2015-08-30
DAS VAIDADES
"Para podermos tomar uma decisão válida ou fazer uma escolha segura, precisamos estar plenamente conscientes das 'duas metades', de ambos os lados, dos dois pólos opostos; sempre que um deles é inconsciente, o mais provável é que a nossa decisão não seja sábia.
Em todas as áreas da vida psíquica, (…) precisamos confrontar nossos opostos e retomá-los - e isso não implica, necessariamente, agir sobre eles… só implica estar consciente deles."
- Ken Wilber, "Assumindo a Responsabilidade pela Própria Sombra" - capítulo do livro "Ao Encontro da Sombra", organizado por Connie Zweig e Jeremiah Abrams (Ed. Cultrix).
_____________________________
Em algumas situações, o que ganhamos provando estar certo sobre algo que o outro, supostamente, não sabe ou está errado?
Usar a razão para se sobressair ao outro é vaidade. E onde há vaidade, não há verdadeira paz.
Em certos momentos, escolher a paz ao invés de se mostrar certo é muito mais compensador. A mente agradece pela harmonia que permite que a Real Presença se expresse."
Já em outros momentos, não se trata nem de estar em paz, em vez de estar com a razão, mas de agir corretamente, segundo a Lei de escolha, entre condições fragmentadas.
E, segundo meu entendimento pessoal, fazendo uma analogia, não se usa a mesma dose de remédios para paciente em estágios diferentes de uma mesma doença, quiçá para doenças diversas.
_____________________________
"Um conhecimento integral deve ser um conhecimento da verdade de todos os aspectos da existência tanto separadamente como na relação de cada um com o todo e a relação do todo com a verdade do Espírito."
Sri Aurobindo, "The Life Divine".
.
2015-08-29
A ORAÇÃO QUE EU ESQUECI!
Senhor, proteja as nossas dúvidas, porque a Dúvida é uma maneira de rezar.
É ela que nos faz crescer, porque nos obriga a olhar sem medo para as muitas respostas de uma mesma pergunta.
E para que isto seja possível, Senhor, proteja as nossas decisões, porque a Decisão é uma maneira de rezar.
Dai-nos coragem para, depois da dúvida, sermos capazes de escolher entre um caminho e outro.
Que o nosso sim seja sempre um sim, e o nosso não seja sempre um não.
Que uma vez escolhido o caminho, jamais olhemos para trás, nem deixemos que nossa alma seja corroída pelo remorso.
E para que isto seja possível, Senhor, proteja as nossas ações, porque a Ação é uma maneira de rezar.
Fazei com que o pão nosso de cada dia seja fruto do melhor que levamos dentro de nós mesmos.
Que possamos, através do trabalho e da Ação, compartilhar um pouco do amor que recebemos.
E para que isto seja possível, Senhor, proteja os nossos sonhos, porque o Sonho é uma maneira de rezar.
Fazei com que, independente de nossa idade ou de nossa circunstância, sejamos capazes de manter acesa no coração a chama sagrada da esperança e da perseverança.
E para que isto seja possível, Senhor, dai-nos sempre entusiasmo, porque o Entusiasmo é uma maneira de rezar.
É ele que nos liga aos Céus e à Terra, aos homens e às crianças, e nos diz que o desejo é importante e merece nosso esforço.
É ele que nos afirma que tudo é possível, desde que estejamos totalmente comprometidos com o que fazemos.
E para que isto seja possível, Senhor, proteja-nos, porque a Vida é a única maneira que temos para manifestar o Teu milagre.
Que a terra continue transformando a semente em trigo, que nós continuemos transmutando o trigo em pão.
E isto só é possível se tivermos Amor - portanto, nunca nos deixe em solidão.
Dai-nos sempre a Tua companhia, e a companhia de homens e mulheres que têm dúvidas, agem, sonham, se entusiasmam, e vivem como se cada dia fosse totalmente dedicado à Tua glória.
Amém.
PAULO COELHO
.
Transtorno Bipolar ou Despertar Espiritual
“Só aquilo que somos realmente tem o poder de nos curar.” — Carl Jung
Muita gente já ouviu falar de Transtorno Bipolar como um problema onde a pessoa muda muito de humor e oscila entre estados de depressão e euforia.
Durante a fase de euforia ou de mania, a pessoa pode apresentar comportamentos exagerados, sentir muita energia, falar demais, gastar muito dinheiro e tomar decisões das quais se arrepende.
Na fase de depressão a pessoa sente tristeza, angústia, uma profunda sensação de vazio e redução na capacidade de sentir satisfação ou prazer.
Com estes altos e baixos é comum a pessoa ter dificuldade de manter um relacionamento afetivo e uma ocupação profissional.
O Transtorno Bipolar é, portanto, uma condição que gera muito sofrimento para a pessoa e seus familiares, é causa de discriminação e estigma.
Pouca gente sabe, porém, que é possível lidar melhor com esta condição, e até mesmo se recuperar, quando as pessoas reconhecem que atrás do seu transtorno existe um forte potencial de desenvolvimento espiritual.
Além do tratamento medicamentoso, é importante que a pessoa tenha um acompanhamento psicoterápico que a ajude a ver o seu problema de uma forma mais ampla e profunda.
Aprender a lidar com as próprias emoções e descobrir uma nova forma de ser e estar no mundo podem ser essenciais para uma recuperação mais efetiva.
Escolher este caminho do autoconhecimento e da descoberta de si mesmo é uma forma de se desenvolver espiritualmente.
Transformar aquilo que não serve mais e trazer a tona valores positivos, pontos fortes, virtudes, o “curador interno” são foco da abordagem integrativa transpessoal que busca acessar os aspectos saudáveis do ser humano.
Através de uma transformação profunda, as pessoas têm a oportunidade de curar traumas, resolver problemas de relacionamento e questões profissionais, e podem se abrir para diferentes concepções, descobrindo outras realidades de vida.
Confira abaixo um vídeo que faz parte de uma série deles, produzida pelo Espaço Alma Bipolar, que apresenta mais detalhes sobre essa nova perspectiva em relação ao Transtorno Bipolar, explorando a sua relação com o sagrado e o transcendente.
1. O que está por trás do transtorno bipolar?
https://www.youtube.com/watch?v=CMzcUOX8SAM
A proposta do Espaço Alma Bipolar é ajudar as pessoas diagnosticadas com o transtorno acessar a parte mais profunda de sua alma, para que elas possam liberar seus próprios traumas e confrontar suas limitações como uma oportunidade poderosa de transformação pessoal, através de um modelo pioneiro de retiro intensivo, que tem sito realizado com pessoas do mundo todo. Saiba mais em: AlmaBipolar.com
- POR EQUIPE DESPERTAR COLETIVO:
http://despertarcoletivo.com/transtorno-bipolar-ou-despertar-espiritual/
.
PAI NOSSO!
Pai nosso que estás em todo Universo.
Santificado seja sempre o Teu Sagrado Nome.
Venha a nós o Teu Reino...
E que se cumpram as Tuas Leis, na Terra.
E em todos os mundos ...
Dê-nos hoje, o pão do corpo e o pão da alma.
Conceda-nos a benção da saúde e do trabalho.
Perdoa as nossa ofensas
Para ensinar-nos como nós devemos amar e perdoar, a quem nos tem ofendido...
E não nos deixes sucumbir ás tentações.
E inspire-nos a reconhecer e combater o mal.
Envie-nos um raio da Tua Luz para nos orientar e guiar.
No caminho que a Ti conduz.
Pois, Tu és o Poder e a Glória...
Amém!
.
2015-08-27
ILUMINAR E DESPERTAR SÃO A MESMA COISA?
Qual a diferença entre despertar espiritual e iluminação espiritual, é a mesma coisa?
Despertar, no sentido comum da vida encarnada, é entrar em estado alerta quanto a própria existência, é estar ciente de si e do mundo onde está inserido.
O " despertar espiritual" é a mesma coisa, só que na condição espiritual. Quem desperta não é mais a personalidade na condição encarnada ( o que significa, limitada) , mas a alma, na condição espiritual ( o que significa, ilimitada).
Iluminar na vida comum de encarnado é levar luz para onde está escuro, a fim de que se possa enxergar com clareza tudo o que ali se encontra.
Em se tratando de espiritualidade, iluminar é retirar a cobertura da personalidade, uma espécie de revestimento, adquirido pelo Ser, ao encarnar. A retirada deste revestimento permite que a consciência
( que é luz) alcance todos os recônditos do ser, permitindo que ele se veja tal como realmente é, assim como, a tudo mais.
Uma pessoa, na personalidade, pode despertar do sono físico, no meio da noite, e encontrar o ambiente na escuridão própria da noite, não conseguindo, nessa condição, ver nada do que está ao seu redor.
Essa pessoa tem consciência de todas as coisas que tem em seu quarto, e por extensão, em sua casa rua, bairro, etc., mas por não poder vê-las, não tem certeza dos detalhes, como: o sapato está virado? Se está é para a direita, esquerda...? Alguém entrou no quarto, na casa e colocou ou retirou algo?, e etc..
Seu despertar lhe confere uma consciência geral sobre a realidade de seu quarto, casa e vida, mas por falta de iluminação, lhe escapam os detalhes que preenchem as lacunas. Isso lhe deixa confuso, embora esteja desperto.
Com relação ao despertar espiritual não é diferente. Uns despertam em condições de total iluminação, outros em semi- iluminação, e há aqueles que despertam, mas se encontram em total escuridão.
Os primeiros entram imediatamente numa condição plena de liberdade como Ser. Os segundos já tem um pouco mais de liberdade de decisões e ações, mas ainda há momentos de confusão. Já os terceiros estão em condições muito confusas, pois eles sabem de tudo o que há, mas não conseguem vê-lo.
Esses podemos reconhecer facilmente entre os que nos cercam, pois estão o tempo todo em crises, as famosas "crises existenciais".
Os que não despertaram não tem consciência de nada, logo não entram em crises. Sentem-se bem com a vida que "levam".
Logo, veja que despertar não é a mesma coisa que iluminar. Ficou claro, agora?
Gratidão pela oportunidade de esclarecimento!
VSL
.
Uma pessoa, na personalidade, pode despertar do sono físico, no meio da noite, e encontrar o ambiente na escuridão própria da noite, não conseguindo, nessa condição, ver nada do que está ao seu redor.
Essa pessoa tem consciência de todas as coisas que tem em seu quarto, e por extensão, em sua casa rua, bairro, etc., mas por não poder vê-las, não tem certeza dos detalhes, como: o sapato está virado? Se está é para a direita, esquerda...? Alguém entrou no quarto, na casa e colocou ou retirou algo?, e etc..
Seu despertar lhe confere uma consciência geral sobre a realidade de seu quarto, casa e vida, mas por falta de iluminação, lhe escapam os detalhes que preenchem as lacunas. Isso lhe deixa confuso, embora esteja desperto.
Com relação ao despertar espiritual não é diferente. Uns despertam em condições de total iluminação, outros em semi- iluminação, e há aqueles que despertam, mas se encontram em total escuridão.
Os primeiros entram imediatamente numa condição plena de liberdade como Ser. Os segundos já tem um pouco mais de liberdade de decisões e ações, mas ainda há momentos de confusão. Já os terceiros estão em condições muito confusas, pois eles sabem de tudo o que há, mas não conseguem vê-lo.
Esses podemos reconhecer facilmente entre os que nos cercam, pois estão o tempo todo em crises, as famosas "crises existenciais".
Os que não despertaram não tem consciência de nada, logo não entram em crises. Sentem-se bem com a vida que "levam".
Logo, veja que despertar não é a mesma coisa que iluminar. Ficou claro, agora?
Gratidão pela oportunidade de esclarecimento!
VSL
.
ILUMINAÇÃO, O QUE É ISSO?
Iluminação é uma simples conscientização de que tudo é como deve ser. Essa é a definição de iluminação: tudo é como deve ser, tudo está inteiramente perfeito assim como é.
Esse sentimento… e você está subitamente em casa. Nada está faltando. Você é parte, uma parte orgânica desse tremendo e belo Todo.
Você está relaxado nele, rendido nele. Você não existe separadamente – toda separação desapareceu.
Um grande regozijo acontece, pois com o desaparecimento do ego não resta nenhuma preocupação, com o desaparecimento do ego não sobra nenhuma angústia, com o desaparecimento do ego não há mais qualquer possibilidade de morte.
Isto é o que é iluminação. É o entendimento de que tudo é bom, que tudo é belo – e tudo é lindo assim como é.
Tudo está em tremenda harmonia, de acordo.
OSHO
.
[ O MUNDO É SEMPRE UM ESPELHO! ]
O que vemos no mundo, o que vemos nas demais pessoas, está dentro de nós. O mundo é um espelho, cada pessoa é um espelho onde vemos o que não conhecemos em nós mesmos, onde vemos o que não aceitamos em nós mesmos, onde vemos o que é difícil admitir que é nossa realidade interior oculta em nosso subconsciente.
Um dia chega, nessa caminhada vertical interior, o momento de tornar-se consciente disso na prática. Nada existe fora, perceptível por nosso senso crítico, que não esteja bem vivo, mas oculto dentro de nós.
Quando isso se torna claro para nós, é o momento em que calamos a língua ferina, é o momento em que nos vemos em parte, exatamente a parte que estamos vendo no outro.
Dor é o que resulta quando cai nossa máscara, nossa auto-imagem de orgulho e perfeição.
E então, dois caminhos se abrem, um buraquinho no chão para enfiar a cabeça como um avestruz, tratando logo esquecer o que vimos no espelho, ou enfrentar a realidade, medindo-nos com vara de ferro em busca de mudanças interiores profundas no trabalho contínuo, ininterrupto sobre nós mesmos.
Katia Coimbra da Silveira
.
[ EXISTEM DOIS CAMINHOS PARA ATINGIR A GRANDE META...]
“Existem dois caminhos para atingir a grande meta da autorrealização: a meditação e o amor.
O caminho da meditação é uma inclinação do princípio masculino dentro de nós; e o caminho do amor é uma inclinação do princípio feminino dentro de nós.
Em algum momento esses dois caminhos se encontram, isso é inevitável. Porque à medida que cresce no amor, você silencia; e à medida que cresce no silêncio, você ama.
Quando esse encontro ocorre, você e o Divino se tornam um - o rio se torna o oceano.”
Prem Baba
.
ORAÇÃO À MÃE TERRA
“Abençoado seja o Filho da Luz
que conhece sua Mãe Terra,
pois é ela a doadora da vida.
Saibas que a tua Mãe Terra está em ti e tu estás Nela.
Foi Ela quem te gerou e que te deu a vida
E te deu este corpo que um dia tu lhe devolvas.
Saibas que o sangue que corre nas tuas veias
Nasceu do sangue da tua Mãe Terra,
o sangue Dela cai das nuvens, jorra do ventre Dela
borbulha nos riachos das montanhas
flui abundantemente nos rios das planícies.
Saibas que o ar que respiras nasce da respiração da tua Mãe Terra,
o alento Dela é o azul celeste das alturas do céu
e os sussurros das folhas da floresta.
Saibas que a dureza dos teus ossos foi criada dos ossos de tua Mãe Terra.
Saibas que a maciez da tua carne nasceu da carne de tua Mãe Terra.
A luz dos teus olhos, o alcance dos teus ouvidos
nasceram das cores e dos sons da tua Mãe Terra
que te rodeiam feito às ondas do mar cercando o peixinho.
Como o ar tremelicante sustenta o pássaro
em verdade te digo, tu és um com tua Mãe Terra
ela está em ti e tu estás Nela.
Dela tu nasceste, Nela tu vives e para Ela voltará novamente.
Segue, portanto, as Suas leis
pois teu alento é o alento Dela.
Teu sangue o sangue Dela.
Teus ossos os ossos Dela.
Tua carne a carne Dela.
Teus olhos e teus ouvidos são Dela também.
Aquele que encontra a paz na sua Mãe Terra não morrerá jamais,
conhece esta paz na tua mente
deseja esta paz ao teu coração
realiza esta paz com o teu corpo.”
(Evangelho dos Essênios)
.
2015-08-24
SILÊNCIO É LIBERDADE
Existirá uma solução total, completa, para todos os nossos problemas, como o da morte, o amor, o findar das guerras, o racismo, as lutas de classes, enfim, todos os absurdos da mente?
Essa solução existe, mas é muito importante formularmos corretamente a questão, e isso parece dificílimo.
No geral, temos tanta ânsia por encontrar a resposta, que só nos interessa o imediato, o que pode acontecer já. E desse modo, a impaciência dita as respostas; respostas que conferem satisfação e conforto, e que nos fazem julgá-las como corretas.
Desejamos conhecer o verdadeiro significado das coisas, conhecer a extraordinária complexidade da existência, porém não escutamos de verdade.
Só podemos escutar quando a nossa mente permanece silenciosa, quando deixa de reagir imediatamente; então surge um intervalo entre a reação e o que se escuta.
Nesse intervalo há quietude e silêncio. E só nesse silêncio há compreensão, que não é compreensão intelectual.
Se existir um intervalo entre aquilo que é dito e a nossa reação ao que é dito, nesse intervalo - quer o prolonguemos por um período longo ou apenas alguns segundos - é que surge a clareza. Esse intervalo constitui o cérebro novo.
A reação imediata representa o cérebro "velho". Só o novo é capaz de compreender, não o velho. Só quando esse cérebro velho se aquieta, se torna possível descobrir a existência dum movimento de qualidade completamente diferente, e é esse movimento que há de trazer clareza, porquanto só ele é clareza.
Todos os problemas podem ser resolvidos à luz do silêncio. Essa luz porém, não provém do movimento milenar do pensamento, nem sequer brota do conhecimento auto-revelador.
Essa luz não pode ser acesa nem pelo tempo nem por meio de nenhuma ação da vontade, mas sucede pela meditação. Na meditação a linha divisiva entre os seres desaparece, e a luz do silêncio destrói o conhecimento do "eu"... Silêncio é liberdade.
(Jiddu Krishnamurti, trechos do livro 'A Arte de Viver')
.
A PAZ: SUPRIMIR PRIMEIRO EM SI AS CAUSAS DE GUERRA
Omraam Mikhaël Aïvanhov em “Respostas a alqumas questões actuais” (Fascículo nº1*)
Inúmeras pessoas dizem que trabalham para a paz no mundo! Por enquanto, esse trabalho consiste sobretudo em se acusarem umas às outras de serem causadores de guerra.
Para uns, os culpados são os ricos; para os outros, são os intelectuais, ou os homens políticos, ou os cientistas.
Os crentes acusam os descrentes de conduzirem a humanidade para a sua perda, os descrentes acusam os crentes de fanatismo, e por aí adiante…
Observem-se e verão que é sempre suprimindo estas ou aquelas pessoas que os humanos julgam poder instalar a paz.
E é nisso que se enganam: mesmo que se suprimissem os exércitos e os canhões, no dia seguinte as pessoas teriam inventado outros meios para se combaterem.
A paz, na realidade, é um estado interior e nunca se conseguirá obtê-lo suprimindo alguém ou alguma coisa no exterior.
É dentro de nós próprios, em primeiro lugar, que é preciso suprimir as causas da guerra.
A partir do momento em que alimenta em si certos estados interiores, como o descontentamento, a revolta, a inveja, o desejo de possuir sempre mais, o homem não pode estar em paz, faça o que fizer.
Pelos seus pensamentos e pelos seus sentimentos, ele não só introduz no seu íntimo os germes da desordem e da guerra, como semeia esses germes por toda a parte à sua volta.
Imaginem alguém que come e bebe o que calha: essa pessoa introduz no seu organismo certos elementos nocivos que a tornarão doente.
E que paz se pode ter quando se perturba o funcionamento do seu organismo, do estômago, do fígado, dos rins, dos intestinos?… Pois bem, no plano psíquico existe a mesma lei: não se deve comer o que calha, senão fica-se doente.
A paz é, pois, consequência de um saber profundo sobre a natureza dos elementos de que o homem se alimenta em todos os planos. Ela só pode instalar-se naqueles que decidiram manifestar-se com bondade, generosidade, desapego. Só esses seres podem espalhar a paz ao seu redor.
Com o pretexto de que criam associações ou militam em movimentos pacifistas, muitas pessoas imaginam que trabalham para a paz.
Não, porque a sua vida não é uma vida para a paz: elas nunca pensaram que primeiro são todas as células do seu corpo, todas as partículas do seu ser físico e psíquico que devem viver segundo as leis da paz e da harmonia, a fim de emanarem essa paz para a qual elas pretendem trabalhar.
Enquanto falam da paz e escrevem acerca da paz, continuam a alimentar a guerra em si e à sua volta, pois estão incessantemente a lutar contra uma coisa ou outra…
A paz, o homem tem primeiro de instalá-la em si mesmo, nos pensamentos, nos sentimentos e nos atos da sua vida quotidiana. Só então é que ele trabalha verdadeiramente para a paz.
por Omraam Mikhaël Aïvanhov
*Fascículos antigos publicados em Língua Portuguesa, sem previsão de reedição, enviados periodicamente pela newsletter da Publicações Maitreya. Adaptado ao Português Brasileiro.
.
SEJA FEITA A VOSSA VONTADE!
Senhor ensinai-nos a orar, sem esquecer o trabalho.
A dar, sem olhar a quem.
A servir, sem perguntar até quando...
A sofrer, sem magoar, seja quem for.
A progredir, sem perder a simplicidade.
A semear o bem, sem pensar nos resultados...
A desculpar, sem condições.
A marchar para frente, sem contar os obstáculos.
A ver sem malícia...
A escutar, sem corromper os assuntos.
A falar, sem ferir.
A compreender o próximo, sem exigir entendimento...
A respeitar os semelhantes, sem reclamar consideração.
A dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever, sem cobrar taxas de reconhecimento...
Senhor, fortalecei em nós, a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros, para com as nossas próprias dificuldades...
Ajudai-nos para que a ninguém façamos aquilo que não desejamos para nós...
Auxiliai-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será, invariavelmente, aquela de cumprir os Vossos desígnios onde e como quiserdes, hoje, agora e sempre.
Eu me curvo diante dos Vossos Sagrados Pés para saudar-Vos e dizer: Seja feita a Vossa Vontade!
.
2015-08-23
Retome o seu compromisso com Saint Germain.
Sinta-se ligado a outras pessoas no mundo inteiro que buscam a libertação; todas convocadas por um convite escrito em letras douradas, enquanto estavam em seus corpos sutis.
Retome o seu compromisso com Saint Germain.
Você recebeu essa convocação, que fez vibrar sua alma e os seus corpos como um choque elétrico, tão poderoso, que o único pensamento foi o de estar aqui.
Este é o momento, um reencontro com o amoroso Mestre, aquele que vem iluminando o seu caminho desde o início
de sua jornada.
Ele disse: - Vamos retomar o compromisso assumido...
Querido Mestre Saint Germain, estou aqui de coração e braços abertos para cumprir a minha promessa.
Via Divina Presença
__________________________
Gratidão
Se essa for a Vontade Divina, que ela manifeste-se em mim como ardente desejo a ser cumprido! _/\_
.
SEU CORAÇÃO, SEU JUIZ - SUA FÉ, SEU PODER.
Fortaleça a consciência da Nossa Presença em sua vida.
Invoque Nosso Poder para todas as suas ações.
Alegrai-vos, vocês que compreenderam.
Vivam uma vida plena, rica em experiências.
Qualquer que sejam as suas dúvidas, Nós Vamos dissipa-las na vida (dia a dia) – mas, escutai!
Nós vamos manifestar milagres em vossos dias - mas, discernimento!
Deixem seu coração, ser o seu juiz, sua fé e seu poder.
Estejam satisfeitos com as verdadeiras indicações sussurradas para sua alma.
Meus amigos, vocês optaram por tomar o feliz caminho que os trouxe até a mim.
Vocês precisam ensinar aos outros a buscar a minha Palavra - O Mundo do Espírito do Saber.
Persistam, e abram os Portões para os corações que buscam.
Eu saberei quando chegar o momento para os Portões serem abertos.
MENSAGEIRA HELENA ROERICH
AGNI YOGA SOCIETY
AS FOLHAS DO JARDIM DE EL MORYA - LIVRO I
Tradução - Paulo R. Simões
.
QUAL É O TAMANHO DE DEUS?
Um garoto perguntou ao pai: "Qual o tamanho de Deus?"
Então ao olhar para o céu o pai avistou um avião e perguntou ao filho: "Que tamanho tem aquele avião?"
O menino disse: "Pequeno, quase não dá para ver."
Então o pai o levou a um aeroporto e ao chegar próximo de um avião perguntou: "E agora, qual o tamanho desse?"
O menino respondeu: "Nossa pai, esse é enorme!"
O pai então disse: "Assim é Deus: o tamanho vai depender da distância que você estiver dEle.
Quanto mais perto você está dEle, maior Ele será na sua vida!"
(AD)
_______________________
Da mesma forma é com a crença e fé nEle, quanto maior a descrença e falta de fé, menor Ele se torna na vida da pessoa.
Que nunca nos esqueçamos, Ele poderá parecer infinitamente pequeno em nossas vidas, mas jamais deixará de estar presente, pois sem Ele, não há vida.
Daí pode-se concluir, também, que se Ele se tornou tão pequeno, segundo nossa percepção, é porque, na verdade, foi nossa vida que diminuiu.
.
2015-08-22
AS LEIS DA ETERNIDADE - FILME
Do livro As leis da eternidade
O filme mostra a estrutura do universo e os mistérios da eternidade segundo o espírito de El Cantare.
Neste Filme, o mestre japonês Ryuho Okawa, presidente da Ciência da Felicidade (instituição japonesa presente em dezenas de países) apresenta sua visão da estrutura do Mundo Espiritual e da realidade além da morte física.
Aqui ele fala sobre as nove dimensões do universo, a reencarnação, a transmigração da alma, o amor a Buda e as leis eternas que guiarão o homem a um futuro melhor.
Outros temas, como anjos e demônios, as memórias das vidas passadas, o amor entre cônjuges são expostos didaticamente.
Okawa também explica o que são os "Nyorai"-- no budismo, entidades correspondentes aos arcanjos cristãos -- e revela o papel desempenhado no planeta por espíritos da nona dimensão como Jesus Cristo, Confúcio e Moisés.
Pregando a integração de todas as religiões do mundo,
Ryuho Okawa oferece ao leitor um grandioso panorama da Nova Era, em que ruirão todas barreiras e a humanidade, enfim sintonizada com sua essência eterna e divina, usufruirá da completa felicidade.
- Filme de Ryuho Okawa (Dublado)
https://www.youtube.com/watch?v=hOpW1aPP83k
.
2015-08-20
QUANDO ALGUÉM AMA SER RESPONSÁVEL
Quando você começa a ficar responsável em relação a si mesmo, começa a abandonar suas máscaras.
Os outros começam a se sentir perturbados, porque eles sempre tiveram expectativas e você satisfazia essas exigências. Agora eles sentem que você está ficando irresponsável.
Quando os outros dizem que você está sendo irresponsável, estão simplesmente dizendo que você está saindo do controle deles. Você está ficando mais livre.
Para condenar o seu comportamento, eles o chamam de irresponsável.Na verdade, sua liberdade está crescendo e você está se tornando responsável.
Responsabilidade significa a habilidade de responder. Ela não é uma obrigação que precisa ser satisfeita no sentido comum. Ela é capacidade de responder, sensibilidade.
Porém, quanto mais sensível você se tornar, mais descobrirá que muitas pessoas acham que você está ficando irresponsável - e você precisa aceitar isso, - porque os interesses delas, os investimentos delas não serão satisfeitos.
Muitas vezes você não satisfará as suas expectativas, mas ninguém está aqui para satisfazer as expectativas dos outros.
A responsabilidade básica é para com você mesmo. Assim, um meditador primeiro se torna muito egoísta. Porém, mais tarde, quando ele ficar mais centrado, mais enraizado em seu próprio ser, a energia começará a transbordar.
Mas isso não é uma obrigação, não é que a pessoa precise fazê-lo. Ela adora fazê-lo; trata-se de um compartilhar.
OSHO
.
Eu confio que vocês todos são leões.
Toda ignorância começou com os pastores. Pastores são para ovelhas. Eu confio que vocês são leões. Leões não são para serem arrebanhados; aonde eles andam é sua própria trilha. Não há rebanho de leões; há somente rebanho de ovelhas.
Vocês são todos leões – então vá pelo seu caminho. Não andem em caminhos batidos feito ovelhas; um após o outro. Não sigam nenhum caminho. Leões, não seguem um ao outro como as ovelhas.
A maioria das pessoas são ovelhas, seguem pastores pelo mundo todo. A religião começou com pastores e as pessoas os seguem como ovelhas.
Mas aonde vocês forem serão leões, e não há caminhos para leões. Onde o leão andar, é o caminho. Para o leão o não-caminho, é o único caminho. Então não se coloque no meio de ovelhas precisando de um pastor.
O seu caminho é o não-caminho – isso é saber quem você é. Isto é não seguir como uma ovelha. Este é um novo caminho, decididamente desconhecido. Uma vez conhecido, isto é bem conhecido.
Aquele que sabe completou o propósito do esforço de toda vida humana. Ele é feliz e em paz. Ele aproveita ambos: aqui e depois.
Por favor, não se torne uma ovelha. Não siga ninguém. Não olhe aqui e ali. Não olhe para nenhum lugar. Pare de procurar.
Pare toda sua imaginação pelo futuro e conceitualização do passado. Mantenha seu ser neste momento, que é um não-momento.
Descubra de onde esse momento vem, de onde o tempo vem, de onde o pensamento surge, e você verá que você sempre esteve em casa. Você não precisa de mais nada!
Papaji
____________
Mas, se por ventura, você seja uma ovelha e calhou de ler a mensagem, saiba que ela não é dirigida a você, pois no seu caso o melhor é estar com um rebanho, e não há mal nenhum nisso, porque ovelha sem rebanho é ovelha desgarrada, correndo o risco de ser caçada pelo lobo, que também existe e é parte da Criação.
E, sem julgamentos, lobos não são maus, são partes da Criação, apenas tem nas ovelhas seu alimento preferido, assim como muitas " ovelhas", que gostam da carne de outros animais, certo?!.
.
É falso falar de realização.
[ Tudo o que É já existe como obra do Ser Supremo, até nossa realização, ou iluminação, como queira nomear.]
É falso falar de realização. O que há para realizar? O real é como é, sempre. Nós não estamos criando nada novo ou alcançando alguma coisa que não tínhamos antes.
A ilustração dada em livros é esta. Nós cavamos um poço e criamos um enorme buraco. O espaço no buraco ou poço não foi criado por nós. Nós apenas removemos a terra que estava enchendo o espaço naquele lugar. O espaço estava lá antes, e também está lá agora.
Da mesma forma, nós temos simplesmente que jogar fora todas as tendências inatas milenares que estão dentro de nós. Quando todos elas forem abandonadas, o Ser irá brilhar sozinho.
Sri Ramana Maharshi
.
A Verdade está aqui em cada momento da sua vida
Em geral, as pessoas querem a libertação: liberdade, felicidade, paz, amor, e a total libertação do medo.
Elas querem todos os "apetrechos" da iluminação sem ter que pagar o preço.
Elas não querem pagar o preço de um caso amoroso total, um compromisso total.
Eu não estou falando de algo que esteja separado ou seja diferente da sua vida.
Isto não tem nada a ver com o mosteiro ou sair da sua existência diária.
A Verdade está aqui em cada momento da sua vida. Isto é a verdade. Ela não está separada da sua vida.
Você não pode fugir de si mesmo e da sua vida a fim de despertar para a Realidade.
A sua vida é o seu caminho para o despertar. Pare e abra os seus olhos: Você estava livre desde o início.
Adyashanti
.
O despertar do dia -
"Maharaj continuou: Como você sabe, você tem um corpo e no corpo está o Prana, ou força vital, e a consciência ( o Ser, o conhecimento de EU SOU).
Bem, este fenômeno total do ser humano, é diferente do de outras criaturas ou da simples erva que brota da terra?
Analisando a fundo, imagine que em seu quintal se acumula um pouco de água, depois de um tempo se forma ali o corpo de um inseto; este começa a se mover e tem conhecimento que existe;
Imagina agora, que um pedaço de pão é deixado em um canto por alguns dias, um pequenino verme nasce e começa a se mover e sabe que existe.
O ovo de uma ave, depois de incubado durante um certo tempo se rompe e aparece um pintinho; começa a se mover de um lado para outro e sabe que existe;
A semente de um homem germinada na matriz de uma mulher, depois de um período de nove meses, nasce um bebê, passa pelos estados de sono e vigília, realiza suas funções físicas normais e sabe que existe.
Em todos estes casos, o inseto, o verme, a ave e o ser humano, quem é o que nasce realmente? O que está "supervisionando" o processo que vai da concepção ao nascimento? Não é o conhecimento "eu sou" que tem permanecido latente da concepção ao nascimento?
Este ser, ou consciência, idêntico em todos os casos, existe sem nenhum tipo de "apoio",equivocadamente se identifica com a forma particular que assumiu.
Em outras palavras, o que em realidade não tem nenhum aspecto nem forma, é o conhecimento do "eu sou", precisamente este sentido de ser ( não de ser isto ou aquilo, mas consciência somente), se limita a uma só forma particular e aceita assim seu próprio "nascimento" e vive depois com a sombra constante do terror da "morte".
Assim, nasce a ideia de uma personalidade individual, identidade ou ego.
Você vê agora a origem deste 'eu sou'? Não depende do corpo para sua existência individual. E o corpo não é tão somente a semente germinada que se desenvolveu?
E ainda, essa semente não é algo mais que a essência do alimento consumido por seus pais da criança. E finalmente, não é algo constituído pelos quatro elementos ( éter, ar, fogo e água) por mediação do quinto elemento, a terra?
Assim pois, temos seguido o rastro da semente da consciência até chegar ao alimento e ao corpo e o "alimento" da consciência; tão pronto como o corpo perece, também a consciência desaparece. E sem dúvida, a consciência é a "semente" do universo inteiro!
Todo indivíduo tem sempre que sonha, a experiência idêntica de um mundo que se cria na consciência.
Quando uma pessoa não está de todo desperta, e a consciência apenas sonha; e em seu sonho, similar ao mundo "real" - tudo em um instante - e pode se ver neste mundo o sol, a terra com suas colinas e rios, construções e pessoas ( incluindo o indivíduo mesmo que sonha) que se comportam exatamente como as pessoas do mundo "real".
Enquanto durar o sonho, o mundo sonhado é bastante real e as experiências das pessoas do sonho, incluindo a que sonha, parecem verdadeiras, tangíveis e autênticas, talvez até mais verdadeiras que as do mundo "real".
Mas uma vez que desperta do sonho, todo o mundo sonhado com todas suas "realidades", que então existiam, se desvanecem na consciência em que foi criada.
Na vigília, o mundo, surge a causa da semente da ignorância ( Maya, a condição do ser) e nos coloca em um estado de sono na vigília! Tanto o sono como a vigília são estados conceituais no sono do vivente.
Você sonha que está desperto. Sonha que está dormindo, e não te dás conta de que estás sonhando, porque ainda estás no sonho. Logo, quando se dá conta de que tudo isso é um sonho, haverá Despertado!
Só o Jnani conhece a verdadeira vigília e o verdadeiro sonho."
Nisargadatta Maharaj
.
" Desperta que todos ao nosso lado despertarão também, ..."
Desperta que todos ao nosso lado despertarão também, é uma transmissão de energia maravilhosa , assuma esta responsabilidade e vamos mudar o Mundo .
Todas as pessoas transmitem sua própria realização, como um sinal de rádio, vinte e quatro horas por dia. E todo mundo recebe estes sinais.
Quando você percebe que sua natureza já é livre, que ela é inerentemente vazia de imagem, e que ela é puro espírito, presença, você verá que esta é a natureza de todas as pessoas, e mesmo sem tentar fazer nada irá transmitir esta realização.
Se, ao contrário, você acreditar que todas as pessoas são separadas, você irá emitir este sinal, não importa quais sejam suas ações.
Adyashanti - Emptiness Dancing
.
Espírito é presença, não uma pessoa.
Devido à potência da chamada interior, existem forças que actuam na mente e psique que vão estar no ataque contra ela.
Como irá você conquistar essas forças? Não por lutar contra elas, mas por permanecer no coração da Verdade. Este é o lugar onde lhe está sendo indicado para permanecer.
Eu não coloquei espadas nas suas mãos, ou armas, balas e facas, eu simplesmente disse: "Permaneça com Deus, permaneça na Verdade, permaneça apenas como testemunha."
Você está se rendendo ao Grande Poder que tudo permeia, que é imperecível, eterno, verdadeiro, cheio de amor, completo.
Você está se rendendo á sua própria plenitude. Portanto, não caia aqui! Você seja aquele que reconquista o seu Ser.
***
Há apenas uma coisa a ser feita:
Abandone a ideia de que você é a sua personalidade e esteja aberto para uma Verdade maior.
Espírito é presença, não uma pessoa.
Desta forma, a Graça entra em seu coração e revela a sua verdadeira natureza - Consciência eterna.
Mestre Mooji
.
Abandone a ideia de que você é a sua personalidade e esteja aberto para uma Verdade maior.
Espírito é presença, não uma pessoa.
Desta forma, a Graça entra em seu coração e revela a sua verdadeira natureza - Consciência eterna.
Mestre Mooji
.
2015-08-19
CONSCIÊNCIA UNIVERSAL
É o campo unificado de energia inteligente que é tudo.
A consciência é um saber em vez de conhecimento, um sentimento ao invés de dados mensuráveis, infinita e eterna, ela não pode ser entendida intelectualmente porque não pode ser medida.
Infinito é uma "quantidade" sem começo nem fim.
A eternidade não é "o tempo que vai durar para sempre", mas existência fora do tempo, ou a ausência de tempo.
Pense nisso intelectualmente e você vai correr em círculos. Mas "saber", sentir, e faz todo o sentido.
Consciência Universal é inteligente, amorosa, onisciente, onipotente, criativa e onipresente em todas as dimensões de espaço e tempo. E assim, também está presente em você - ou mais precisamente, é você.
Não há separação entre a mente e a Mente Universal, ou o Campo Unificado, Deus, Fonte, o Criador, o Único, a Consciência Universal, ou os muitos nomes que os seres humanos dão às coisas que estamos tentando entender.
Consciência Universal é um oceano infinito e eterno de energia inteligente. Cada um de nós, cada alma, cada ponto individual de consciência, é uma gota no oceano.
Quando uma gota termina e outro começa é impossível determinar, porque não há separação no campo unificado de energia.
Volte muito atrás até a criação do universo. O universo não foi construído a partir da matéria. Foi criado a partir do nada - literalmente, nenhuma coisa.
Antes de qualquer coisa existir como matéria, existia como energia do pensamento.
Todo o universo foi criado a partir da consciência - não de matéria sólida. É uma expressão do pensamento.
Esta expressão do pensamento inclui pontos individuais de consciência, cada um com a liberdade e a vontade de expressar-se e alguns desses pontos de consciência estão tendo uma experiência física aqui na Terra como seres humanos!
Temos a capacidade de conceber, imaginar e criar. Nós somos seres infinitos, eternos!
Tudo o que você imaginar, você pode conseguir! Tudo o que existe em seu pensamento pode se manifestar no mundo físico - Se você sair do seu próprio caminho e permitir que isso ocorra!
A natureza da Consciência Universal é a sua natureza. Você tem o poder criativo em que tudo é possível e você pode criar qualquer forma de auto-expressão que você deseja.
Nôga Souza
.
[ TUDO O QUE ALMEJAMOS, JÁ É AGORA! ]
A vida traz as circunstâncias e desafios apropriados para a maturidade da alma.
Cada cena faz parte de um roteiro universal onde todas as peças estão interconectadas e expandindo-se infinitamente rumo à possibilidades desconhecidas.
Assim sendo, a melhor opção é amar e aceitar completamente o agora como ele se apresenta, mesmo que ele ainda não represente o ideal de perfeição almejado.
Cada instante vivido com totalidade e deleite organiza um futuro de vibrações cada vez mais elevadas.
Portanto, mude o foco, procure o prazer e a alegria no silêncio de seu interior e seja feliz já!
Om Nadabrahman
.
NÃO SE PODE TER ASPIRAÇÃO MAIS ELEVADA DO QUE ESTA
Se você não tem nenhuma percepção do que se encontra além do véu de seu mundo material, você pode ser religioso, mas não tem uma consciência espiritual.
Este é o ideal verdadeiro, a verdadeira aspiração, a meta mais elevada – compreender e experimentar a Realidade que está por trás e dentro de todas as coisas, dando a elas o seu ser individual.
Você pode chamar a Realidade de – Deus, Alá, Jeová, Inteligência Infinita, Mente Divina, Consciência Divina ou o Tao. Todos estes nomes significam a FONTE do seu SER – suas ORIGENS CRIATIVAS.
NÃO SE PODE TER ASPIRAÇÃO MAIS ELEVADA DO QUE ESTA – a de compreender e experimentar a Realidade por trás e dentro de todas as coisas, – alimentando e sustentando todo ser individual.
Esta foi a meta apresentada a vocês por todos os Mestres iluminados que vieram à Terra.
Todos eles compartilharam da mesma visão, da mesma percepção e compreensão. Tais Mestres foram tidos em alta estima, mas poucos de seus seguidores entenderam seus ensinamentos.
Cada pessoa interpretava as palavras do Mestre à sua maneira. A interpretação de cada um surgiu de seu próprio condicionamento e ideias preconcebidas.
Em sua vida pessoal lembre-se, a cada momento, de que seus pensamentos, palavras e ações não têm influência apenas em sua vida futura, mas que também afetam as pessoas com quem se relaciona em qualquer momento.
Cristo, trecho da Carta 4, do livro Cartas de Cristo: A Consciência Crística Manifestada
- disponível de graça para cópia e distribuição em www.cartasdecristobrasil.com.br
.
2015-08-18
É preciso sair deste materialismo espiritual.
É importante ver que o ponto principal de qualquer prática espiritual é dar um passo para fora da burocracia do ego.
Isto significa sair do constante desejo do ego por uma versão mais espiritual, superior, mais transcendental do conhecimento, da religião , da virtude, do julgamento, do conforto ou seja lá do que o ego esteja procurando.
Sempre que temos uma noção dualista: "Eu estou fazendo isto porque eu quero alcançar um determinado estado de consciência, um estado particular de ser ", então, automaticamente, nos separamos da realidade do que somos.
É preciso sair deste materialismo espiritual.
Chögyam Trungpa
.
A VERDADE
A porta da verdade estava aberta,
mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez...
Assim não era possível atingir toda a verdade,
porque a meia pessoa que entrava
só trazia o perfil de meia verdade.
E sua segunda metade
voltava igualmente com meio perfil.
E os dois meios perfis não coincidiam.
Arrebentaram a porta.
Derrubaram a porta.
Chegaram a um lugar luminoso
onde a verdade esplendia seus fogos...
Era dividida em duas metades,
diferentes uma da outra.
Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
As duas eram totalmente belas.
Mas carecia optar.
Cada um optou conforme
seu capricho, sua ilusão, sua miopia...
( Carlos Drummond de Andrade )
.
AS PALAVRAS
São como um cristal
as palavras...
Algumas, um punhal,
um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.
Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
Barcos ou beijos,
as águas estremecem.
Desamparadas,
inocentes, leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas,
verdes paraísos lembram ainda...
Quem as escuta?
Quem as recolhe, assim,
cruéis, desfeitas,
nas suas conchas puras?
( Eugênio de Andrade )
.
[ O QUE SOMOS AGORA? ]
''Todos éramos Humanos até que:
A raça nos desconectou,
A religião nos separou,
A política nos dividiu
E o dinheiro nos classificou.''
José Javier Rodas
.
OS SONHOS
- Qual a sua função?
Do ponto de vista psicanalítico, o símbolo do sonho é de significado fixo e, portanto, a sua interpretação é uniforme.
Já para a Psicologia Analítica, o simbolismo do sonho depende da associação feita pelo sonhador, isto é, o símbolo não possui exclusivamente um único significado universal, mas sim significados conectados com as experiências e memórias do sonhador. Portanto, a interpretação não é uniforme e permite um procedimento que se chama amplificação.
A amplificação de sonhos consiste em observar e explorar cada elemento presente no sonho, analisar e aprofundar o significado de cada símbolo de acordo com o que significam para o sonhador.
Através desse procedimento, o sonhador pode associar os símbolos às situações (internas ou externas) da sua vida, a mecanismos psíquicos frequentemente utilizados por si ou que compensação eles carregam em si.
Apesar do fascínio do homem sobre os seus sonhos, devemos saber que para se analisar os sonhos, muitas vezes anotá-los simplesmente não é suficiente. Muitas vezes é preciso um especialista que ajude a amplificar e otimizar as questões do sonho para a consciência, o que dificilmente conseguimos sozinhos.
***
TIPOS DE SONHOS
Os sonhos podem ser classificados em grandes ou pequenos.
Sonhos grandes são sonhos mais arquetípicos, míticos, muitas vezes indecifráveis do ponto de vista individual, porém carregados de uma energia capaz de "sacudir" a psique e modificar o curso da vida do indivíduo.
A amplificação de sonhos consiste em observar e explorar cada elemento presente no sonho, analisar e aprofundar o significado de cada símbolo de acordo com o que significam para o sonhador.
Através desse procedimento, o sonhador pode associar os símbolos às situações (internas ou externas) da sua vida, a mecanismos psíquicos frequentemente utilizados por si ou que compensação eles carregam em si.
Apesar do fascínio do homem sobre os seus sonhos, devemos saber que para se analisar os sonhos, muitas vezes anotá-los simplesmente não é suficiente. Muitas vezes é preciso um especialista que ajude a amplificar e otimizar as questões do sonho para a consciência, o que dificilmente conseguimos sozinhos.
***
TIPOS DE SONHOS
Os sonhos podem ser classificados em grandes ou pequenos.
Sonhos grandes são sonhos mais arquetípicos, míticos, muitas vezes indecifráveis do ponto de vista individual, porém carregados de uma energia capaz de "sacudir" a psique e modificar o curso da vida do indivíduo.
Já os pequenos falam da vida quotidiana e expressam mecanismos, complexos, defesas e aspectos mais inconscientes da vida individual, falam do quotidiano psíquico do sonhador.
Os pequenos sonhos, são os sonhos mais habituais e que nos situam nas nossas ações e escolhas no mundo.
Abaixo veremos 10 benefícios - entre funções psíquicas dos sonhos e funções na vida quotidiana - que podem ajudá-lo a conhecer-se melhor, através do que sonha.
1. Aprofundar o relacionamento consigo próprio: ao entrar em contato com os seus sonhos, o sonhador percebe muitas das suas características psíquicas e emocionais, criando maior vínculo com a sua intuição, modificando atitudes e comportamentos, elaborando sintomas físicos e compreendendo mais conscientemente as situações da sua vida.
Sonhar permite ao sonhador, levar em consideração todas as instâncias de si mesmo, ou seja, conscientes e inconscientes.
2. Entender melhor os universos externo e interno: Ao sonhar, percebemos que existem dois mundos: um que observamos, vivemos empiricamente, percebemos, interpretamos e onde passamos a maior parte do nosso tempo acordados.
O outro é de consistência diferente, e acontece quando dormimos e existimos de uma maneira diferente, pois o inconsciente não está atrelado às questões morais e éticas.
A sua lógica de funcionamento é própria, mas ainda assim capaz de nos mostrar o que não vemos acordados. Assim percebemos que somos feitos de partes que se completam.
3. Relatar o processo de individualização: Quando acompanhamos os sonhos, vamos traçando uma história conectada com o nosso propósito de vida, amadurecemos e tecemos um caminho que é só nosso, que nos pertence.
Os sonhos analisados sequencialmente, nessa jornada são como um guia que nos pode orientar rumo à nossa própria finalidade na existência, ou seja, o propósito de estarmos aqui e agora.
4. Oferecer recursos riquíssimos para uma boa terapia: A aplicação clínica da análise dos sonhos é uma ferramenta importante, que dá ao terapeuta a localização do sonhador dentro do processo, o seu progresso, os entraves, as modificações psíquicas que estão a ocorrer. Isto é bastante útil e fidedigno, favorecendo o ganho de consciência ao longo da terapia.
5. Compensar e equilibrar a psique: A principal função ressaltada por Jung é a função compensadora do sonho.
Ela equilibra as vivências externas com as internas, havendo então um contrabalanço entre ambas. Por exemplo: um evento que gerou muita raiva no sonhador sem que a pudesse demonstrar, gera um desequilíbrio psíquico que pode ser vivido no sonho, como uma situação de conflito em que o sonhador diz e age de forma bastante agressiva.
Não acontece do lado de fora, mas pode acontecer dentro. Dessa forma, o sonho "alivia" a tensão psíquica gerada pela discordância entre o externo e o interno, ainda que temporariamente.
6. Demonstrar o que fazer: Muitas vezes o sonho resume tarefas para o preenchimento de uma condição, etapas pelas quais o sonhador deverá passar para angariar um nível mais elevado de consciência.
Os sonhos podem também ser interpretados como uma peça teatral, que apresenta uma situação problemática e mostra o seu desenvolvimento e conclusão. Com isso, o sonhador tem a possibilidade de repensar escolhas, questionar uma situação instalada, enfim, pode modificar a sua percepção acerca dos eventos que a ele, se apresentam externamente.
7. Desgastar acontecimentos traumáticos: Sonhos reativos são os sonhos que se repetem, evocando situações traumáticas vividas anteriormente pelo sonhador, como traumas de guerra, acidentes graves, catástrofes, etc..
Ocorrem com o intuito de desgastar a energia que se acumulou em torno do trauma, até que se esgote ou que esta o significado dessa situação possa ser alterado ou “redesenhado” pela via consciente.
8. Comunicar-se: Sonhos telepáticos são de existência inegável, porém também de causa inexplicável. Caracterizam-se por pessoas que sonham o mesmo sonho ou que conversam no sonho em tempos muito próximos, sem que um necessariamente saiba do outro.
Em geral, pode ocorrer entre pessoas distantes ou mesmo entre pessoas próximas que vivem o mesmo sonho, na mesma noite e que a conversar, podem descobrir que se comunicaram via inconsciente.
São mais raros e muitas vezes podem passar despercebidos, caso falar sobre os sonhos não seja um hábito.
9. Prever acontecimentos: Sonhos prospectivos ou premonitórios são sonhos difíceis de identificar, já que somente podem ser percebidos depois e quando de facto, o evento ocorre. Até para os que estão atentos aos seus sonhos e ao seu mundo interno, os sonhos premonitórios são difíceis de ser identificados.
Podem relatar grandes eventos, como uma morte, gravidez ou acidente, mas também podem falar de prospecções ligadas a fatos quotidianos. São também raros, porém possíveis.
Podem relatar grandes eventos, como uma morte, gravidez ou acidente, mas também podem falar de prospecções ligadas a fatos quotidianos. São também raros, porém possíveis.
De qualquer maneira, mais do que entendê-los como profecias, eles devem ser entendidos como um rascunho, uma possibilidade preliminar.
10. Aguçar e promover insights criativos: Quantos inventores, cientistas, pintores e escritores já tiveram as suas obras ou trabalhos criados e desenvolvidos a partir de insights obtidos em sonhos?
Quando nos conectamos aos nossos sonhos, podemos aceder ás nossas ideias de maneira mais livre e por isso a nossa criatividade flui sem entraves.
Algumas vezes podemos até perceber a forma de concretizar, e de fazerem as obras tornarem-se reais no mundo concreto.
Com todos estes benefícios agregados, torna-se claro que aceder aos sonhos, ao inconsciente, é uma tarefa que além de fascinante, é também útil. Dá sentido. Conecta o ser humano às suas forças vitais e ao seu código interno de funcionamento, para ser mais saudável e efetivo na vida.
Por Sila
.
2015-08-17
OS GRANDES DA HUMANIDADE
" Aqueles que são livres não querem nada. Não querem nada de sua mente, não querem nada de suas emoções, não querem nada de outras pessoas, não querem nada da vida.
Eles não querem nada.
Se você não quer nada, tudo que resta é uma sensação incrível de liberdade."
Adyashanti
*_ * _* - *_ * _* - *_ * _*
Efetivamente, o caminho vertical e purificador da superioridade é a sublime destinação de todos. O alto polariza, naturalmente, as supremas esperanças dos que ainda permanecem em baixo.
Todavia, à medida que penetramos o domínio da altura, imprimem-se-nos na mente e no coração as leis sublimes de fraternidade e misericórdia.
Os verdadeiramente grandes orientadores da Humanidade não mediram a própria grandeza senão pela capacidade de regressar aos círculos da ignorância para exemplificarem o amor e a sabedoria, a renúncia e o perdão aos semelhantes.
É por esse motivo que necessitamos temperar todo impulso de elevação com o sal do entendimento, evitando a precipitação nos despenhadeiros do egoísmo e das vaidades fatais, porquanto o egoísmo abafa os nobres impulsos e a vaidade produz terrível cegueira.
(Francisco Cândido Xavier - Obreiros da Vida Eterna - pelo Espírito André Luiz)
.
Eles não querem nada.
Se você não quer nada, tudo que resta é uma sensação incrível de liberdade."
Adyashanti
*_ * _* - *_ * _* - *_ * _*
Efetivamente, o caminho vertical e purificador da superioridade é a sublime destinação de todos. O alto polariza, naturalmente, as supremas esperanças dos que ainda permanecem em baixo.
Todavia, à medida que penetramos o domínio da altura, imprimem-se-nos na mente e no coração as leis sublimes de fraternidade e misericórdia.
Os verdadeiramente grandes orientadores da Humanidade não mediram a própria grandeza senão pela capacidade de regressar aos círculos da ignorância para exemplificarem o amor e a sabedoria, a renúncia e o perdão aos semelhantes.
É por esse motivo que necessitamos temperar todo impulso de elevação com o sal do entendimento, evitando a precipitação nos despenhadeiros do egoísmo e das vaidades fatais, porquanto o egoísmo abafa os nobres impulsos e a vaidade produz terrível cegueira.
(Francisco Cândido Xavier - Obreiros da Vida Eterna - pelo Espírito André Luiz)
.
[ VOCÊ É SHAUMBRA?! ]
SER SHAUMBRA
- Um ser verdadeiramente iluminado não precisa provar nada , estimar nada , não precisa de aprovação para fazer o que tem que fazer, não tem duvida...o que ele não sabe, ele entrega totalmente para a sua consciência intuitiva.
Está sempre consciente de quem é, dos lugares onde vai e com quem deva estar, estando e permanecendo sempre em sua soberania, zelando pelo amor incondicional e sentindo as sensações necessárias para harmonizar a sua vida e a de outros humanos ao seu redor.
Com sua percepção multidimensional, um iluminado é capaz de ler a energia de outro ser humano e dizer a ele, por exemplo, num campo conceitual de julgamento, o que seu Eu superior quer dele .. e este humano dirá a :
- Nossa! Como você sabe essas coisas tão profundas do meu interior ?
Pois como ele ainda vive na dualidade.. não compreende as vontades intimas do próprio Eu Intuitivo, levando a muitas vezes a se sentirem "por baixo", com uma sensação de ter desagradado a si mesmo ou de não compreender-se, assim como não compreende a realidade externa, tridimensional .
Um Iluminado, reconhece e respeita a soberania de TODOS. no âmago mais íntimo do ser , honra benevolentemente como divindade a todo ser da criação !!!
(...)
Por : Célio Andrade
.
2015-08-16
[ A verdade mora no silêncio ]
"Todas as palavras
tomadas literalmente
são falsas.
A verdade mora no silêncio
que existe em volta
das palavras.
Prestar atenção
ao que não foi dito,
ler as entrelinhas...
A atenção flutua:
toca as palavras
sem ser por elas
enfeitiçada!"
( Rubem Alves )
É tão fundo o silêncio entre as estrelas...
Nem o som da palavra se propaga.
Nem o canto das aves milagrosas.
Mas lá, entre as estrelas,
onde somos um astro recriado,
é que se ouve o íntimo rubor que abre as rosas!
( José Saramago )
.
2015-08-15
[ Basta-me um pequeno gesto ]
"Não te detêm às distâncias -
Oh, mariposa!"
E nas tardes,
ávida de luz e chama,
voas para a luz em que ardes...
Morre, e transmuta-te !
Enquanto não cumpres
esse destino,
és sobre a terra sombria
qual sombrio peregrino...
( Goethe)
Basta-me um pequeno gesto,
feito de longe e de leve,
para que venhas comigo,
e eu para sempre te leve...
( Cecília Meireles )
.
POESIA
"Aquele que se deixa prender
por uma alegria
rasga as asas da vida!
Aquele que beija a alegria
enquanto ela voa
vive no amanhecer da eternidade..."
( William Blake )
"Uma pitada de poesia é suficiente
para perfumar um século inteiro!"
( José Martí - Cuba, 1853 / 1895 )
.
[ Eu sou o mar infinito ]
Ainda ontem pensava
que não era mais
do que um fragmento trêmulo
sem ritmo na esfera da vida....
Hoje sei que sou eu
a esfera,
e a vida inteira
em fragmentos rítmicos
move-se em mim.
Eles dizem-me
no seu despertar:
" Tu e o mundo em que vives
não passais de um grão de areia
sobre a margem infinita
de um mar infinito."
E no meu sonho
eu respondo-lhes:
"Eu sou o mar infinito,
e todos os mundos
não passam de grãos de areia
sobre a minha margem..."
(KHALIL GIBRAN - Líbano, 1883 / 1931)
.
2015-08-12
LOUCA NÃO, LIVRE!
- Para você que diz que sou louca.
Toquem os tambores para eu dançar
As flautas de Pã, berimbaus e maracás
Quero o meu mundo em celebração
Ancestrais, atendei a invocação
Tribo de Dã, Eliezer e Tupy
Itália, Polônia e Clã Sinti
Abram a roda no chão batido
Venha o capoeira, angolano nascido
Venha o Benguela, o Malandro Regional
Também Idalina e o Mandingueiro Nagal
Negros guerreiros no Maculelê
Baiana fasceira cheirando a dendê
E a Cabocla na Sagrada Ocara
Sobre a tinta com qual se pintara
Com fervor reza à Mãe Terra
Movendo-se pesada, como fera
Quero os tambores daqui e os de lá
Clã, Nações, Tribos e os Chelás
O guerreiro Caboclo, no grito
Xamã em transe infinito
Cigano empunhando os punhais
Velho judeu, nas estrelas, lendo sinais
Beduino de joelho em Al- Salat
Monan e Preta Véia p'ra rezá
A pureza e a fé de irmã Paulina
Sua igreja antes de ser bizantina
Hera, Aue-ra, Cao-Era, Rea
Paini, Eko-Eko, Pa-Gea
O grego e o espartano, Hare-Hare
Água morna, essências... ônfale
Quero Nostradamus, Papus e o Zerê
A mulher estranha que sabe benzê
O Grão Mestre, Grau Rosa Cruz
Os romanos, a Confraria de Jesus
Mikao-Usui e um Grão-Vizir
Sensei, o Zé e o Rumi
Os mil e um véu, krishna no Bushidô
O lado de dentro, do avesso do shadô
Toquem-me, ó Grande Banda
Ao som da Lira que me comanda
Preciso dançar o discurso, a retórica
De um sincretismo que foge à lógica
A Fé Ecumênica que trago em mim
Foi abençoada e aceita por Mãe Kuan-In
Danço a fusão em estilo Tribal
Sou brasileira, qual é o mal?
VSL
O seu pre- conceito e limitações não tocam minha Banda!
.
2015-08-07
É preciso transcender os estreitos limites da tradição.
"O que você entende por "tradição"?
A transmissão de pais para filhos, por escrito ou oralmente, de uma crença, um costume, de experiência, conhecimento científico, musical, artístico, religioso, ou moral.
Por certo, é isso que entendemos por "tradição". E, quando de forma vã, estou repetindo as tradições que me foram transmitidas, essa repetição torna minha mente embotada, medíocre."
"... A tradição nos oferece uma certa segurança na sociedade, e temos medo de sair dessa trilha. Temos medo do que os vizinhos digam de nós; temos uma filha para casar e, portanto, precisamos ter cuidado.
Nossa mente, como é fácil observar, funciona de maneira tradicional e por essa razão nos tornamos medíocres e perpetuamos os nossos sofrimentos."
Krishnamurti em,
DA SOLIDÃO À PLENITUDE HUMANA.
.
O silêncio não é somente a ausência de ruídos externos.
“O silêncio não é somente a ausência de ruídos externos.
O silêncio que descansa a mente, mesmo envolvida nas tragédias, é um estado mental que não retém emoções de potência tão tóxica ou traumática.
Coisa de monge? Não. Como um rio, a consciência permite que tudo passe pela mente, incluindo o terror, se a pessoa for bem orientada.
Aprender a reter apenas o que for útil à sobreviência e às boas construções da vida, e mesmo isso, sempre ocorrerá apenas pelo tempo necessário.
Talvez, você pense que a mente silenciosa não pensa nem recorda os traumas. Como assim, não pensa nem lembra?
O pensamento é o respirar do corpo mental, pensamento entrando e pensamento saindo. O sentimento e as emoções são o respirar do seu corpo emocional. Embora sutil, todos esses movimentos são como a respiração do corpo físico, ar entrando e ar saindo.
Somos o tipo de criatura que inverte parte da natureza, quando se trata das emoções e dos pensamentos. Nós fazemos retenções emocionais também por uma questão natural, que são as gravações na mente, as memórias.
Quanto mais retemos as emoções negativas, maior é o alarido na mente, e mais a mente não conhece a paz.
Ao respirar fisicamente, coloque a sua consciência focada em expirar as emoções, as retenções, os bloqueios, as memórias traumáticas.
Se for persistente, ocorrerá um décimo de silêncio prazeroso. Por um rápido instante, a sua consciência se parecerá com um pássaro. Algo dentro de si deixará a leve impressão de ter sobrevoado matas, rios, vales…
Quando cessar o exercício respiratório, poderá ter compreendido o que é silêncio. Mais que isso, poderá reconhecer com mais firmeza e fidelidade a sua própria direção na vida.”
- J. C. Alarcon e Nilsa Alarcon
.
2015-08-06
"Seja como uma flor!
Tente se tornar como uma flor: aberta, franca, equânime, generosa e gentil.
Voce sabe o que isto significa?
xxx___xxx___xxx___xxx___xxx
Uma flor está aberta a tudo que a cerca: natureza, luz, raios do sol, vento...
Ela exerce uma influência espontânea sobre tudo que a cerca.
Ela irradia alegria e beleza.
Ela é franca, não esconde nada de sua beleza, e a deixa fluir francamente para fora de si.
O que está dentro, em sua profundeza, é deixado sair para que todos vejam.
Ela é equânime, não tem preferências, e todos podem contemplar sua beleza e seu perfume sem rivalidades.
É igual e a mesma para todos.
É generosa, sem reservas e restrições no modo em que doa sua beleza misteriosa, seu néctar e seu perfume único da natureza.
E, então, gentil, ela possui ternura.
É tão meiga, tão amável, sua presença nos preenche de alegria.
Feliz é aquele que pode cultivar e buscar manifestar as refinadas qualidades das flores!"
xxx___xxx___xxx___xxx___xxx
"As flores nos ensinam o encanto do silêncio e, portanto, a doação, que não exige nada em troca."
A Mãe
.
A receita de uma mente tranquila e sem pesos?
“Muito amor no coração por todos e nenhum apego por ninguém, tentar não prejudicar pessoa alguma minimamente e eliminar da mente qualquer pensamento negativo, fazendo um exercício diário e ter a certeza de que não estamos aqui à-toa, mas para cumprir o destino da evolução.
Que somos caminhantes, sem dependências ou estabilidades.
Quem não percebe isso se torna escravo do desnecessário e polui a mente”.
Dadi Janki
.
Satisfação é um estado mental, um estado de ser
“Pensamento é o maior poder da alma. Um pensamento positivo e elevado pode nos elevar instantaneamente.
Por outro lado, um pensamento negativo ou inútil pode nos paralisar. Isso acontece porque cada pensamento reforça e atrai o mesmo tipo de energia.
Mas quando me aceito do jeito que sou e quando aceito e entendo meu papel, não há resistência. Há profunda paz e satisfação.
Paz atrai todas as outras virtudes e como resultado me sinto contente e satisfeito. Satisfação não vem de algo externo.
Satisfação é um estado mental, um estado de ser.”
BK Shikha, Understanding freedom, World Renewal, December 2014
.
[ A SUA ESCOLHA]
"(...)
Sou como um rio fluindo.
Se você sente sede, venha.
A sede é sua.
Quem sou eu para saciá-la?
Se você decidiu ficar com sede,
cabe a você - eu abençoo sua sede.
Permaneça com sede.
Se você decidiu continuar a ser um deserto,
quem sou eu para mudá-lo, e por quê?"
Osho
.