2013-07-22

MEDITAR








Meditar é mais repousante do que dormir. Uma pessoa em estado de meditação consome seis vezes menos oxigênio do que quando está dormindo. Mas os efeitos para o cérebro vão mais longe: pessoas que meditam todos os dias há mais de dez anos têm uma diminuição na produção de adrenalina e cortisol, hormônios associados a distúrbios como ansiedade, déficit de atenção e hiperatividade e stress. E experimentam um aumento na produção de endorfinas, ligadas à sensação de felicidade.

A mudança na produção de hormônios foi observada por pesquisadores do Davis Center for Mind and Brain da Universidade da Califórnia. Eles analisaram o nível de adrenalina, cortisol e endorfinas antes e depois de um grupo de voluntários meditar. E comprovaram que, quanto mais profundo o estado de relaxamento, menor a produção de hormônios do stress.

Este efeito positivo não dura apenas enquanto a pessoa está meditando. Um estudo conduzido pelo Wake Forest Baptist Medical Center, na Carolina do Norte, colocou 15 voluntários para aprender a meditar em quatro aulas de 20 minutos cada. A atividade cerebral foi examinada antes e depois das sessões. Em todos os pesquisados, foi observada uma redução na atividade da amígdala, região do cérebro responsável por regular as emoções. E os níveis de ansiedade caíram 39%.

Para quem já está estressado, a meditação funciona como um remédio. Foi o que os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos descobriram ao analisar 28 enfermeiras do hospital da Universidade do Novo México, 22 delas com sintomas de stress pós-traumático. A metade que realizou duas sessões por semana de alongamento e meditação viram os níveis de cortisol baixar 67%. A outra metade continuou com os mesmos níveis.

Resultados parecidos foram observados entre refugiados do Congo, que tiveram que deixar suas terras para escapar da guerra. O grupo que meditou ao longo de um mês viu os sintomas de stress pós-traumático reduzir três vezes mais do que as pessoas que não meditaram – índices parecidos aos já observados entre veteranos americanos das guerras do Vietnã e do Iraque.



É POSSÍVEL








"É totalmente e irrevogavelmente possível esvaziar todo o sofrimento e, portanto, amar, ter compaixão.

Ter compaixão significa ter paixão por todas as coisas, não somente entre duas pessoas, mas por todos os seres humanos, por todas as coisas da Terra, os animais, as árvores, tudo que a Terra contém.

Quando tivermos essa compaixão não espoliaremos a Terra como estamos fazendo agora, e não teremos guerras."

- Jiddu Krishnamurti



EVITE PESSOAS TÓXICAS E NUTRA-SE DAS NUTRITIVAS








Nos Anos 60 tinha um homem chamado Fritz Perls que era um gestalt terapeuta. A gestalt terapia deriva da história da arte, propõe que você deve entender o “todo” antes de pode entender os detalhes. O que você tem que olhar é a cultura inteira, a família inteira e a comunidade e assim por diante.

Perls propunha que em todas as relações as pessoas poderiam ser tóxicas ou nutritivas umas às outras. Não é necessariamente verdade que a mesma pessoa será tóxica ou nutritiva em todo relacionamento, mas a combinação de quaisquer duas pessoas em uma relação produz consequências tóxicas ou nutritivas.

E o importante que posso lhe dizer que é há um teste para determinar se alguém é tóxico ou nutritivo no seu relacionamento com elas. Eis o teste: passe algum tempo com essa pessoa, ou beba algo ou saia pra jantar ou vá a um jogo de futebol. Não importa o que, mas no final daquele tempo observe se você está mais ou menos energizado. Se você está mais cansado ou elétrico. Se você está mais cansado, então você foi intoxicado. Se você tem mais energia, você foi nutrido. O teste é quase infalível e sugiro que você o use pro resto da vida.



- Milton Glaser, em Dharmalog.com.




VACUIDADE E AUTO-CENTRAMENTO EGÓICO







“Vacuidade” (“shunyata” em sânscrito) tem muitos significados sutis no budismo, mas talvez isso possa ser compreendido de modo mais simples como a ausência de centramento no eu. Geralmente consideramos o centramento no eu como um problema de personalidade, algo que faria nossos amigos nos recomendar terapia. Mas “centramento no eu” tem um significado mais fundamental.

Isso ocorre quando criamos ou mantemos a ideia de um eu no centro de nossas vidas, um ponto de referência para tudo que pensamos e sentimos. O centro no eu é uma ideia ou sentimento de alguém por trás de todas as experiências, alguém a quem isso está acontecendo.

A maioria de nós vive no campo gravitacional desse centro em si, circulando em volta das esperanças e medos, planos e preocupações, nosso trabalho e relacionamentos. Nossas vidas parecem girar em torno do desejo por experiências sempre novas, mesmo que as vejamos mudando constantemente.

Mas com atenção inteligente sustentada, através do poder da consciência plena e investigação, começamos a deixar essa familiar órbita auto-referencial. Começamos e ter vislumbres do centro zero da vacuidade, em vez do auto-centramento do ego ansiando, e isso se torna a nova força gravitacional de nossas vidas. Podemos ver insinuações disso em nossas vidas ordinárias quando entramos em um estado de fluxo sem esforço, ou talvez com música, arte ou esporte. As coisas parecem continuar sem nós mesmos — e são muito melhores assim.


- Joseph Goldstein, “One Dharma” (loc. 2774) (traduzido no Brasil como “Dharma – O caminho da libertação”)




QUANDO ROUBADO, VOCÊ TOMA MEDIDAS EFETIVAS...








Como pode um homem se satisfazer com a mera posse de uma opinião e de fato usufruí-la?

Pode haver algum usufruto da opinião quando o dono dela a vê ofendida?

Se o seu vizinho o vigariza e lhe subtrai um mero dólar, você não se satisfaz com a descoberta da vigarice, com a proclamação de que foi vigarizado e nem mesmo com as suas gestões no sentido de ser devidamente reembolsado; o que você faz é tomar medidas efetivas e imediatas para ter o seu dinheiro de volta e cuidar de nunca mais ser enganado.

Ações baseadas em princípios – a percepção e a execução do que é certo - modificam coisas e relações; a ação deste gênero é essencialmente revolucionária e não se reduz integralmente a qualquer coisa preexistente.

Ela cinde não apenas Estados e Igrejas; divide famílias; e também divide o indivíduo» separando nele o diabólico do divino.


- Henry David Thoreau. “A Desobediência Civil”.



SÃO SÓ SENSAÇÕES








Você chama de "sofrimento acontecendo á você", eu chamo de "memória programada" se repetindo vez, após vez, após vez, após vez, nesse "mecanismo corpo-mente".

Se você descobre como olhar para isso como parte de uma experiência nesse instante, sem um "sensor" que julga, que compara, que rejeita...

Se você aprende a olhar para isso como algo que está acontecendo sem identificar isso como sendo você, mas simplesmente acontecendo...

A tristeza acontece, a preocupação acontece, o medo acontece, a ansiedade acontece...

São só sensações.


Satsang com Marcos Gualberto



2013-07-21

SUCESSO = QI + QE








Daniel Goleman, psicólogo PhD de Harvard, autor de Inteligência Emocional, afirma que temos dois tipos de indicadores distintos para a inteligência: o QI e a QE.

Segundo ele, na melhor das hipóteses, o QI contribui com cerca de 20% para os fatores que determinam o sucesso na vida, o que deixa 80% por conta de outras variáveis.

O QI pode lhe dar o emprego, porém, é o QE que garantirá as promoções.

Isto explica como pessoas com pouco estudo ou insuficiente para o cargo que exercem, obtém resultados expressivos, alcançando os objetivos propostos, se mantendo na empresa com boa performance, ativos, com indicadores de desempenho favoráveis, devido a um alto grau de Quociente Emocional.

O QI diz respeito a gerar, planejar boas ideias.

O QE relaciona-se à realização, colocar em prática, ação.

O QE é menos marcado pela hereditariedade, aprende-se muito a lidar com as emoções no decorrer da vida. As emoções fortes como raiva ou ansiedade criam um bloqueio na região frontal do cérebro responsável pelo raciocínio.


Fonte:
http://www.administradores.com.br/producao-academica/inteligencia-emocional-nas-organizacoes/3936/


Por que a ciência não encontrou Deus?







A ciência não descobriu a D'us, porque até agora ele não olhou no lugar certo. A física moderna, que lida com o estudo do Universo, tem em sua maior parte, limitou-se a analisar a matéria inanimada e foi completamente omitido o estudo das forças da vida - da Consciência.

O Universo que é composto de matéria e consciência não pode revelar seus segredos se limitarmos nosso foco para um reino sozinho. A Verdade só pode ser realizada quando examinamos todos e não alguns dos fatos.

A Ciência ainda tem de desvendar o mistério das origens.


W0M0W0M0W0M0W0M0W0M0W0M

"Um espírito se manifesta nas leis do Universo - um espírito vastamente superior ao do homem, e em face do qual, nós, com nossos modestos poderes deveríamos nos sentir humildes."

- Albert Einstein

" Quandoo o homem se torna consciente das leis estupendas que governam o Universo em perfeita harmonia, ele começa a perceber o quão pequeno ele é. Algo profundamente escondido tem que estar por trás das coisas. E ainda dizem que D'us não existe. "

- Albert Einstein



Nunca perca o seu sorriso para qualquer coisa








Se alguém diz algo ruim, você fica pensando nisso uma e outra vez em sua mente, e tornar-se inquieto - Ele fez isso, e essa pessoa me traiu. Mas veja, eles só agiu de acordo com sua natureza!

Aquele cuja natureza é trair, trair. O que mais eles vão fazer? Agora, pensando sobre, por que ele fez isso, e por que ele fez isso com você, só vai estragar a sua própria mente. Este não é um sinal de inteligência.

Você sabe o que é um sinal de sabedoria e inteligência é? Um verdadeiro sinal de sabedoria é perceber que os bons acontecimentos vêm e vão, acontecimentos ruins vêm e vão, e como seguir em frente, saímos ainda mais bonita a partir desses acontecimentos. Nós florescer ainda mais. Precisamos ficar em contato com esta consciência e mantê-lo vivo dentro de nós.

Nunca perca o seu sorriso por nada, nunca deixe o seu entusiasmo descer, basta manter a avançar.

"Um sentimento de aversão ou apego em direção a algo é a sua pista de que há trabalho a ser feito".


- Guru Ram Dass.


2013-07-12

CONFIAR








" Tenham confiança naquilo que lhes vem através do Poder da Vontade Divina, pois serão estas as oportunidades que haverão de lhes servir aos avanços na caminhada que estão empenhados em realizar.

Não cultivem a dúvida em relação ao que propaga à Luz, pois muitos são os condicionamentos da mente inferior que podem afastá-los do que de fato tenderá a lhes favorecer. (...)

Inúmeros caminhos lhes são propostos constantemente, mas nem todos eles terão o mesmo valor.

Pensem que já é chegado o momento de avançarem nas suas buscas e, para tanto, deem seus impulsos, os quais precisam partir da convicção que se fixará dentro de seus corações.

Quando estiverem com dúvidas sobre alguma questão, sem saber se ela é ou não adequada para compor aos seus dias, parem de dar espaço para a confusão mental, que certamente haverá de confundir-lhes ainda mais.

Sejam honestos com vocês mesmos neste momento, para analisarem como tem estado sua saúde mental e emocional e se algo novo lhes estiver transmitindo paz de espírito e lhes aliviando das tensões, acreditem em testar com mais aprofundamento ao que aparentemente haverá de lhes libertar das mesmas dúvidas que neste preciso momento ainda persiste como parte de suas manifestações."


(Mestre El Morya)".

http://shamballaeagrandefraternidadebranca.blogspot.com.br/.


2013-07-08





Se estamos diante de uma situação sem qualquer intenção, livre do medo e do desejo, esta abertura abre o caminho para uma intuição de que vai levar a uma decisão ou uma ação em total harmonia com a situação.

Tal decisão pode provocar uma alteração aparente, mas essa mudança não é uma fuga ou uma fuga da situação, que não se originam da pessoa, que emana da inteligência.

 Francis Lucille



DO QUE IMPORTA








No final, depois de todos os nossos sucessos e fracassos, o valor da nossa vida vai ser o quanto temos amado.

Ammachi



PARA VOCÊ QUE INSISTE EM INVADIR O MEU ENDEREÇO VIRTUAL



             Clic na imagem para aumentar


A ação de predadores é perseguir e matar, isso é próprio da natureza selvagem e primitiva.

A natureza do ser humano não desperto é depredar, ou seja destruir o meio em que vive.

Em nossa sociedade, de hoje, há um tipo de humano que conseguiu a façanha negativa que o põe à margem da condição de ser humano.

Ele conseguiu somar à sua natureza depredativa a de predador, tão primitivo se apresenta nas relações para com os outros seres.

Você, invasor, pode destruir o que eu faço quantas vezes desejar, porque a sua marginalização o leva a isso, perseguição e destruição. Porém, a minha é de ser fonte. Onde você destrói, eu recrio, com graça renovada.

Por essa razão, eu lhe agradeço por criar situações em que sou levada a exercitar minha capacidade de aperfeiçoar minha Arte.

O que você não percebeu é que suas ações não poderão tocar em meu coração, ele é protegido pelo Amor verdadeiro. Logo, quanto mais você agir, mais forte eu fico, e como consequência, para seu bem, pela gratidão que me move, eu lhe tenho em alto apreço!


Namastê!


Ashra A. Zaid


SOBRE A CRISE- KRISHNAMURTI









" A pessoa que busca o conforto, não deseja a verdade: deseja apenas segurança, proteção, um refúgio onde não seja perturbada.

Já a que busca a verdade, tem de abrir a porta às perturbações, às tribulações; porque só nos momentos de crise há o estado de alerta, há vigilância, ação.

Só então aquilo que É pode ser descoberto e compreendido."


Sobre a Crise - Krishnamurti



Só vem o amor quando não há medo









Pergunta: Como podem as pessoas, inclusive eu próprio, ter esse amor da realidade?

Krishnamurti: Você não o pode ter, senhor; não o pode comprar.

Para os que não conhecem o amor, não há sacrifício ou barganha que o traga.

Como se obtém o amor? Por meio de exercício, de esforço, da ordem de amar, dia após dia, ano após ano?

A simples amabilidade não é amor; mas o amor inclui a amabilidade, a delicadeza, a consideração para com o outro.

Veja, o amor não é um resultado final; e no amor não há apego. Só vem o amor quando não há medo.

Um homem pode ser casado, viver com sua família, e amar sem apego. Mas isso é incrivelmente difícil; requer vigilância de todas as horas.


Krishnamurti - Paris, 21 de setembro de 1961



A Beleza Que Transcende o Pensamento e o Sentimento








Não há criação quando não há amor. Para nós, o amor é uma coisa estranha.

Vocês dividiram o amor em paixão, concupiscência, amor carnal e amor divino, amor da família, amor da pátria, e continuam por aí além a dividi-lo e tornar a dividir. E na divisão, há contradição, conflito e sofrimento.

O amor, para a maioria de nós, é paixão, concupiscência; e neste próprio processo de identificação com outro há contradição, conflito, e o começo do sofrimento.

E, para nós, o amor se extingue. O fumo (criado por esse processo) — o ciúme, o ódio, a inveja, a cobiça — destrói a chama. Mas onde está o amor, aí está a beleza e a paixão.

Vocês devem ter paixão, mas não a traduzam prontamente esta palavra em “paixão sexual”. Por “paixão” entendo a “paixão de intensidade”, essa energia que prontamente percebe as coisas, claramente, ardentemente.

Sem paixão, não há austeridade.

A austeridade não é mera renúncia, nem o possuir restrito, ou autocontrole, pois tudo isso é sem importância, insignificante.

A austeridade vem com o desprendimento, e no desprendimento, há paixão e, por conseguinte, beleza. Não a beleza criada pelo homem; não a beleza artística, embora eu não queira dizer que aí não haja beleza. Mas refiro-me a uma beleza que transcende o pensamento e o sentimento.

E esta só pode surgir quando há alta sensibilidade intelectual, bem como corpórea e mental.

E não pode haver sensibilidade dessa natureza e qualidade quando não há completo desprendimento, quando o intelecto não está se abandonando inteiramente à totalidade daquilo que a mente percebe. Porque só com esse abandono há paixão. 



Krishnamurti - Paris, 24 de setembro de 1961



TODO MEU ESFORÇO É LIBERAR "AMOR-INTELIGÊNCIA"









Eu não sou uma pessoa muito religiosa, eu não sou um santo, eu não tenho nada a ver com espiritualidade. Todas essas categorias são irrelevantes a meu respeito. Você não pode me categorizar, você não pode me classificar em nada.

Mas uma coisa pode-se dizer, que todo o meu esforço é para ajudá-lo a liberar a energia chamada amor-inteligência.

Se amor-inteligência for liberado, você está curado.

- Osho, The Book of Wisdom.



LIBERDADE









"Poder fazer de tudo o que se queira não é o verdadeiro sentido da liberdade de ação.

Você deve examinar até que ponto é livre e até que ponto está sendo influenciado pelos maus hábitos. Ser bom porque isto se tornou um hábito, também não é liberdade.

Ser tentado não é pecado, mas ser capaz de resistir e vencer a tentação é grandeza; isto é liberdade, pois você está agindo somente por livre vontade e livre escolha."

Paramahansa Yogananda