2013-06-24
QUEM DOBROU O SEU PARAQUEDAS HOJE?
Tornou-se célebre um paraquedista norte-americano que lutava no Vietnam. Era tenente aviador.
Depois de várias missões um míssil atingiu uma das asas de seu avião. Conseguiu ejetar e abrir seu paraquedas. Caiu em território inimigo e ficou 6 anos numa prisão. Mas quando finalmente a paz foi firmada entre os países pode retornar para casa.
Tempos depois começou a viajar e dar palestras levando sua experiência por todo o país. E acabou se tornando um homem famoso. Depois de uma conferência num grande hotel em Nova York desceu do quarto para tomar um café no bar.
Ao sentar-se ficou surpreso pois um homem o olhava de maneira estranha. O ex-oficial desviou os olhos e continuou a tomar seu café. Mas o homem insistia, continuava a olhá-lo diretamente.
Já estava para sair do bar quando ouviu: um momento, o senhor não é o tenente líder do 3o esquadrão de paraquedismo que lutou no Vietnam”?
O tenente disse que era.
Creio que o senhor não se lembra, mas eu era soldado de seu esquadrão. Era eu quem dobrava os seus paraquedas.
O tenente teve um choque.
Aquele soldado anônimo, um sujeito a quem o tenente nunca deu importância, na verdade, salvou a vida do ex-oficial e de todos que confiavam suas vidas aos paraquedas. O soldado desconhecido fez um trabalho silencioso e competente sem esperar elogios e festinhas. Simplesmente fez bem feito.
O ex-tenente se recuperou do impacto, se emocionou e descobriu que tinha uma conexão forte e direta com um homem simples, comum que passaria, como passou, anos desapercebido de todos.
Tinha mais do que uma dívida, passou a ter gratidão.
A partir desse dia antes de começar uma conferência, perguntava:
QUEM DOBROU O SEU PARAQUEDAS HOJE?
O que é a gratidão? Existe inteligência na gratidão?
Vale pensar e sentir o tema.
Autor Desconhecido