2011-08-10

RECADO AOS QUE PROCURAM PELOS GUIAS DE UMBANDA II






O QUE É PRCISO PARA SER MÉDIUM UMBANDISTA ?



A umbanda é uma religião constituida sobre a mediunidade de incorporação, por isso ser umbandista é quase que sinônimo de médium que incorpora. Na prática isso quer dizer que o médium tem o compromisso de servir como um instrumento aos Orixás e Guias espirituais.

Para tanto, deve preparar-se através do estudo teórico e conceitual, assim como práticas incorporativas da umbanda, desenvolvendo ao máximo a sua mediunidade, sempre buscando a elevação moral e espiritual, uma aprendizagem que lhe será constante.

Saiba que para ser um médium de Umbanda a pessoa:

- Precisa crer em um único ( D' EUS, Pai/ Mãe ) Criador de todas as coisas e seres;
- Precisa amar e respeitar os Orixás como Divindades Tronais* e aos Guias Seus representantes em trabalhos;
- Precisa ter assiduidade e compromisso com sua Casa, ter fé, amor e caridade em sua alma e espírito, para com todas as criaturas;
- Precisa saber respeitar as hierarquias, seja física ou extra-fícicas;
- Precisa acreditar em re- encarnação como veículo de aperfeiçoamento e evolução do ser;
- Precisa estar ciente que a Umbanda é uma religião prática e deve ser vivenciada no dia-a-dia, e não apenas no Terreiro;
- Precisa saber separar seus problemas pessoais dos problemas dos consulentes;
- Precisa ser discreto e guardar sigilo sobre as confidências que ouve em consultas;
- Precisa saber respeitar todas as pessoas independente de raça, nacionalidade, credo, sexo, posição social e cultural;
- Precisa ter um comportamento moral familiar, social e profissional digno;
- Precisa ser honesto e íntegro em suas atitudes, pois do contrário acaba atraindo forças negativas, obsessores ou espíritos revoltados que vagam pelo mundo espiritual atrás de encarnados desequilibrados que estejam na mesma faixa vibratórias que eles;

Eu poderia continuar com esta lista, mas só acrescentarei mais um aspecto que muitos que estão de fora ( e mesmo alguns adeptos desatentos ) não imaginam que, pode ser que para uma boa parte de bons médiuns, essa seja uma barreira difícil de se romper para que ele exerça a sua mediunidade.

- É preciso saber que ser médium de Umbanda exige-se bem mais que somente boa vontade e disposição por parte de uma pessoa, pois cada um deve arcar com os custos financeiros de todo o material usado pele seus Guias,  ( cigarros, charutos, cigarrilhas, bebidas, ervas, pembas, guias de contas, velas, sal, flôres, eventual comida como os doces das crianças,  brinquedos; chupeta, mamadeiras  além do (s) transportes ( a maioria mora longe do Terreiro), das oferendas e Obrigações de Iniciação e festas comemorativas.

Desenvolver a mediunidade é um processo que deve ser encarado de forma séria e paciente, regado por um profundo amor e graça pela doação.

Por isso, quando você que não é umbandista for procurar um Centro de Umbanda e pela caridade dos médiuns e Guias que ali trabalham, lembre-se disto tudo que é exigido desta pessoa na sua frente, incorporada por um Guia, mas que é de carne e osso e tem todas as dificuldades da vida, igualzinho a você.

Aquele material que o Guia benze e lhe entrega para levar para a casa foi pago pelo médium, e, a única coisa que o Guia lhe pede é seu despertar, sua evolução. E o médium, deseja que você tenha o mínimo, respeito pelo Guia que o incorpora.

Estou falando sobre isso por estar muito triste com o comportamento da maioria das pessoas que procuram pela Umbanda.

Chegam ao Centro todas carregadas, recebem todas uma limpeza que começa quando elas cruzam a porta de entrada, são reequilibradas pelo Guia em terra, são aconselhadas sobre como devem agir para não sofrerem tanto,etc.. 

Bem, quando se postam diante dos Guias agem como se eles fossem seus empregados, quando não seus escravos, numa postura inquiridora e desafiadora. A maioria sequer se dão ao trabalho de responder aos cumprimentos dos Guias. 

Saiba que tudo, tudo mesmo o que há num Centro ( o aluguel, os impostos, a luz, a água, o papel , o sabonete, as velas, as flôres no Altar e o ambiente limpo e agradável que lhe acolhe) é pago por todos os médiuns da Casa, desde o/a dirigente até o mais novo. 

Centro de Umbanda não recebe doações, ( pelo contrário, muitas vezes são multados indevidamente por fazer 
caridade ), e não cobra por nenhum trabalho com os Guias. 

E você acha muito dispensar respeito aos Guias ? ( Veja que não estou falando das pessoas encarnadas, o que já deveria ser básico ). Respeito é a base das relações. Onde não há respeito, não há confiança, e como você busca por algo que não respeita, portanto não confia?!

A maioria dos médiuns são conscientes e embora não estejam no comando das ações, podem registrar mentalmente tudo o que está ocorrendo. Quando o Guia se vai é normal que fique bem poucas cenas na cabeça dos médiuns, mas as que ficam normalmente são essas que os tocam emocionalmente.

A maioria dos médiuns durante uma gira pode dar passagem ao ser mais trevoso que não se abala, mas se você desrespeita o Guia que lhe incorpora, estará atrapalhando a sua própria consulta, pois desequilibra o médium e embora receba todo amor e carinho do Guia, não merece a Graça que não vem do Guia, este também é somente um instrumento maior do Alto do Altíssimo, que é de onde vem tudo que recebemos.

Veja que, sua atitude de desafio desrespeitoso para com um Guia é também um desrespeito e falta de consideração para com um médium que trabalhou o dia todo ganhando o dinheiro que paga ( para você receber o que não merece!? ) 
Veja mais, que até para receber é preciso o mínimo de inteligência, o que não tenho visto na maioria das pessoas. É triste, mas é real!

Se você acha que " peguei ' pesado sugiro um exercício: imagine que seu pai e/ou mãe após um dia cansativo de trabalho, deixam tudo e vão com você ajudar pessoas que precisam. E que, entre os que recebem há uma boa quantidade que desrespeitam-nos na sua frente. Imagine que apesar de vocês estarem doando tudo o que de melhor têm, pessoas exaltadas exigem que sua mãe ou pai prove que são bons de fato. Pois é, seria horrível.


Os Guias, para o médium, são como  pais, mães, avôs e avós, portanto respeite-os!




VSL