PERGUNTA:
- O Que é Orixá de Cabeça?
RESPOSTA:
É o Orixá de Frente. Na Umbanda, costuma-se dizer que uma pessoa é de um determinado Orixá, referindo-se ao Orixá de Frente. O Orixá de Cabeça corresponde à energia fundamental da atual encarnação do indivíduo, imprimindo-lhe características mais marcantes em sua personalidade. Veja que eu disse personalidade, não natureza, cujas caracteríticas vem do Orixá Ancestral que é sempre o mesmo em qualquer e todas as encarnações.
O Orixá de Frente é aquele que rege o chacra frontal, e o Sentido regido por Ele é o que está regendo o indivíduo encarnado em evolução.
PERGUNTA:
- O Que Quer Dizer Juntó?
RESPOSTA:
- O Juntó ou Adjuntó é o Orixá que acompanha o Orixá de Frente,
( adjuntó é o mesmo que ad-junto. Vem do latim- quer dizer : junto de; ao lado de; adicionado a...), formando com Ele, nornalmente um casal. O comum é formar-se casais, contudo, issa não é uma regra absoluta. Sabe-se que há excessões, embora sejam raras.
O Sentido regido pelo Orixá de Frente nos diz o que viemos fazer, e o sentido regido pelo Orixa Juntó nos diz como devemos fazer.
Veja na ilustração a seguir a posição do Orixá Ancestral, o de Frente e o Adjuntó, na constituição do indivíduo:
>> Orixá Ancestral Dominante: no alto da cabeça;
>>Orixá Ancestral Recessivo: em vermelho, na base;
>>Orixá de Frente: na testa e
>> Orixá Adjuntó, ou Juntó: na parte de trás da cabeça, em linha reta com o de Frente, formando uma cruz lateral.
Considerando que na ilustração o indivíduo é um homem, os Orixás no alto da cabeça e fronte são masculinos, e os Orixás na base e atrás da cabeça são femininos. Se fosse uma mulher seria o inverso.
PERGUNTA
O que é um Orixá Universal e um Orixá Cósmico? Qual a diferença?
RESPOSTA
A diferença está no que significa cada um destes termos.
Universal é aquilo que por natureza tem vibração irradiadora, ou seja, é imanente com polaridade positiva, não há esforço
( movimento) para que isso ocorra. Apenas flui de forma passiva, independente de comando.
Cósmico é aquilo que por natureza tem vibração concentradora, ou seja, é absorvente com polaridade negativa, há esforço (movimento) para que isso ocorra. Atrai e é atraído por ou para algo externo.
Quando dizemos que um Orixá é Universal, estamos informando que Ele atua de forma passiva na Criação Divina.
Vamos a um exemplo:
Tomemos os dois primeiro Tronos, o da Fé e o do Amor.*
O Trono da Fé é Regido por Oxalá, Orixá masculino passivo. Sua polaridade é positiva, e porque a Fé irradia-se todo o tempo e o tempo todo, sem que algum dispositivo a acione, Oxalá , que é em Si mesmo a Fé, é um Orixá Universal.
O Trono do Amor é Regido por Oxum, Orixá feminino passivo. Sua polaridade é positiva, e porque o Amor irradia-se todo o tempo e o tempo todo, sem que algum dispositivo o acione, Oxum, que é em Si mesma o Amor, é uma Orixá Universal.
Agora, evoquemos a imagem de Jesus ( sem clichê!): O que ocorre? Todo o nosso ser é imediatamente inundado por uma fé
( inexplicável? ) e um imenso amor, sem que haja nada além da simples evocação. Saiba que Jesus é um ser equilibrado nos Sentidos da Fé e do Amor, por isso esses dois Sentidos fluem naturalmente, sem esforço, através Dele.
Mas esses mesmos Tronos tem cada um sua outra polaridade, o seu complemento.
Um ser inundado de pura Fé e Amor permaneceria parado se não houvesse por onde, ou como fluir.
Então, na outra polaridade do Trono da Fé está o Trono da Religiosidade e do Trono do Amor está o Trono da Renovação.
O Trono da Religiosidade é Regido por Oyá, Orixá feminino ativo. Sua polaridade é negativa e porque a Religião absorve, atrai somente quando um dispositivo a aciona, Oyá, que é em Si mesma a Religiosidade, é uma Orixá Cósmica.
O Trono da Renovação é Regido por Oxumaré, Orixá masculino ativo. Sua polaridade é negativa e porque a Renovação só ocorre quando um dispositivo a aciona, Oxumaré, que é em Si mesmo a Renovação, é um Orixá Cósmico.
A Fé e o Amor acionam a Religiosidade e a Renovação. E porque assim é, ao evocarmos a imagem de Jesus, somos inundados pela Fé e pelo Amor o que aciona em nosso íntimo o sentimento de religião e renovação, ou seja, renovação religiosa. Ainda que isso ocorra somente no nível mental, há toda uma mudança em nossa disposição e, quanto mais alimentarmos isso, mais forte e transbordante se tornará.**
FINALIDADE DA MEDIUNIDADE
PERGUNTA:
- Os médiuns que só recebem Mentores de direita e jamais dão passagem a sofredores e menos ainda a kiumbas, são mediuns mais evoluidos?
RESPOSTA:
-Jesus, um Espírito de Alta Hierarquia, quando na carne afirmou que não sãos os saudáveis que carecem de médicos, mas sim os doentes.
A mediunidade de incorporação é antes de tudo um instrumento para socorrer aqueles que, por ulguma razão precisam voltar, ainda que por alguns minutos, à carne para que consiga o desembaraço necessário nesse ponto de suas condições como espíritos em evolução.
O grau evolutivo de um médium não é determinado pelos espíritos que ele ajuda quando os incorporam, (assim como a saúde do médico não é determinada pelos tipos de doentes que ele atende), mas pelo trato desprendido, ou seja, pelos sentimentos que vibram em relação a esses espíritos.
Um médium realmente empenhado na caridade e auto-aprimoramento, com bons sentimentos, é capaz de incorporar espíritos que vem desde a mais alta hierarquia, até os das mais baixa, e de vil comportamento, sem que isso venha a desequilibrá-lo.
Se esse mesmo médium começar a vibrar sentimentos inferiores, seja em relação a si e/ou a outros, logo os Espíritos de mais alta hierarquia se afastarão.
E se ele continuar vibrando esses sentimentos, pela própria Lei das Afinidades, logo ele começará a atrair para si espíritos com vibrações semelhantes, o que aumentará sua disposição para tais sentimentos criando assim um círculo vicioso.
Desta forma, cada vez mais ele irá baixar o próprio nível vibratório até que só virão incorporá-lo os sofredores e kiumbas.
Médiuns que afirmam só recebem Guias de alta hierarquia são os que comumente estão nestas condições, pois por seus próprios sentimentos negativados somados aos de seus obsessores não admitem o que julgam ser de menos valor.
Que nenhum médium se engane, o que lhes garante sempre a assistência dos Guias verdadeiros, seja de esquerda ou de direita, é a sua doação em caridade verdadeira aos sofredores e infelizes, tanto encarnados quanto desencarnados.
Os guias incorporam exatamente com a finalidade de dar assistência aos dois lados ao mesmo tempo.
Equivocadamente, muitos pensam que caridade é só para desencarnados, se fosse assim não seria necessário o concurso da incorporação, pois do lado de cá há muito mais liberdade de ação.
Mas as razões mesmas da encarnação e o intercâmbio entre os dois lados da vida é que torna necessário a mediunudade de incorporação.
E que nenhum médium caia na burrice de pensar que nós da esquerda continuaremos a dar assistência a quem se iguala a kiumbas.
Fique certo de que é a sua própria esquerda quem primeiro irá executá-lo...Hahaha...
( Exu Tranca Ruas das Almas)
Através da médium VSL
Mas as razões mesmas da encarnação e o intercâmbio entre os dois lados da vida é que torna necessário a mediunudade de incorporação.
E que nenhum médium caia na burrice de pensar que nós da esquerda continuaremos a dar assistência a quem se iguala a kiumbas.
Fique certo de que é a sua própria esquerda quem primeiro irá executá-lo...Hahaha...
( Exu Tranca Ruas das Almas)
Através da médium VSL
+ + + + + + + + + + + + + + + +
" É pelos caminhos da caridade, do serviço do amor prestado aos espíritos sofredores que a mediunidade e os médiuns se aprimoram. Fora dessa diretriz, os fenômenos, por mais impressionantes, deixam no ar um odor de impostura, de presunção, de exibição vaidosa, alimentado por tormentosa e disfarçada fascinação."
(Divaldo P. Franco e Raul Teixeira in Diretrizes de Segurança)