2012-05-06

UNIVERSALISMO CRÍSTICO II






A Religião de Deus é uma religião ecumênica e espiritualista que se fundamenta na vivência do Novo Mandamento deixado por Jesus em Seu Evangelho segundo João, 13: 34 e 35: “Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos”.

Ela foi proclamada em 7 de outubro de 1973, na cidade de Maringá/PR, por Alziro Zarur. Foi constituída e oficializada por José de Paiva Netto, seu Presidente-Pregador, em 1º de outubro de 1982.

A Religião de Deus não pertence a nenhuma outra denominação, no entanto, pelo seu caráter Irrestritamente Ecumênico, respeita todas as tradições existentes, por compreender que elas existem por permissão Divina e representam importantes aspectos da compreensão e da ligação dos Seres Humanos a Deus.

Nas palavras de Alziro Zarur: “Há tantas religiões quantos são os graus de entendimento espiritual dos homens, conforme a soma de suas encarnações”¹.

A visão da Religião de Deus sobre o papel das Religiões e da religiosidade na vida dos indivíduos e povos é muito abrangente. Seu Presidente-Pregador, José de Paiva Netto afirmou: “Compreendo Religião como Fraternidade, Solidariedade, Entendimento, Respeito à Vida Humana, Salvação das Almas...

Tudo isso no sentido mais elevado. Entendo Religião como algo dinâmico, vivo, pragmático, realizador, que abre caminhos de luz no Espírito dos seres humanos, e que por esta razão tem de estar na vanguarda. Não a vejo como coisa abúlica, nefelibata, afastada da realidade que atormenta os povos, cada vez mais necessitados de Deus, que é o antídoto para todos os males humanos, morais e espirituais, inclusive o fanatismo e o sectarismo degeneradores, que obumbram o espírito das gentes.

Religião é para tornar o Ser Humano melhor, integrando-o no seu Criador, pelo exercício da Fraternidade entre as Suas criaturas. Deus é a fonte inesgotável da Sabedoria e do Entendimento”².

Para ampliar sua compreensão a cerca da Religião Deus, recomendamos a leitura dos textos explicativos, que estão no menu, na parte superior desta página; aqui:
http://www.religiaodedeus.com.br/duvidas-frequentes.php
________


1- Paiva Netto escreve em Diretrizes Espirituais da Religião de Deus, volume I, p. 121.

2- Paiva Netto escreve no livro Em Pauta, p. 33.




EM QUE SE FUNDAMENTA A RELIGIÃO DE DEUS?


A Doutrina Ecumênica da Religião de Deus está fundamentada na Bíblia Sagrada, sempre estudada em Espírito e Verdade à luz do Novo Mandamento de Jesus: “Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos”. (Evangelho do Cristo Ecumênico segundo João, 13: 34 e 35).


Para ampliar sua compreensão a cerca dos Fundamentos Doutrinários da Religião Deus, recomendamos a leitura dos textos explicativos, que estão no menu Fundamentos, na parte superior desta página.




O QUE É ECUMENISMO?


Da Redação

Sobre Ecumenismo, escreve o Presidente-Pregador da Religião de Deus, José de Paiva Netto:

“(...) Quando falamos em ecumenismo, queremos dizer Universalismo, Fraternidade sem fronteiras, Solidariedade internacional, visto que entendemos a Humanidade como uma família.

E não existe uma só em que todos os filhos tenham o mesmo comportamento.

Cada um é um cosmos independente, o que não significa dizer que esses "corpos celestes" tenham de esbarrar uns nos outros. Seria o caos. (...)

Reportamo-nos, então, ao Ecumenismo dos Corações, aquele que nos convence a não perder tempo com ódios e contendas estéreis, mas a estender a mão aos caídos, pois se comove com a dor, tira a camisa para vestir o nu, contribui para o bálsamo curativo do que se encontra enfermo, protege os órfãos e as viúvas, sabe que a Educação com Espiritualidade Ecumênica tornar-se-á cada vez mais fundamental para o progresso dos povos, porque ecumenismo é Educação aberta à Paz, para o fortalecer de uma nação (não para que domine as outras), portanto o abrigo de um país, qualquer que o seja, e a sobrevivência do orbe, que nos agasalha como filhos nem sempre bem-comportados.”






OS QUATRO PILARES DO ECUMENISMO





Mandala, símbolo do Ecumenismo Irrestrito.
Foto: João Preda 


ECUMENISMO IRRESTRITO E ECUMENISMO TOTAL*¹

O Ecumenismo Irrestrito prega o perfeito relacionamento entre todas as criaturas da Terra.

O Ecumenismo Total preconiza a fraterna aliança da Humanidade da Terra com a do Mundo Espiritual Superior e com qualquer civilização que possa haver no Espaço. Por que não?!

Todo o Universo está aí para que apenas o fiquemos (à exceção dos astrônomos, pensadores e poetas) ociosamente apreciando?!

E olhe lá, quando nos lembramos de erguer os olhos para ele... Seria pretensão de nossa parte admitir a impossibilidade da existência de outras formas de vida no Cosmos.

Outro ponto: nem tudo (ou todos) que lá por fora exista tem por obrigação parecer conosco.

Quando o Ser Humano isso compreender, estará mais apto a vivenciar as outras duas etapas: Ecumenismo dos Corações e Ecumenismo Divino.

Paiva Netto


ECUMENISMO DOS CORAÇÕES E ECUMENISMO DIVINO*²

O Ecumenismo dos Corações é aquele que nos convence a não perder tempo com ódios e contendas estéreis, mas a estender a mão aos caídos, pois se comove com a dor; tira a camisa para vestir o nu; contribui para o bálsamo curativo do que se encontra enfermo; protege os órfãos e as viúvas, como ensina Jesus, no Evangelho segundo Mateus, 10:8; e sabe que a Educação com Espiritualidade Ecumênica tornar-se-á cada vez mais fundamental para o progresso dos povos, porque Ecumenismo é Educação aberta à Paz; para o fortalecimento de uma nação (não para que domine as outras). (...)

Ao passo que o Ecumenismo Divino é o contato socioespiritual entre a criatura e seu Criador. (...)

Portanto, falo da universalização do Ser Humano que se integra na sua origem divina, tornando-se o Homem-Vertical, quer dizer, o Homem-Espiritual, ou mais: o Homem-Espírito.

É o fim do império da matéria, pela pura e simples compreensão de que ela não existe (porquanto o próprio átomo é cheio de espaços vagos) — embora assim talvez não o seja em outras frequências a ser mais bem investigadas ou, mesmo, descobertas. Um desafio à instigante mecânica quântica.

Daí eu já ter afirmado que matéria também é Espírito*³.


___________

*1 “Ecumenismo Irrestrito” e “Ecumenismo Total” são expressões criadas por Alziro Zarur.

*2 “Ecumenismo dos Corações” e “Ecumenismo Divino” são definições grafadas por Paiva Netto.

*3 Matéria também é Espírito — Leia também no livro Reflexões da Alma, do escritor Paiva Netto, a citação na página 50, edição pocket.





A Religião de Deus é espiritualista?


Sim, a Religião de Deus afirma a imortalidade da Alma e a reencarnação dos Espíritos; confirma a possibilidade, por permissão de Deus, da comunicação entre encarnados e desencarnados; reafirma a permanente Presença Divina em cada um dos seus filhos.

Por afirmar a imortalidade da Alma, propaga que a “Não há morte em nenhum ponto do Universo” (Alziro Zarur) e ainda que “Os mortos não morrem!” (Paiva Netto).


Para a Religião de Deus depois da “morte” do corpo físico, o Espírito continua existindo, trilhando sua jornada evolutiva.




Como funcionam os encontros e pregações? Onde acontecem?

Da Redação

Na Religião de Deus, as reuniões e encontros são abertos para as pessoas de todas as religiões e idades.

Chamados de Cruzadas do Novo Mandamento de Jesus, estes encontros consistem em estudar o Evangelho-Apocalipse do Cristo Ecumênico, em Espírito e Verdade, à Luz do Novo Mandamento de Jesus. Para isso, são realizadas cerimônias ecumênicas para o fortalecimento da ligação de cada pessoa com Deus, de maneira que todos alcancem proteção Divina, conforto espiritual, esclarecimento sobre os desafios da vida e, desta forma, encontrem a verdadeira felicidade.


Estes encontros ocorrem de segunda à sexta, 17h45; aos sábados, às 16h30 e aos domingos, 10h. Consulte a agenda e o endereço da Igreja Ecumênica da Religião de Deus mais próxima de você.
Se você tem outra dúvida e/ou sugestão, entre em contato conosco.