O que é a crítica?
(Do grego kritiké, «juízo», pelo latim critĭca, plural neutro, «crítica; filologia»). É o juízo moral ou intelectual, o ato de censurar ou o julgamento desfavorável;
- " espírito de crítica" = tendência para sublinhar (supostos ) defeitos dos outros.
Em geral, o crítico não pode apresentar uma avaliação puramente subjetiva, mas também deve apresentar descrição de aspectos objetivos que dêem sustentação a seus argumentos, porém, dado a receptividade que encontra, acaba por nem precisar fazê-lo.
A crítica se sustenta exatamente na receptividade de quem a propaga e lhe dá credibilidade. De acordo com a credibilidade, os críticos podem alavancar ou destruir pessoas.
Daí a importância de se observar a utilidade de tal prática, pois o que o crítico não pode avaliar é a reação de quem a recebe. Esta poderá ser positiva, levando a um novo impulso, ou poderá ser negativa levando à desalentos de proporções variáveis.
Muitos que receberam e recebem muitas críticas, por vezes, passam " de vidraças a atiradores de pedras" . Este tipo de inversão de papéis é muito comum nas relações pessoais
LIDANDO COM PESSOAS CRÍTICAS
" Algumas pessoas são muito críticas. Elas têm o hábito de nos fazer sentir pequenos e culpados. Além disso, incentiva-nos a ser críticos de volta; e começamos a nos defender ou a julgar os outros - unindo-nos em seu jogo de julgar as pessoas.
Também pode ser difícil discordar de pessoas críticas, já que muitas vezes eles podem ter profunda convicção em suas crenças.
A melhor maneira de lidar com as pessoas críticas é em não desafiá-las diretamente, mas, permitir-lhes seguir o seu caminho, enquanto mantemos a nossa abordagem tranquila.
Não se preocupe em ter a última palavra ou defender-se. Se eles estão realmente fazendo críticas injustas de amigos ou sobre você, você sempre pode apontar para as boas qualidades. Mas, é improvável que você mude a natureza da pessoa, por isso não espere muito."
( TEJVAN )
http://www.srichinmoybio.co.uk/blog/
.