2015-08-27

ILUMINAR E DESPERTAR SÃO A MESMA COISA?












Qual a diferença entre despertar espiritual e iluminação espiritual, é a mesma coisa?

Despertar, no sentido comum da vida encarnada, é entrar em estado alerta quanto a própria existência, é estar ciente de si e do mundo onde está inserido.

O " despertar espiritual" é a mesma coisa, só que na condição espiritual. Quem desperta não é mais a personalidade na condição encarnada ( o que significa, limitada) , mas a alma, na condição espiritual ( o que significa, ilimitada).

Iluminar na vida comum de encarnado é levar luz para onde está escuro, a fim de que se possa enxergar com clareza tudo o que ali se encontra.

Em se tratando de espiritualidade, iluminar é retirar a cobertura da personalidade, uma espécie de revestimento, adquirido pelo Ser, ao encarnar. A retirada deste revestimento permite que a consciência 
( que é luz) alcance todos os recônditos do ser, permitindo que ele se veja tal como realmente é, assim como, a tudo mais.

Uma pessoa, na personalidade, pode despertar do sono físico, no meio da noite, e encontrar o ambiente na escuridão própria da noite, não conseguindo, nessa condição, ver nada do que está ao seu redor.

Essa pessoa tem consciência de todas as coisas que tem em seu quarto, e por extensão, em sua casa rua, bairro, etc., mas por não poder vê-las, não tem certeza dos detalhes, como: o sapato está virado? Se está é para a direita, esquerda...? Alguém entrou no quarto, na casa e colocou ou retirou algo?, e etc..

Seu despertar lhe confere uma consciência geral sobre a realidade de seu quarto, casa e vida, mas por falta de iluminação, lhe escapam os detalhes que preenchem as lacunas. Isso lhe deixa confuso, embora esteja desperto.

Com relação ao despertar espiritual não é diferente. Uns despertam em condições de total iluminação, outros em semi- iluminação, e há aqueles que despertam, mas se encontram em total escuridão.

Os primeiros entram imediatamente numa condição plena de liberdade como Ser. Os segundos já tem um pouco mais de liberdade de decisões e ações, mas ainda há momentos de confusão. Já os terceiros estão em condições muito confusas, pois eles sabem de tudo o que há, mas não conseguem vê-lo.

Esses podemos reconhecer facilmente entre os que nos cercam, pois estão o tempo todo em crises, as famosas "crises existenciais".

Os que não despertaram não tem consciência de nada, logo não entram em crises. Sentem-se bem com a vida que "levam".

Logo, veja que despertar não é a mesma coisa que iluminar. Ficou claro, agora?

Gratidão pela oportunidade de esclarecimento!


VSL


.