2012-05-01

RAMATISIANISMO [?]








 Ramatisianismo: ramo do espiritismo que segue os ensinos do espírito-guia do médium Hercílio Mães, chamado de Ramatis. Os ramatisistas, /ou  ramatisianos como são conhecidos, afirmam que Jesus era na verdade um anjo que servia de médium a um espírito chamado Cristo Planetário. 


São também vegetarianos e tem ligações com o gnosticismo e o esoterismo. Também procura a doutrina passar um universalismo ocidental e oriental.




PROFECIAS:

"Fim dos Tempos"



“O ‘fim do mundo’ profetizado refere-se tão somente ao fim da  humanidade anti-cristã; será uma seleção em que se destaquem os da ‘direita’ e  os da ‘esquerda’ do Cristo. Trata-se de promoção da Terra e de sua humanidade;  lembra um severo exame que, para os alunos relapsos e ociosos, representa  terrível calamidade! Mas de modo algum a vossa morada planetária sairá do  rodopio em torno do Sol, onde também constitui importante âncora do sistema.  Após a operação cósmica, que lhe será de excelente benefício para a estrutura  geofísica, deverá possuir maior equilíbrio, melhor circulação vital-energética  na distribuição harmônica das correntes magnéticas, além de oferecer um ambiente  psíquico já higienizado.”  (Livro Mensagens do Astral pg. 22) 


Livro [ Espiritismo de A a Z ] diz que Espiritismo está dividido em diversas seitas


O Espiritismo não é uma doutrina tão unificada como muitos possam imaginar. Ao contrário, o espiritismo está dividido em diversas correntes, ramos e seitas, muitas vezes discordantes entre si.

É o que afirma o historiador Waldon Volpiceli Alves, que escreveu um livro intitulado Espiritismo de A a Z http://livraria.folha.com.br/catalogo/1161617/espiritismo-de-a-a-z, um livro em forma de dicionário que retrata não só as crenças básicas do espiritismo como também retrata seus diferentes movimentos.

Segundo o historiador o termo “espiritismo” não foi inventado por Allan Kardec, mas já era um dos vários nomes utilizados, no século 19, para se referir ao New Spiritualism, um movimento religioso surgido nesta época nos Estados Unidos, na Inglaterra e na França de resgate de antigas crenças que tinham na comunicação com os espíritos um dos seus ingredientes.

O próprio kardecismo, nome da doutrina que surgiu com Kardec, pode ser considerado um dos muitos ramos que surgiram a partir do movimento do New Spiritualism, embora Kardec considerasse espírita não os que seguiam sua doutrina, mas todos aqueles que acreditassem na comunicação com os espíritos independentemente de sua filiação religiosa.

Kardec inovou ao propor a reencarnação como uma das crenças do movimento o que não foi aceito por outros membros do espiritismo (segundo o livro o espiritismo inglês, por exemplo, não tem a reencarnação como uma de suas crenças).

O New Spiritualism conseguiu atrair grandes nomes na época como Arthur Conan Doyle (o criador do detetive Sherlock Holmes), o escritor Victor Hugo e o químico inglês, descobridor do tálio, William Crookes, entre outros, cujas biografias, bem como o envolvimento deles com o espiritismo, estão relatadas no livro.

Ainda segundo o historiador o próprio kardecismo se dividiu em diversos ramos ao chegar ao Brasil e ele sofreu também a concorrência de outros espiritismos como o Roustainguismo, um movimento espírita que surgiu também na França, criado pelo advogado francês João Batista Roustaing e que teve Bezerra de Menezes como um de seus principais simpatizantes.


“Bezerra de Menezes afirmava, por exemplo, que Roustaing veio completar a obra de Kardec”, afirma Waldon.


O historiador ainda afirma que nem Chico Xavier, ao contrário do que muitos possam imaginar, é uma figura unânime entre os espíritas. “Muitos não aceitam os seus escritos”, afirma. A seguir as principais correntes do espiritismo segundo o livro (em ordem alfabética):


Armondismo: ramo do espiritismo criado por Edgard Armond, um militar paulista. Adepto do esoterismo e do gnosticismo, chegando a se tornar maçom, Armond tentou unir o kardecismo a estas filosofias, mesclando-as entre si.

Dialéticos: ramo do espiritismo criado pelo argentino Manuel Porteiro. Aceitam as crenças do kardecismo, mas não rejeitam totalmente o fatalismo, afirmando que o livre-arbítrio depende da lei da causa e efeito. Afirmam também que o ser humano é o ápice da evolução.

Espiritismo Cientifico: também chamado espiritismo laico. Grupo de espíritas surgido no Brasil no século 19 liderados por Afonso Angeli Torteroli. Acreditavam que o espiritismo era não uma religião, mas uma doutrina cientifica com as crenças de Allan Kardec passíveis de serem questionadas. Enfrentaram forte oposição na Federação Espírita Brasileira, principalmente quando Bezerra de Menezes a presidiu.

Os espíritas científicos criaram o chamado Centro Espírita de Propaganda, distanciando-se dos kardecistas.


Espiritismo Inglês: também conhecido por espiritismo anglo-saxão. É o espiritismo que se expandiu na Inglaterra e nos Estados Unidos, encontrando também entrada no País de Gales.

Eles se diferenciam do kardecismo por negarem a reencarnação, embora uma grande parcela dos espíritas ingleses a aceite. Crêem na comunicação com os espíritos e em Deus, acreditando que os espíritos maus, depois de desencarnados, serão punidos por Deus em uma crença parecida com a do Juízo Final.

Kardecismo: é o chamado espiritismo ortodoxo, a crença que se baseia totalmente nas teses de Allan Kardec. (Segundo o livro o kardecismo tem duas principais vertentes: o espiritismo cristão que considera o espiritismo um ramo do cristianismo e o chamado espiritismo pagão, criado por Carlos Imbassahy, que nega a fundamentação cristã do espiritismo)

Racionalismo Cristão: também conhecido por Espiritismo Racional e Cientifico Cristão ou espiritismo redentor, pois seus centros tem sempre o nome redentor em suas fachadas. Ramo do espiritismo criado em 1910 pelo português Luiz José de Matos Chaves Lavrador que morava no Brasil.

Apesar de ter o nome “cristão” o Racionalismo Cristão rejeita a bíblia como livro sagrado aceitando Jesus Cristo apenas como um homem comum. Crêem na reencarnação, possuem médiuns, mas rejeitam o kardecismo, principalmente o ramo do espiritismo cristão.

Aproximam-se dos espíritas científicos ao considerarem o espiritismo não uma religião, mas uma ciência, mas se diferenciam deles por acreditarem em reencarnação (os espíritas científicos não negam a reencarnação, mas também não afirmam sua existência, pois a consideram crença vinda de fé).

Ramatisianismo: ramo do espiritismo que segue os ensinos do espírito-guia do médium Hercílio Mães, chamado de Ramatis. Os ramatisistas, como são conhecidos, afirmam que Jesus era na verdade um anjo que servia de médium a um espírito chamado Cristo Planetário. São também vegetarianos e tem ligações com o gnosticismo e o esoterismo.

Renovação Cristã: ramo do espiritismo brasileiro que rejeita a chefia da Federação Espírita Brasileira, bem como o kardecismo. Autodenominam-se também como Grupo Espírita Bezerra de Menezes.

Alegam que o kardecismo se tornou muito sincrético e cheio de divergências doutrinárias. Apesar da oposição ao kardecismo a Renovação Cristã se reúne em centros e aceita a comunicação com os espíritos.

Roustainguismo: doutrina criada por João Batista Roustaing, um advogado francês contemporâneo de Allan Kardec. Aceitam as crenças do kardecismo ortodoxo, mas acreditam que Jesus não veio em corpo físico à Terra, mas apenas como espírito.

O Roustainguismo se espalhou principalmente no Brasil chegando a entrar em choque teológico com o kardecismo. Bezerra de Menezes simpatizava com a doutrina a ponto de levar vários roustainguistas à Federação Espírita Brasileira. No entanto acabaram perdendo força na FEB e praticamente se extinguiram.

Ubaldismo: ramo do espiritismo baseado nos ensinos do médium italiano Pietro Ubaldi que chegou a morar alguns anos no Brasil. Seus seguidores o consideram a reencarnação de São Pedro. O ubaldismo é panteísta, mas admite a reencarnação.

Umbanda: ramo do espiritismo surgido no Brasil no começo do século 20. Reúne crenças africanas, oriundas do candomblé, do kardecismo e do catolicismo. Assim como os kardecistas crêem na reencarnação, possuem médiuns que normalmente usam roupas próprias de cunho sacerdotal e praticam a caridade, embora venerem também os deuses, ou orixás, do candomblé.

http://www.forumespirita.net/fe/artigos-espiritas/livro-diz-que-espiritismo-esta-dividido-em-diversas-seitas/#ixzz1tetQzURx





A Fraternidade Ramatisiana "Hercílio Maes", localizada na Unidade Educacional I das Faculdades Integradas "Espírita", realiza trabalhos cuja finalidade é o tratamento e o apoio espiritual a pessoas da comunidade que estejam passando por problemas pessoais - baixa autoestima, desemprego, doenças etc. Os atendimentos são gratuitos e abertos a toda a comunidade.

História da Fraternidade Ramatisiana "Hercílio Maes":

A Fraternidade Ramatisiana “Hercílio Maes” foi fundada pelo professor Octávio Melchíades Ulysséa, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho do médium curitibano Hercílio Maes, que estudava e difundia o pensamento de Ramatis.

Contra-Ponto da Fraternidade Ramatis de Curitiba

“Portanto, repudiamos o adjetivo “ramatisianos”, dado que “Ramatisianismo”, enquanto seita ou doutrina religiosa, simplesmente não existe; em seu lugar, nos conceituamos “espiritualistas universalistas”, profundamente envolvidos em estudos e práticas lastreados na visão e ensinamentos espirituais de Ramatís, buscando a integração dos conhecimentos iniciáticos do Ocidente e do Oriente.

Nesse aspecto, particularmente, nossa Fraternidade se interessa por estudos e práticas originários de doutrinas filosóficas e religiões espiritualistas como o Budismo, a Teosofia, a Umbanda, a Filosofia Yoga, a Fraternidade Branca e o Rosacrucianismo, entre outras...”


- http://www.fraternidaderamatis.org/novo/a-fraternidade/35-conteudo-geral/49-diretrizesdacasa.html








RAMATIS

Ramatis, Ramatís, Rama-tys ou Swami Sri Rama-tys é o nome atribuído por médiuns de diversos países a um espírito que seria o autor/inspirador de dezenas de obras escritas por eles. Hercílio Maes, América Paoliello Marques, Maria Margarida Liguori, Wagner Borges, Norberto Peixoto e Dalton Roque são alguns dos que afirmaram ou afirmam comunicar-se com Ramatis. O conjunto das obras atribuídas a ele representa a principal fonte bibliográfica e ideológica do espiritualismo universalista.


Histórico

Sua última encarnação teria sido na Indochina do século X d.C., segundo o médium Hercílio Maes. À época, teria sido instrutor em um santuário iniciático, falecendo ainda cedo. Em vida no século IV teria participado dos acontecimentos narrados no poema hindu Ramaiana. Segundo o médium Wagner Borges, o nome Ramatis homenageia dois personagens do Ramaiana: Lord Rama e sua esposa Sita. Também segundo Wagner Borges, Ramatis não teria nascido na Indochina, mas na Índia, por suas características hinduístas.


Doutrina

Para seus discípulos e admiradores, Ramatis coordena a "Fraternidade da Cruz e do Triângulo", equipe extrafísica de espíritos oriundos do cristianismo e das tradições religiosas do Oriente, comprometida em difundir síntese do conhecimento contido nas doutrinas religiosas e espiritualistas ocidentais e orientais, a fim de promover a integração da humanidade em torno de valores éticos e cosmoéticos em comum e a expansão dos horizontes conscienciais planetários.

O convite ao autoconhecimento assim como a conscientização do ser humano em relação ao seu habitat são conceitos sistêmicos igualmente abordados por Ramatis além dos temas pré-encarnação e os cidadãos do terceiro milênio. Nos últimos anos, Ramatis também teria se dedicado ao esclarecimento sobre o tema da umbanda e apometria através de diversas obras psicografadas por Norberto Peixoto e alguns artigos de Dalton Roque espalhados na internet.

O grupo universalista Voadores, ligado à Fraternidade da Cruz e do Triângulo, reúne alguns dos médiuns citados e também atribui a Ramatis a sua fundação e coordenação. Existem vários grupos de discussão e news de adeptos e admiradores de Ramatís, assim como inúmeras comunidades no orkut.

A Fraternidade Ramatis Hercílio Maes foi fundada pelo Diretor Geral da Unibem, professor que alega ser médium, Octávio Melchíades Ulysséa, para continuar o trabalho de Hercílio Maes, após sua morte, em Curitiba - PR.

O professor Ulysséa freqüentava a casa de Hercílio e dele era amigo. Disponibilizou dentro da Unibem (também referida como FIES - Faculdades Integradas "Espírita") local e infra-estrutura para o grupo simpatizante coordenado pelo sr. Epaminondas. Em novembro de 2007 através da iniciativa de um integrante desta fraternidade, seu membro Dalton Packer produziu um DVD com cerca de 15 minutos sobre a vida de Ramatís. Está agora desenvolvendo um outro trabalho sobre a vida de Hercílio Maes.

O repertório de estudos que teriam contado com a orientação do espírito de Ramatis se caracteriza pelo ecletismo, ao versar acerca de temas variados, tais quais fanatismo, ecumenismo, universalismo, espiritismo, teosofia, hinduísmo, cosmoética, transição planetária, conscienciologia, projeciologia, apometria,umbanda, ufologia, vegetarianismo, esperanto, câncer, tabagismo, alcoolismo, bioenergias, magia negra, chacras, mediunidade, projeção da consciência (viagem astral), autoconhecimento, leis do carma, projeto reencarnatório, suicídio, sexo, procriação, futuro do Brasil e da Terra, Jesus e profecias bíblicas.
Médiuns diversos

    Em função da proposta universalista de Ramatís, os médiuns que psicografam suas obras possuem perfis diferenciados, mesclando influências do esoterismo, do hinduísmo, da umbanda, da doutrina espírita, da Conscienciologia, da Projeciologia e do espiritualismo laico e temporal.

    Os distintos perfis de seus médiuns e a mediunidade inspirativa (não-mecânica) de muitos deles fazem com que possuam, muitas vezes, opiniões diferentes sobre mesmas temáticas e controvérsias conscienciais.

    Para que se tenha visão abrangente do pensamento de Ramatis é necessário comparar o conteúdo das obras escritas por seus médiuns e extrair desse cotejo pontos de convergência. As semelhanças residem no discurso do espiritualismo universalista, na abordagem de questões pouco discutidas na literatura espiritualista (ou na expressão de enfoques e pontos de vista pioneiros) e na invocação de princípios éticos universais. As diferenças radicam na simpatia ou antipatia por profecias apocalípticas, nos distintos estilos literários (mais coloquiais ou mais formais), áreas temáticas de especialização e no grau de proximidade do espiritualismo laico ostentado por cada médium.

Obras sob alegada orientação de Ramatis e datas de suas primeiras edições

Obras psicografadas por Hercílio Maes


> A Vida no Planeta Marte e os Discos Voadores (1955)
> Mensagens do Astral (1956)
> A Vida Além da Sepultura (1957; autor espiritual principal: Atanagildo)
> A Sobrevivência do Espírito (1958; autor espiritual principal: Atanagildo)
> Fisiologia da Alma (1959)
> Mediunismo (1960)
> Mediunidade de Cura (1963)
> O Sublime Peregrino (1964)
> Elucidações do Além (1964)
> A Missão do Espiritismo (1967)
> Magia de Redenção (1967)
> A Vida Humana e o Espírito Imortal (1970)
> O Evangelho à Luz do Cosmo (1974)
> Sob a Luz do Espiritismo (1999; obra póstuma)
> Ramatis - Uma Proposta de Luz (2003; seleção de trechos das obras anteriores)


Obras psicografadas por América Paoliello Marques


>. Brasil, Terra de Promissão (1973 ou 1974)
>. Jesus e a Jerusalém Renovada (1980)
>. Viagem em Torno do "Eu" (2006; obra póstuma)

  Nota: os livros Mensagens do Grande Coração (1962 ou antes), psicografado por América e Wanda B. P. Jimenez, e Evangelho, Psicologia, Ioga (1995), coletânea de estudos subsidiários de palestras de América e considerados inspirados por Espíritos, também contêm textos de Ramatis.

Obras psicografadas por Maria Margarida Liguori

< Momento de Reflexão - Vol. 1 (1990)
< Momento de Reflexão - Vol. 2 (1993)
< Momento de Reflexão - Vol. 3 (1995)
< O Homem e o Planeta Terra (1998)
< O Despertar da Consciência (1999)
< Em Busca da Luz Interior (2001)
< Jornada de Luz (2001)


Obra psicografada por Wagner Borges

-- Viagem Espiritual I (1993; co-autores espirituais: Yogananda, Rama e Aïvanhov)

Obra psicografada por Beatriz Bérgamo


+ Gotas de Luz (1996)

Obras psicografadas por Márcio Godinho


* As Flores do Oriente (2000)
* O Universo Humano (2001)
* Resgate nos Umbrais (2007)
* Travessia para a Vida (2007)

Obras psicografadas por Norberto Peixoto

- Chama Crística (2001)
- Samadhi (2002; co-autora espiritual: Vovó Maria Conga)
- Evolução no Planeta Azul (2003; co-autora espiritual: Vovó Maria Conga)
- Jardim dos Orixás (2004)
- Vozes de Aruanda (2005; co-autor espiritual: Babajiananda)
- A Missão da Umbanda (2006)
- Umbanda Pé no Chão (2008)
- Diário Mediúnico (2009)Obra de Hur-Than de Shidha
- O Astro Intruso e o Novo Ciclo Evolutivo da Terra (2004)

Obras de Dalton Campos Roque & Andréa Lúcia da Silva

- O Karma e Suas Leis (2004)
- Estudos Espiritualistas - Desvendando os Caminhos (2007)

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Observação de MÉDIUM.: Veja que somente com o médium Norberto Peixoto o Mestre Ramatis fala sobre a Umbanda.