou melhor, constata apenas os objetos corpóreos; as formas dos objetos.

O conteúdo da forma foge aos sentidos. Seria esse o mundo real? Seria essa a realidade última de todas as coisas que existem? Seria o mundo dos objetos corpóreos (forma) a única coisa real que existe? E o conteúdo? Do que é feito o conteúdo da forma?

É esse mundo de interconexão quântica que coordena a forma.

Será que podemos percebê-lo? Nós somos consciências. Não há separação. Fazemos e somos parte de tudo o que existe.

É como se fossemos intermediários entre um mundo e outro, simultaneamente.


Abraços fraternos
Milton Moura