2014-04-22

OS CAMINHOS DA PAZ INTERIOR









Os profetas das Mitologias anteriores a Cristo compreendiam o Ser Humano como algo insignificante e desprezível diante das suas Divindades. Esse conceito foi questionado por Sócrates na Grécia, por Buda na Índia e por Cristo na Palestina.

Tanto os profetas do Antigo Judaísmo quanto os das demais mitologias dessa época, costumavam imolar animais às suas Divindades e aspergiam sangue sobre seus altares pois entendiam que somente o Sacrifício de Sangue podia acalmar a Ira Divina contra a HUMANIDADE.

Enquanto a didática de Sócrates e Buda eram mais sofisticadas e filosóficas, a didática de Cristo era mais direta e coloquial, pois Jesus ensinava por Metáforas Populares, como na história do Filho Pródigo, que eram parábolas de linguagem coloquial muito conhecidas por todas as classes sociais da palestina.

Cristo se contrapôs ao Teocentrismo Sacerdotal cultivado pelos fariseus e chefes das sinagogas e revolucionou os Conceitos Espirituais da Humanidade, mostrando-nos que Deus, não é irado, vingativo nem punitivo... E pouco se importa com os ritos e dogmas da Humanidade...

Falou-nos de um Pai de Infinito Amor, rico em Perdão e Misericórdia que sabe nos dar boas coisas antes mesmo que lhe peçamos, e se manifesta nas pessoas que buscam SIMPLICIDADE DE PROPÓSITOS e PUREZA DE CORAÇÃO.

Os Ensinamentos de Cristo colocam o SER HUMANO, como participante decisivo na IMPLANTAÇÃO do REINO DE DEUS sobre a Terra, mostrando-nos que esse Reino Vive dentro de cada um de nós, e deve ser exercitado e expandido, para o auxiliarmos na sua Missão de Instaurar o Reino de Deus entre os HOMENS.

Os ricos e imorredouros ensinamentos de Cristo se expandiram pelo Planeta formando inúmeras vertentes religiosas que vão além das religiões cristãs, pois Maomé, o Pai do Islamismo considerou Jesus Cristo como o MAIOR entre os Profetas, e incluiu os seus ensinamentos no Alcorão.

Mahatma Gandhi, célebre praticante do Hinduísmo considerou o Sermão da Montanha do Mestre Jesus, como a ESSÊNCIA e o RESUMO de todos os Livros Sagrados da Humanidade.

A Mensagem de Cristo é Antropocêntrica. Coloca o SER HUMANO, como personagem importantíssimo nos Desígnios de DEUS, para transformar a Terra num paraíso, onde as VIRTUDES HUMANAS se sobreponham à nossa pequenez.

"Fareis obras iguais ou maiores que as minhas se entenderes as minhas palavras" Se tiveres fé do tamanho de um grão de mostarda movereis montanhas" " Dai a Deus o que é de Deus e aos Governantes Humanos o que é deles" "Quem acredita e mergulha na sua fé será salvo. Mas quem não acredita se auto condena" "Tudo é possível a quem acredita" "Toda a Lei de Deus se resume em amar a Deus e ao Próximo" "Perdoe, 490 vezes" "Faça pelo outro o que quer que te façam e nunca faça a ninguém o que não queres pra ti" "Tudo o que o SER HUMANO PLANTAR, irá colher" "Amem-se como eu vos amo e aceitem-se como eu vos aceitei."

Quando compreendemos os ENSINAMENTOS DE CRISTO, acima dos dogmatismos doutrinários, percebemos que, lentamente caminhamos para a Luz, para o Amor e para a PAZ, que só pode ser construída quando adquirimos PAZ INTERIOR.

Bem vindos à Era do Cristianismo Universalista!


- Paulinho Santos
(Família Fratuni)


_______

[ Muitos outros luminares de outros povos, reverenciam Jesus e Seus ensinamentos. ]


.