2012-06-15

Sete passos para superar o controle do ego



ocios_do_oficio_by_mathiole

“O ego precisa de alimento e proteção o tempo todo. Tem necessidade de se identificar com coisas externas, como propriedades, status social, trabalho, educação, aparência física, habilidades especiais, relacionamentos, história pessoal e familiar, ideais políticos e crenças religiosas.

Só que nada disso é você. Levou um susto? Ou sentiu um enorme alívio?” (…)

“Mais cedo ou mais tarde, você vai ter que abrir mão de todas essas coisas. Pode ser difícil de acreditar, e eu não estou aqui pedindo a você que acredite que a sua identidade não está em nenhuma dessas coisas.” (O Poder Do Agora, Eckhart Tolle)


Excelente o artigo “O que é ego” de Fabian Dias publicado no Jornal Lumiére. Fabian Dias aponta sete passos para superar o controle do ego segundo o Psicoterapeuta Wayne W. Dyer.

Segundo Wayne W. Dyer existem sete passos para superar o controle do ego. São eles:

1 – Pare de se sentir ofendido

É o ego no controle convencendo você que o mundo não deveria ser como é. Quem se sente ofendido é a máscara, é o ego, a sua Essência Divina jamais se ofende. Ficar ofendido cria o mesmo tipo de energia destrutiva que, a princípio, o feriu, e leva a agressão.

2 – Abandone “O querer vencer”

O ego nos divide entre ganhadores e perdedores. Você não se resume às suas vitórias e conquistas. Não há perdedores num mundo onde compartilhamos da mesma fonte de energia, existem apenas experiências, e estas servem para o nosso aprendizado e crescimento. Quando paramos com a necessidade de vencer estamos nos colocando numa posição de observador, percebendo e apreciando tudo sem a necessidade de “troféus”. Esteja em paz.

3 – Abandone “O querer estar certo”

O ego impulsiona a julgar e querer estar certo, sendo a raiz de muitos conflitos. Ao deixar de querer estar certo, você fortalece a sua conexão com a Fonte.

4 – Abandone “O querer ser superior”

É bem recomendável nos concentrarmos em ser melhores do que fomos, do que em sermos melhores do que os outros. Quando projetamos sentimentos de superioridade, estamos fortemente nos identificando com o ego.

5 – Deixe de querer ter mais

A palavra preferida do ego é “mais”, nunca está satisfeito, nunca é o suficiente. Já estamos “lá”, quando percebemos que ao eliminarmos a necessidade de “mais” as coisas chegam até você no momento exato, nem um segundo atrasado nem um segundo adiantado, sempre no momento exato. Nesse estado você permite que a abundância lhe banhe, você se alinha com a Fonte e deixa a energia fluir.

6 – Abandone A idéia de você baseado em seus feitos

O ego lhe faz acreditar que você é o que você realiza. Você não é esse corpo físico e seus feitos. Tudo emana da Fonte. Você e a Fonte são um só! Quanto menos apego a seus feitos e realizações, mais paz e gratidão, maior a conexão com o Divino.

7 – Deixe sua reputação de lado


A reputação existe na mente dos outros, você não tem controle sobre isto. Conecte-se com o coração e deixe fluir a beleza do Divino que vem de dentro de você. O caminho é sempre interno, buscando fora estamos nos afastando cada vez mais da nossa Essência.

Leia o artigo completo “O que é ego” de Fabian Dias publicado no Jornal Lumiére


Por: Vilma