Por volta dos anos 600 A.C., sob os olhos ardentes de Sanat Kumara, Cristo recebeu a terceira iniciação, tornando-se o líder da Hierarquia Planetária, se tornando assim, para a humanidade, a imagem perfeita de Deus.
Nos Ensinamentos do Saber Imemorial, podemos reconhecer que Cristo possui, pelo menos, cinco aspectos diferentes, ou significados:
1- O Cristo interior, que se refere à “glória interior” de alguém, a alma humana.
2- O Cristo histórico. O Cristo histórico veio ao planeta para construir, na alma da humanidade, um ser protótipo, um homem e uma mulher ideais que seriam exatamente o que estava na mente de Deus.
3- O Cristo, Cérebro da Hierarquia. Cristo, neste aspecto, é um nome considerado como um título ou função. Quando o chefe atual da Hierarquia atual supera a Si mesmo e se encaminha para um posto mais importante, Aquele que O substituirá, também será chamado de “o Cristo”. O Chefe da Hierarquia não pertence a nenhuma religião, mas a todas as religiões, para toda humanidade.
4- O Cristo Cósmico, a alma do Universo. O Cristo Cósmico pode ser reconhecido como o elo situado entre a matéria e o espírito. O Cristo cósmico é, não só a ponte entre a Hierarquia e a humanidade, mas também a ponte entre a Hierarquia e Shamballa.
5- Existe também o termo Consciência de Cristo, que se refere à consciência no Plano:
" O Cristo Aquariano, tendo Se aperfeiçoado mais posteriormente durante a revelação da Era de Peixes, servirá ao Universo como uma imagem do Ímã Cósmico, no momento em que penetra o Aquário dos Maiores e Menores Zodíacos.
Além disso, presume-se que, em algum momento durante seu reinado de 2.500 anos, quando Ele penetrar o zodíaco inferior, é quando a Lei de Divisibilidade será, provavelmente, implementada, levando um Aspecto do Cristo Cósmico a encarnar nos três mundos.”2
O Senhor Maitreya. Quanto ao reaparecimento, a Agni Ioga se refere ao Tempo de Maitreya: Mestre M. diz: “Maitreya está vindo, brilhante com todos os fogos. Seu Coração está iluminado com a compaixão pela humanidade indigente. Seu Coração está iluminado pela afirmação dos Novos Mandamentos. A era de Maitreya é a Era do Coração! "
O Cristo, quando encarnar, muito provavelmente se destacará em muitas partes e estará onde quiser estar. Esta se denomina a Lei de Divisibilidade, termo usado na Agni Ioga que significa um espírito altamente desenvolvido – alguém capaz de entrar em contato, ao mesmo tempo, com várias pessoas em vários grupos, em várias localidades.
Por exemplo, um Mestre pode ser visto em diversos grupos ao mesmo tempo. Ele pode até estar em planos diferentes servindo e ensinando em níveis diferentes para resolver as diversas necessidades das pessoas. Ele pode realizar tarefas em lugares diferentes ao mesmo tempo. Ele imprime suas imagens no espaço, e assim por diante."
Gostaria de modificar o texto para: O Cristo Aquariano magnetizará as pessoas que estiverem imbuídas com os princípios da Era Aquariana: “No campo da humanidade, as pessoas que forem sensíveis à primeira onda de energia serão Seus discípulos e Iniciados.
Estas são as que possuem uma consciência purificada e são considerados como as “células” mais sensíveis e receptivas no corpo do Cristo Aquariano. Uma célula receptiva significa ser tão perfeita quanto é possível ser e estar livre do ódio, do ciúme, da vingança, da ambição e do sentido de separação.”3
Se aceitarmos o fato de que o Cristo, o cérebro da Hierarquia, na Era Aquariana servirá o Universo como uma imagem do Ímã Cósmico; então, cada vez que nos alinharmos ao Ímã Cósmico – o Centro de Amor – em nossas meditações, nos tornaremos mais magnetizados e imbuídos com esta energia ardente. O Imã Cósmico é o Centro de Amor – o Centro do Coração do Universo. Helena Roerich nos diz que a morada do Ímã Cósmico circunda a constelação de Orion. ( Cristo, Seu Reaparecimento, e o Avatar da Síntese. )
O Cristo Se expressou como Jesus. Mas não é Jesus que reaparecerá, mas sim Cristo, o líder da Hierarquia, Que está vindo. E o Avatar da Síntese Se expressará através de Cristo. Este é o mistério dos Avatares. Quando Cristo se expressava através de Jesus, Ele era o Avatar. O Avatar é o revelador. A revelação está chegando através Dele.
Jesus era tão purificado e desenvolvido que se tornou capaz de transferir a voltagem elevada da energia do Cristo. Nesta Nova Era Cristo vai expressar o Avatar de Síntese, Que é uma Entidade poderosa.
E porque o Avatar de Síntese está vindo de origens extra-planetárias, o Logos Planetário penetrará a aura Dele. Cabe à Hierarquia reconhecê-Lo, assim como a humanidade deve reconhecer o Cristo.
O Ensinamento indica que o Avatar de Síntese virá como a encarnação do Sétimo Raio e está ligado à Grande Morada de Sírius, que está situada fora de nosso sistema solar. Sua influência, claro, já está se aproximando, como se percebe através deste grupo.
O Mestre Tibetano diz que este Avatar não pode se aproximar além do Plano Cósmico Mental. Todavia, Ele projetará sua imagem ao nosso plano Mental Superior. Como um Avatar Cósmico, o Avatar da Síntese não descerá abaixo do Plano Cósmico Mental. Entretanto, Ele pode projetar Sua imagem para o plano mental. Quem quiser contatá-Lo precisa estar vivendo, conscientemente, no plano mental.
Aos poucos, estamos percebendo a influência da síntese no mundo e as perturbações que ela está causando; por exemplo, a crise financeira global. Entretanto, a União está se tornando mais visível. (...)
Esta união se revelará aos poucos; as divergências externas desaparecerão. Muitas pessoas estão trabalhando a favor da união porque o Avatar da Síntese está abrindo os centros sintetizadores em cada ser humano. As pessoas que se opuserem a esta idéia de união serão vagarosamente eliminadas da arena da vida.
O que está fazendo o Avatar de Síntese? Ele está tentando passar para a humanidade a única salvação possível, que é através da síntese – através da harmonia, compreensão, união, fraternidade e cooperação. Ele está no plano mental inspirando a todos nós.
Se vocês observarem com cuidado, reconhecerão os artigos de pessoas que estão em sintonia com o Avatar de Síntese; os políticos, educadores, psicólogos, médicos e cientistas esclarecidos – falam esta língua. Eles falam em termos de “união.” Pode-se vê-la em grupos, como o nosso, o Serviço Mundial Intergrupal. Entretanto, estes grupos ainda estão na fase embriônica.
O Avatar de Síntese trabalha através da Hierarquia como um todo, e especificamente através do Cristo, o Manu e o Mestre Morya, Que formam... um triângulo de energias no qual (e através do qual) a energia do Avatar de Síntese possa jorrar, encontrando a direção certa sob Seus (deles) esforços combinados. 5
Mestre Tibetano diz que o Grande Avatar de Síntese transmitirá a energia de Síntese. Ele acha que Cristo será o representante do Avatar de Síntese e atuará como Seu Agente transmissor.
A força de Shamballa, a força de Touro, combinadas com muitas outras forças, está pavimentando o caminho para o reaparecimento de Cristo. No livro Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, lemos: “O reaparecimento do Grande Senhor... datará de um festival Wesak no qual um mantram (só conhecido dos que alcançam a sétima Iniciação) será pronunciado pelo Buda, liberando assim a força, e habilitando Seu Grande Irmão a cumprir sua missão."
Daí o reconhecimento gradual do festival Wesak, e seu verdadeiro significado no ocidente é desejável e será oferecida a todos a oportunidade de se colocarem no nível desta força, e assim se vitalizarem por meio dela e conseqüentemente acessíveis para realizar o serviço.
A reação mencionada acima será também possível através da pressão usada para gerar as crianças dos dias de hoje, pois muitas delas são discípulas e algumas são iniciados. Elas vieram para preparar o caminho para a vinda dos Pés Dele.” 6
A Mãe do Mundo exerce uma função no reaparecimento do Cristo? Acho que todos nós deveríamos concordar com isto. A Estrela da Mãe do Mundo é o planeta Venus. Em 1924, durante um período curto, este planeta chegou invulgarmente perto da Terra.
Muitos movimentos femininos surgiram por causa destes raios poderosos. Em Junho de 2004, Venus passou diretamente na frente do disco do sol. Isto acontecerá outra vez em Junho de 2012 e 2117.
(...)
Vou repetir o que disse antes, como um fechamento para esta mini-palestra: O Cristo Se expressou como Jesus. Não é Jesus, mas o Cristo Que está vindo, e o Avatar de Síntese vai se expressar através de Cristo e o Logos Planetário penetrará a aura Dele. Quando Cristo estava se expressando através de Jesus, Ele era o Avatar. O Avatar é o que revela. A revelação está vindo através Dele.
Joleen Dianne Dubois
- Joleen D. Dubois,
Sunday Talks on the Ageless Wisdom ,
Volume 3: (Palestras Dominicais sobre o Saber Imemorial) ,
Volume Três: O Discipulado e o Progresso Humano (Prescott, AZ: White Mountain Education Association, 2008), p. 191