Sobre as oferendas há várias dúvidas que precisamos e devemos questionar com os guias espirituais e com outros terreiros para unificar as informações e fazer da Umbanda uma religião de respeito e preservação da natureza.
Estudar várias alternativas para evitar sujeiras na natureza e nas praias é um dever de cada umbandista e, repassar essas informações para outros, além de ajudar no desenvolvimento e evolução da Umbanda, ajuda a evidenciar para a sociedade o bem que faz nossa religião, quebrando o preconceito de macumbeiros que emporcalham tudo.
O intuito deste texto é lançar algumas questões e colocar algumas respostas, com base em estudos e fundamentos da Umbanda, sem querer ofender ou quebrar rituais já consagrados em alguns terreiros, mas tentar mudar a linha de pensamento daqueles que acreditam que uma oferenda deve ficar na natureza até apodrecer e que os orixás são comerciantes de benfeitorias divinas.
Sobre as oferendas, vamos começar a discussão.
- Ao baixar a oferenda e acender as velas, devemos esperar alguns minutos, horas, dias ou semanas?
- Há a necessidade de deixar a oferenda na natureza?
- Há a necessidade de a oferenda possuir itens cortantes como vidros e facas?
- A oferenda precisa possuir grande quantidade de itens?
- Velas e charutos precisam ficar acesos o tempo todo?
- O que influencia o axé se fizer uma oferenda de uma maneira ou outra?
Talvez a pergunta que possa ajudar nas respostas das outras acima é:
- O Orixá ou Guia que está recebendo a oferenda irá fazer o quê com o material ofertado?
Precisamos separar as coisas antes de começar a responder.
Se a intenção de fazer a oferenda é a troca de favores como algo do tipo “estou te entregando isso, mas quero que me ajude com aquilo”, temos de ter em mente que o Orixá ou Guia não trabalha como mediador de Deus a ponto de se tornar um mercantilista.
Oferenda não é negociável. Não é pagamento. Não é chantagem. Não é súplica. Não é pedido desesperado.
Uma oferenda é sinal de nosso respeito pelas Entidades Espirituais e Orixás. Oferenda é o direcionamento de nosso axé material [ magnetismo físico, emocional e mental ], juntamente com o axé [ elemental ] das frutas, flores, bebidas, fumaça e fogo, aos nossos protetores, e acima de tudo, é nosso [ serve para o- ] fortalecimento de fé, que nos liga com o Orixá que [ a quem ] estamos ofertando.
A oferenda deve ser entregue em dias específicos, de preferência com outros membros do terreiro, para que todo o material fique concentrado em um determinado ponto da natureza, evitando bagunça e transtornos para os seres e Elementais que habitam o local [ que é um Ponto de Força, portanto... ] Sagrado.
O Orixá ou Guia que está recebendo a oferenda, teoricamente não fará nada com o material que está recebendo, pois Ele(a) se vale da intenção e fé daquele que o reverencia.
[ Orixás, os Ofanins Divinos, não precisam dos elementos das oferendas, sejam de que espécie forem, pois o que conhecemos dos e por elementos vem dEles. Já os Guias poderão, sim valerem-se dos fluidos astais dos elementos em favor do filho de fé, principalmente os Guias da Esquerda.]
Ao depositar sua fé no preparo e manuseio dos elementos da oferenda, o filho de fé se liga mentalmente com o Orixá, criando um vinculo de respeito [ e abertura, aceitação ]. Ao oferecer frutas, flores, bebida e fumo, o filho de fé emite sua energia corporal [ que não é só o físico ] para esses materiais, que se fundem com as energias dos mesmos, aumentando o axé da oferenda. Ao oferecer velas, a energia do fogo intensifica a energia [ concentração e disposição psicológica e ] da oferenda.
É esse axé contido na oferenda que é recebido e trabalhado pelos ( ...) [ Guias, trabalhadores da luz ].
Ora, se a fé daquele que está ofertando for sincera, basta ele entregar a oferenda, fazer uma oração, apagar a vela e recolher tudo, pois o axé da oferenda e da vela já foi recebido pelo Orixá, e o material dessa oferenda pode ser repartido por todos os membros do terreiro para ser consumido normalmente. Não há a necessidade de deixar o material na natureza, pois o Orixá ou qualquer entidade de luz não vai utilizar mais nada daquilo, e esse material, se deixado ali, servirá como atrativo para moscas, insetos peçonhentos, etc., além de sujar o nome da Umbanda, afastando-a de sua verdade, que é respeito e preservação da natureza.
Não é necessário utilizar produtos cortantes (e mesmo que queira utilizar facas ou tridentes para Exu, tudo deverá ser retirado posteriormente), a oferenda não precisa ficar horas sujando a natureza (a oferenda pode ficar ali durante um ritual, caso seja realizado, e retirado ao final do mesmo), e velas e fumo não precisam ficar acesos até que terminem.
A Umbanda é feita de simplicidade. São os encarnados que complicam e dificultam tudo.
Discussão sobre oferendas
Por: Newton Carlos Marcellino
Críticas e sugestões: newton.utf@gmail.com
Por: Newton Carlos Marcellino
Críticas e sugestões: newton.utf@gmail.com
Contiua...
NOTA: O texto recebeu algumas pequenas correções, mas apena para por em letra maúscula onde se fazia necessário. Já os destaques e o que entre colchetes são de BHAKTI