Aquele que, com fé firme, adora-me em seu coração, simplesmente como pode compreender-me, esse me é querido e santo.
Mas quem me compreende como o Eterno, o Anônimo, o Imanifesto, o Inconcebível, o Supremo, não limitado de forma alguma, o Infinito, quem me adora desse modo e, contudo, vê a minha presença em todos os seres e, praticando o bem, vive alegremente, esse acabará por unir-se a Mim.
Entretanto, difícil é este caminho para os que procuram encontrar o Imanifesto por meio de um amor afetivo. Difícil é este caminho para os que vivem ainda em corpo carnal.
Mas quem, de coração puro, se voltar para Mim e em meu nome fizer tudo quanto costuma fazer, quem renunciar a si mesmo e dia e noite, firmado em Mim, me servir, esse será salvo por Mim do tempestuoso mar da existência, desse inconstante mundo do nascer e do morrer, porque buscou refúgio em Mim.
Por isto, volve para Mim teu coração, apreende-me com toda a tua vontade, repousa em Mim o teu espírito e encontra em Mim a tua felicidade.
Mas, se não fores capaz de Me atingir em tão grande altura, se tua mente te levar às baixadas, filho da terra, por seres fraco demais para esta doação total, então, procura seguir o caminho menos árduo do amor afetivo.
Se nem desse amor fores capaz, adora-Me com tuas atividades. Se só a Mim dedicares as tuas atividades, também atingirás a meta da perfeição. Se mesmo disto fores incapaz, refugia-te em Mim, renunciando aos frutos do teu trabalho e serve-Me com perfeita humildade.
Verdade é que o saber espiritual é maior que o fazer material, porém, maior que ambos, é o Amor Integral e isso requer total desapego.
Quem a tudo renuncia por amor está perto da meta final. Quem não quer mal a ser algum e, liberto do ódio e do egoísmo, é bom para com todas as criaturas está perto da meta final.
Quem permanece fiel a si mesmo, no prazer e no sofrimento, sempre sereno e paciente, quem tem fé em Mim e vontade reta, quem controla o coração e mantém a mente fixa em mim, e se consagra inteiramente a Mim, com reverência e amor, esse é querido por Mim.
Quem a ninguém ofende neste mundo, nem se sente ofendido por ninguém, mas paira acima do gozo e da dor, liberto da cólera e do temor, esse é querido por Mim.
Quem é sereno e equilibrado, diante do amigo e do inimigo, imperturbável diante dos elogios e das ofensas, do calor e do frio, da alegria e do sofrimento, livre de toda escravidão, esse é amado por Mim.
Porém, o mais querido de todos é aquele que Me ama acima de tudo, aquele cuja vida é amor, a esse amo acima de tudo e o alimento com Meu Amor.
EU SOU AMOR UNIVERSAL.
(KRISHNA - BAGAVA GITA.)